Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 512 | Abril de 2021 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO NO CAMPO

25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Curso está sendo realizado no formato virtual devido a pandemia
PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Módulo I: Integração Cooperativista - Tomas Sparano Martins (UFPR)

Módulo II: Planejamento Estratégico - Gustavo Abib (UFPR)

Módulo III: Gestão Estratégica - Claudimar Veiga e Pedro Piccoli (UFPR)

Módulo IV: Liderança e Gestão de pessoas - Simoni Ramos (UFPR)

Módulo V: Governança Corporativa e Ferramentas de Controle - Marcos Wagner da Fonseca (UFPR)

Módulo VI: Jogo Corporativo - Gustavo Abib (UFPR)

Módulo VII: Projeto Integrador - Marcos, Gustavo e Tomas (UFPR)

A Coamo iniciou no dia 13 de abril, a 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas. São 42 cooperados com idades entre 18 e 35 anos de idade de unidades da cooperativa no Paraná e Mato Grosso do Sul, que estão tendo oportunidade de se aperfeiçoar sobre a gestão da propriedade rural. Diante a pandemia ocasionada pela Covid-19, o curso está sendo realizado por vídeo conferência.

O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas começou em 1998 e é uma realização anual da Coamo com apoio do Sescoop/ PR. Da sua primeira edição até a atual, foram capacitados mais de mil jovens cooperados, representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A aula inaugural contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, dos presidentes Executivos da Coamo, Airton Galinari e da Credicoamo, Alcir José Goldoni, e do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesch.

O curso é ministrado por profissionais da Universidade Federal do Paraná em sete módulos com um total de 144 horas/aula e com término previsto para a segunda quinzena de agosto.

Gallassini recordou na abertura que o objetivo é formar cooperados para a perpetuação da cooperativa. “A Coamo não foi feita para uma ou duas gerações, mas para vida toda. O curso é importante. Os participantes têm noções de administração e gestão para atuarem como empreendedores no agronegócio.”

Segundo Gallassini, mesmo diante da pandemia e da inviabilidade de eventos presenciais, o curso não poderia parar, e o formato virtual se tornou um aliado do desenvolvimento do quadro social durante a pandemia. “Os jovens cooperativistas representam o presente e o futuro promissor do cooperativismo e do agronegócio. Este curso visa o desenvolvimento pessoal e profissional, e o interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos negócios e da cooperativa", afirma.

O assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, destaca que o objetivo do curso é capacitar os cooperados para que possam entender todo o processo que envolve uma cooperativa e ajudá-los na tomada de decisões dentro da propriedade. “O curso está sendo realizado no formato EAD, mas sem perder a sua essência que é formar cooperados para que possam atuar na cooperativa e na comunidade em que estão inseridos.”

Cooperados participantes do curso receberam materiais para os estudos

Pitanga (PR) Araruna (PR)

Via Nova (PR) Janiópolis (PR)

Toledo (PR) Nova Santa Rosa (PR)

Amambai (MS) Campo Mourão (PR)

Boa Ventura de São Roque (PR) Itaporã (MS)
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.