No contexto de um mercado cada vez mais exigente, onde os consumidores stão mais preocupados com as práticas empresariais, atender aos princípios do ESG tornou-se uma prioridade estratégica para as empresas do setor agropecuário. Durante a palestra, Rosane compartilhou sua experiência e conhecimento, destacando a importância de adotar práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva. Foram abordados temas como conservação do solo, manejo responsável de recursos naturais, preservação da biodiversidade e inclusão social.
Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, destaca a relevância do tema e sua relação com a missão da cooperativa. Segundo ele, a Coamo tem o compromisso de fornecer aos cooperados as melhores práticas para conduzir suas atividades. “Os comportamentos ambientais, sociais e de governança estão cada vez mais exigidos nos mercados, e para participar desses mercados e obter melhores remunerações, é necessário comprovar o cumprimento dessas práticas”, diz.
O presidente ressalta a importância de levar conhecimento aos cooperados e orientá-los sobre como se adequar a esses comportamentos de forma gradativa e conveniente. “A cooperativa está desenvolvendo um guia de orientação para que os cooperados possam adaptar suas instalações e propriedades, garantindo gradualmente produtos como soja, milho, trigo, entre outros, com as garantias de práticas ESG."
|