Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 522 | Março de 2022 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO

EDUCAR, FORMAR E INFORMAR

Evidenciando sempre o 5º princípio cooperativista: “Educar, Formar e Informar”, a Coamo, por meio da assessoria de Cooperativismo, realizou uma série de palestras, como forma de levar conhecimento à casa dos cooperados e funcionários, com temas solicitados frequentemente pelos produtores e familiares.

De acordo com o assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, o Ciclo de Palestras foi pensado devido a nova onda do Covid no país. “Nossas ações iniciais para 2022 estavam preparadas para o presencial e tivemos que reprogramadas os eventos para o formato virtual. Foram realizados entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março contando com instrutores parceiros especialistas em temas de grande relevância para o nosso público.”

A primeira palestra foi no dia 24 de fevereiro, com o tema ‘Comunicação Assertiva na Propriedade Rural’, ministrada por Eliane Gavasso, especialista em liderança e comunicação assertiva. A palestrante apresentou aos cooperados de forma clara e descontraída, como melhorar a comunicação interna na propriedade, seja familiar ou empresarial. Segundo ela, a forma correta de transmitir uma informação é fundamental para que o trabalho flua de forma harmônica e assertiva dentro e fora da propriedade. “Tudo pode ser dito, desde que seja do jeito certo, na hora certa e para pessoa certa”, afirma a especialista em liderança.

O segundo encontro foi realizado no dia 03 de março, com o tema ‘O Papel da Mulher na Gestão da Propriedade’. A palestrante foi Cássia Helena Borghi, engenheira agrônoma, mestre em Agroecologia, e facilitadora comportamental com ênfase em temas femininos. Ela abordou a importância do papel feminino nas propriedades rurais, como seu crescimento e atuação no Agro está mudando a visão do mundo e cada vez mais, as mulheres estão inseridas nas atividades das propriedades, seja direta ou indiretamente.

Na semana da mulher, foi realizada uma palestra especial para o público feminino com o tema ‘Desafios da Sucessão Familiar’, ministrada pela consultora em sucessão familiar no agro, Mariely Biff, que mostrou às cooperadas, a importância do papel feminino no processo de Sucessão Familiar nas propriedades rurais. Para Mariely, as mulheres estão cada vez mais inseridas nas atividades das propriedades, atuando como protagonistas nas mais diversas atividades, sendo elas administradoras, operadoras de máquinas, motoristas, agricultoras, além de mães e esposas em tempo integral.

No dia 17 de março, a palestra ‘O Sucesso Pessoal e Profissional dentro do Cooperativismo’ foi ministrada por Dani Amaral, especialista em gestão Administrativa e Financeira e em poder pessoal, e mestre em Persuasão. A palestrante apresentou aos cooperados a importância que cada um tem na sociedade ou para alguém que nela habita. Para Dani, buscar o desenvolvimento pessoal e profissional, motiva o poder que cada um tem dentro de si, fortalecendo o ser cooperativista.

O encontro do dia 24 de março abordou sobre um importante tema: ‘Educação Financeira’. Pedro Salanek, administrador de empresas, mestre em Organizações e Desenvolvimento, apresentou aos cooperados noções básicas de finanças para aplicar na propriedade rural ou empresarial, de forma que seja acessível a todos, dando embasamento para uma melhor administração de seus bens.

Finalizando o ciclo de palestras, no dia 31 de março o tema foi ‘Segurança na Propriedade Rural’. O encontro foi conduzido por Carlos Zumerle, que mostrou aos cooperados formas de como prevenir um roubo/furto dentro da sua propriedade rural, além de trazer informações e recomendações para melhoria na segurança para proteção dos negócios e dos cooperados.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.