Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 531 | Dezembro/2022 - Janeiro/2023 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Ano com dificuldades, mas com balanço positivo

"Para 2023 as nossas expectativas são renovadas e acreditando em dias melhores esperamos por uma grande safra com boas produtividades e preços satisfatórios."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

O ano de 2022 será o melhor na história dos 52 anos da Coamo em termos de faturamento. Mas será lembrado também por ter sido de problemas climáticos na safra de verão. Somente na soja, as perdas foram de 48% na produção e provocaram volume e renda menor aos cooperados. Mas a agricultura sempre foi assim, pois cada ano é um ciclo diferente e estamos sempre expostos aos possíveis riscos climáticos e a oscilação dos preços agrícolas.

Por outro lado, tivemos bons preços e aumento no volume de insumos fornecidos aos cooperados. Outro aspecto a ser considerado foi a adesão dos cooperados ao seguro rural, importante instrumento que ajudou muito na liquidez das operações.

O resultado de 2022 será histórico e muito bom para a satisfação de todos os cooperados, que no início do mês de dezembro receberam a antecipação de parte das sobras no valor de R$ 220 milhões nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Este montante fez a alegria deles e dos seus familiares. Foi muito bem recebido como um “13º salário do agricultor” para comemorar um Natal feliz e a chegada do novo ano.

Por sua vez, quem é associado da Credicoamo ganha duas vezes: uma como cooperado da Coamo e a outra por sua participação na Credicoamo, que em dezembro efetuou o pagamento de juros de capital no valor de R$ 34 milhões.

Seguramente, um dos motivos que fazem o sucesso da Coamo e da Credicoamo é a expressiva participação dos cooperados na aquisição dos insumos, na entrega da produção, nos financiamentos com produtos e linhas exclusivas de crédito, nos diversos eventos técnicos, educacionais e sociais promovidos à família cooperada e no respaldo da solidez e administração das cooperativas.

Para 2023 as nossas expectativas são renovadas e acreditamos em dias melhores, esperando por uma grande safra com boas produtividades e preços satisfatórios. Os nossos cooperados têm vocação à terra, fé e esperança, e fazem o seu melhor a cada nova safra, semeando com capricho e tecnologias modernas para colher os frutos do seu trabalho.

Por fim, agradecemos a Deus por tudo de bom que tivemos em nossas vidas e de nossos familiares, e nas cooperativas Coamo e Credicoamo. Reconhecemos o trabalho, dedicação e participação dos cooperados, dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, da diretoria Executiva e dos funcionários. Desejamos a todos estes e aos nossos clientes, fornecedores, parceiros e consumidores, boas festas e um novo ano repleto de saúde, paz, progresso e felicidade.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.