Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 512 | Abril de 2021 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO

Corrigir e sustentar o solo para garantir o futuro

"Programa de Correção do Solo é técnico e social. Visa equilíbrio do solo e aumento na produção dos cooperados."

AIRTON GALINARI

Presidente Executivo da Coamo

A Coamo foi pioneira desde o seu surgimento, no início dos anos 1970, na preocupação com o desenvolvimento de um trabalho junto aos agricultores em prol da conservação, correção e cuidados com o solo.

A correção do solo foi o primeiro programa que a cooperativa montou na sua história de 50 anos, em função das grandes dificuldades enfrentadas na época. Eles conviviam com um cenário de solo fraco e terras ácidas, o que se prosperasse inviabilizaria colheitas de produtividades e, por consequência, a continuação da atividade agrícola.

Este trabalho iniciado pela visão de futuro e determinação de um jovem agrônomo com 28 anos (Dr. Aroldo), que foi o idealizador e responsável pela criação da Coamo em 1970, foi determinante para a mudança de um cenário repleto de saúva, samambaia e sapé, o famoso “Três Esses”. E da transformação de diversas regiões, sendo exemplo para o país na conservação e preocupação com o meio ambiente.

Os produtores foram corrigindo o solo e utilizando importantes práticas conservacionistas, entre as quais, a implantação do sistema de plantio direto - uma grande revolução da nossa agricultura, além de rotação de culturas e do trabalho com a microbacia do Rio do campo.

Essas ações aliadas à uma mentalidade diferente na forma de pensar e na atitude de produtores e técnicos, foram essenciais e permitiram a evolução nos sistemas e no processo das colheitas, até então nunca vista pelos produtores.

Agregar valor à produção dos nossos cooperados com desenvolvimento sustentável é a missão da Coamo. Por isso é que a cooperativa está atenta e trabalha para o progresso das atividades do seu quadro social.

A agricultura não pode parar, e pensando no hoje, vislumbrando um futuro melhor com produção sustentável, a Coamo lançou neste mês de abril um importante programa para corrigir o solo, incentivando o incremento de calcário e gesso nas propriedades, para o perfeito equilíbrio do solo e a conquista de produtividades ainda maiores. Os cooperados têm acesso à condições especiais para aquisição dos insumos com entrega e aplicação direta por meio de um grande trabalho da logística da cooperativa.

O Correção do Solo é um programa técnico, mas também tem o aspecto social, haja vista que sozinho, o produtor associado não conseguiria fazer isso, mas, com o apoio da sua cooperativa se torna possível, motivado pela visão, força e estrutura do cooperativismo praticado pela Coamo, voltada para o desenvolvimento dos seus mais de 29 mil cooperados nas regiões produtivas nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Neste cenário de evolução e transformação em cinco décadas da Coamo, é importante destacar que sustentar o solo é a primeira função do agricultor, porque o solo é a base de tudo. Isso está perpetuado no Monumento a Conservação do Solo, na Praça do Fórum em Campo Mourão: “Conservar o solo é garantia de que sua generosidade lhe dê fartas colheitas e que também desfrute dele as gerações futuras.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.