Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 536 | Junho de 2023 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO

Cooperar para transformar

"O cooperativismo tem uma contribuição significativa para o desenvolvimento técnico, social e econômico de milhares de famílias."

AIRTON GALINARI
Presidente Executivo da Coamo

O desenvolvimento sustentável é o tema do ano internacional do Cooperativismo em 2023. Neste sentido, a Coamo vem fazendo a sua parte com o compromisso de fornecer aos cooperados as melhores práticas para a condução das atividades. Os comportamentos ambientais, sociais e de governança (ESG,) estão sendo, cada vez, mais exigidos nos mercados, e para participar deles e obter melhores remunerações, é necessário comprovar o cumprimento dessas práticas.

Por meio do cooperativismo estamos levando conhecimento aos cooperados e vamos orientá--los sobre como se adequar a esses comportamentos de forma gradativa e conveniente. Essa orientação faz parte de uma evolução do mercado, assim como no passado a Coamo orientou seus cooperados em relação a práticas de correção de solo, plantio direto e uso adequado de defensivos. Estamos desenvolvendo um guia para que os cooperados possam adaptar suas instalações e propriedades, e desta maneira, garantir gradualmente produtos como soja, milho, trigo, entre outros, com as garantias de práticas ESG.

O cooperativismo tem uma contribuição significativa para o desenvolvimento técnico, social e econômico de milhares de famílias. A Coamo conta com uma eficiente e moderna estrutura que chega a comunidade cooperativista em 74 municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Além do conhecimento por meio de tecnologias, levamos o social ao cooperado com a distribuição de renda e uma verdadeira sustentação que oportuniza crescer e prosperar, e fazer com que o seu negócio seja viável. E isso só o cooperativismo faz, pois dificilmente o cooperado conseguiria sozinho ter acesso a esses benefícios.

Os mais de 31 mil cooperados jamais imaginariam que um dia poderiam participar, por meio da força e da união da cooperativa, por exemplo, de mercados nobres, sejam eles externo ou interno. Jamais poderiam se ver como produtores de margarina, de óleo de soja, de farinha de trigo, de café torrado e moído e de rações. Eles são motivos de orgulho, pois produzem alimentos com origem, qualidade e sustentabilidade para o Brasil e o mundo. Esta parceria econômica e social que o coope- rativismo promove tem que ser comemorada, pois o trabalho é de todos e a marca Coamo ultrapassa fronteiras e representa uma marca forte e sólida, com grande aceitação no mercado.

O cooperativismo praticado pela Coamo é levado a sério, tem participação relevante dos cooperados, diretoria e funcionários, tem DNA com valores e princípios bem definidos, e colabora para a geração de riquezas, com desenvolvimento, inovação e qualidade em tudo que faz para o progresso do agronegócio e do país. Parabéns cooperativistas, temos muito que comemorar, cooperar para transformar, e como praticamos diariamente, porque a vida é a gente que transforma.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.