Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 536 | Junho de 2023 | Campo Mourão - Paraná

MEIO AMBIENTE

ESG E SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO

A Coamo promoveu recentemente palestra sobre o tema ESG, que como sigla em inglês “Environmental, Social and Governance“, em português é traduzido como ambiental, social e governança. O evento reuniu centenas de cooperados e funcionários de várias regiões e aconteceu em parceria com o Sescoop/PR. A especialista em Gestão Estratégica, Inteligência de Mercado e Gestão do Agronegócio, Rosilene Rosado, ministrou a palestra que teve grande interesse do público, e presença das diretorias da Coamo e Credicoamo, e do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. "Embora o conceito de sustentabilidade já exista há algum tempo, a pandemia acelerou sua relevância e intensificou as demandas da sociedade nesse sentido", afirma Boesche.

Rosilene Rosado, foi a palestrante do evento

Palestra foi direcionada para cooperados e funcionários da Coamo e Credicoamo

No contexto de um mercado cada vez mais exigente, onde os consumidores stão mais preocupados com as práticas empresariais, atender aos princípios do ESG tornou-se uma prioridade estratégica para as empresas do setor agropecuário. Durante a palestra, Rosane compartilhou sua experiência e conhecimento, destacando a importância de adotar práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva. Foram abordados temas como conservação do solo, manejo responsável de recursos naturais, preservação da biodiversidade e inclusão social.

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, destaca a relevância do tema e sua relação com a missão da cooperativa. Segundo ele, a Coamo tem o compromisso de fornecer aos cooperados as melhores práticas para conduzir suas atividades. “Os comportamentos ambientais, sociais e de governança estão cada vez mais exigidos nos mercados, e para participar desses mercados e obter melhores remunerações, é necessário comprovar o cumprimento dessas práticas”, diz.

O presidente ressalta a importância de levar conhecimento aos cooperados e orientá-los sobre como se adequar a esses comportamentos de forma gradativa e conveniente. “A cooperativa está desenvolvendo um guia de orientação para que os cooperados possam adaptar suas instalações e propriedades, garantindo gradualmente produtos como soja, milho, trigo, entre outros, com as garantias de práticas ESG."

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.