|
José Aroldo Gallassini fez a entrega simbólica para o cooperado Álvaro Massaretto |
Na primeira semana de junho, foram realizadas em todas as unidades da Coamo e da Credicoamo ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano foi o combate à poluição plástica. Durante a campanha foram desenvolvidas atividades educativas e sociais para disseminar ao público a importância das práticas sustentáveis.
Em uma das iniciativas, funcionários da Coamo e Credicoamo receberam uma xícara, evitando assim a utilização de copos descartáveis na hora do ‘cafezinho’. Em outra ação, ocorreu a distribuição de 20 mil mudas de árvores para cooperados em toda a área de ação da cooperativa. Ainda como parte da programação voltada à sensibilização ambiental, foram realizadas palestras com o tema "Um Olhar Além de Sua Lixeira", para funcionários da cooperativa.
O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, lembra que o Brasil tem uma lei bastante rígida sobre o meio ambiente e a condução das atividades agrícolas é desenvolvida de forma sustentável. “Enquanto em outros países não há as mesmas leis, no Brasil o meio ambiente é levado a sério.
|
|
Cooperados participaram da ação em todas as unidades da Coamo |
A Coamo cumpre todas as exigências ambientais e prova disso é que os países de vários continentes fazem questão de importar os produtos da cooperativa, porque conhecem todo o trabalho desenvolvido pelos cooperados”, observa.
Gallassini ressalta que cada vez mais será preciso cuidar das propriedades rurais e preservar a natureza. “Temos que fazer o necessário para continuar produzindo bem, mas sem agredir o meio ambiente. A Coamo sempre teve essa preocupação e orienta os cooperados para que utilizem práticas conservacionistas, que vão desde a aplicação de defensivos agrícolas, manejos adequados do solo até a preservação de mata ciliar e reserva legal.”
Conforme o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, na questão da poluição plástica, a cooperativa conta com um programa de logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas. A Coamo recupera mais de 95% de toda a embalagem que é fornecida aos cooperados. “Temos o melhor programa de recebimento do país. Também contamos com um programa de logística reversa para embalagens de óleo de soja que funciona de forma bastante eficiente. Os cooperados fazem a sua parte no campo com a destinação correta das embalagens vazias. A cooperativa disponibiliza pontos de coleta em toda a área de ação.”
|
|
Edson Campos, de Campo Mourão (PR), retirou a muda de árvore no entreposto e plantou na propriedade no mesmo dia
|
Galinari destaca que a história da Coamo está ligada à conservação do Meio Ambiente. Ele ressalta que desde a fundação, a cooperativa desenvolve ações e orienta aos cooperados para a utilização de práticas conservacionistas. “No passado, havia muitas áreas degradadas e improdutivas. Foram implantados sistemas como o plantio direto, por exemplo, que tornaram essas terras produtivas. Várias outras ações foram desenvolvidas para que a produção seja a mais sustentável possível e a Coamo participou ativamente da mudança desses cenários. A distribuição de mudas de árvores realizadas na semana do meio ambiente é uma ação simbólica e ao mesmo tempo prática, pois mostra o compromisso da Coamo”, ressalta e acrescenta que a Credicoamo conta com linhas especificas para recuperação de áreas degradadas, de recuperação e adequação ao Código Florestal.
A cooperada Graziela Calderari, recebeu em Campo Mourão a muda de uma araçá. Ela conta que é importante preservar e conservar o meio ambiente para que as gerações futuras tenham um planeta melhor. Na propriedade, ela utiliza práticas sustentáveis, trabalhando na produção agrícola em harmonia com o meio ambiente e cuidando do manejo adequado. As ações da Coamo evidenciam a preocupação com a sustentabilidade. “Escolhia muda de araçá por indicação de ser uma fruta gostosa e porque contribui para a diversidade da propriedade e beneficia a fauna com os recursos oferecidos pela árvore.”
Credicoamo oferece crédito para a sustentabilidade ambiental
|
Omeio ambiente faz parte da essência do sistema cooperativista. A sustentabilidade na atividade do associado está no DNA do cooperativismo. O tema está dentro do modelo de negócio da Credicoamo, em consonância com todos os princípios e valores da cooperativa de crédito.
Para o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, financiar a atividade do associado, observando as condições naturais do meio ambiente, é apoiar o desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária, gerando condições favoráveis para que a região se desenvolva. Em atendimento a essa estratégia, a Credicoamo criou o Programa Socioambiental e Climático com linhas de financiamento com foco em ESG (Environmental, Social and Governance), que é a parte ambiental, social e de governança dentro das empresas.
|
"Com base nestes princípios, de levar condições mais favoráveis para que o associado possa cumprir a legislação e ter o atendimento financeiro que ele necessita, podemos afirmar que somos realmente mais que crédito, e sim uma solução sustentável.”
Uma das linhas de financiamento é o Investimento sustentável – Meio Ambiente. “Nós temos investimento para reconstituição da reserva legal da mata ciliar, da recuperação e proteção de nascente, de poços artesianos, de adequar o ambiente onde o associado reside e dar condições para que ele tenha um bem-estar adequado”, afirma o presidente.
O programa socioambiental abrange também alternativas sustentáveis, oferecendo o financiamento para aquisição de sistema de energia solar, considerando uma menor contaminação na atmosfera.
|
|
Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo
|
|
Outra linha de crédito é o financiamento da conectividade rural e urbana. De acordo com Goldoni, essa linha auxilia o associado para que ele obtenha por meio de internet todos os benefícios que a tecnologia nos equipamentos agrícolas oferece e o que sistema financeiro disponibiliza nos aplicativos. “Com isso, o associado pode acessar da sua propriedade ou de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, todos esses benefícios, evitando deslocamento e facilitando a logística. Essa linha de financiamento vem complementar o próprio slogan de que a Credicoamo está sempre junto com o associado, porque queremos que ele tenha sua cooperativa de crédito no seu bolso, no escritório, em sua propriedade, na sua viagem por meio de um celular.”
Ainda dentro do programa, há a linha de Mobilidade Sustentável, que financia todos os meios de locomoção pessoal movidos com energia alternativa, como motocicletas elétricas, por exemplo.
E fazendo parte do Programa Socioambiental e Climático, a Credicoamo tem a linha de crédito denominada Moradia Feliz, que financia a aquisição, construção, reforma, ampliação, e compra de móveis e utensílios. “Também temos linha de financiamento que abrange o bem-estar da família, que é a sua residência. Buscamos propiciar a nossos associados que tenham sua residência, na propriedade ou na cidade, dentro de uma estrutura que proporcione conforto, para que venha exercer sua atividade com tranquilidade”, conclui Goldoni.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.