Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 530 | Novembro de 2022 | Campo Mourão - Paraná

ATUALIZAÇÃO

PALESTRA SOBRE MERCADO AGRÍCOLA NO MS

Amambai

Maracaju

Sidrolândia

Itaporã

Mercado é um tema oportuno e sempre de interesse dos cooperados da Coamo, mas exige conhecimento para se destacar e não correr riscos. É preciso olhar para frente e se manter atualizado. Para ajudar o cooperado nessa tarefa, a Coamo realizou quatro palestras para cooperados do Mato Grosso do Sul com o consultor Paulo Molinari. Os eventos foram realizados entre os dias 16 e 19 de novembro em Amambai, Itaporã, Maracaju e Sidrolândia.

O assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, revela que o evento faz parte do Coamo Mais Gestão. “O programa tem alguns temas constantemente abordados como por exemplo, gestão de pessoas, planejamento estratégico, segurança na propriedade rural, organização financeira e mercado agrícola.”

Conforme ele, o evento com o Paulo Molinari foi uma solicitação dos cooperados do MS. “Foram eventos exclusivos para cooperados. Estamos sempre ouvindo as demandas das unidades e o Paulo Molinari tem um apreço pelos produtores do Mato Grosso do Sul. As lavouras de verão estão em desenvolvimento, é um momento importante para decidir sobre as opções de comercialização. Nos eventos foram abordados assuntos relacionados as tendências de mercado, perspectivas de safra brasileira e americana, além da previsão de clima. Enfim, uma abordagem geral sobre todos os temas do mercado agrícola”, ressalta.

TECNOLOGIA NA PECUÁRIA

Médico veterinário da Coamo, Matheus Ferreira Shikasho, diz que o objetivo da Coamo é levar tecnologias ao cooperado

Foi realizada na unidade da Coamo em Roncador (Centro-Oeste do Paraná), a 8ª edição do Tecnovet, voltado aos produtores pecuaristas. O evento teve o apoio de várias empresas parceiras, com o intuito de apresentar novas tecnologias e desenvolver os produtores na atividade. Os participantes puderam conversar com a equipe técnica da Coamo e com os parceiros da cooperativa para tirar dúvidas.

O cooperado Izaias Antunes, de Roncador, procura participar sempre dos eventos promovidos pela Coamo, vista como grande parceira do produtor. "A gente busca melhorar cada dia mais na propriedade. Trabalhamos com pecuária de corte, leite e agricultura. A Coamo está sempre nos auxiliando e dando suporte para melhorarmos ainda mais", afirma.

Um dos assuntos apresentados na oportunidade, foi a nova indústria de ração, que está em fase de construção em Campo Mourão, também no Paraná. Izaias têm uma boa expectativa em relação ao novo empreendimento, pois acredita que, além de valorizar a produção do cooperado, a fábrica oferecerá produtos de qualidade e bom preço, como é padrão na Coamo.

João Luiz Borgio

Izaias Antunes

João Luiz Borgio, cooperado em Roncador, está aguardando ansioso pela fábrica de rações, vista como um marco na região, trazendo segurança para a alimentação animal. Para ele, a cooperativa permite que o produtor receba um produto de alta qualidade. Borgio está presente em todos os eventos, que, segundo ele, dão suporte para que o cooperado se desenvolva na atividade. "Para nós, produtores, no meu caso, que sou exclusivamente produtor de leite, esses eventos só vêm a nos ajudar a aprimorar o conhecimento. A Coamo tem sido uma grande parceira nossa há muitos anos. Sempre trazendo essas novidades em tecnologias. Isso ajuda no resultado", comemora o cooperado.

O médico veterinário da Coamo, Matheus Ferreira Shikasho, diz que o objetivo da Coamo sempre será de levar tecnologias ao cooperado, para que produza mais. Participaram do evento toda a equipe de representantes de produtos veterinários, suplementos minerais e equipamentos. "A Coamo disponibiliza ao cooperado uma série de tecnologias e aqui ele está tirando as dúvidas para que, quando chegue na propriedade, utilize da forma correta esses produtos."

Segundo Matheus, a região de Roncador, tem uma pecuária muito forte e os cooperados estão evoluindo cada vez mais. "O produtor hoje vê que precisa produzir mais em menores áreas. É só por meio dessas tecnologias, sanidade e nutrição que ele vai conseguir fazer isso" conclui o veterinário.

Médico veterinário, Renato Roque Mariani Junior, responsável técnico pela nova fábrica de Rações, falou sobre a qualidade das rações Coamo

Durante o evento, cooperados visitaram estandes de empresas parceiras e conheceram as novidades para a pecuária
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.