Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 536 | Junho de 2023 | Campo Mourão - Paraná

CAPACITAÇÃO

Segunda Semana Acadêmica Veterinária

Treinamento contou com a participação de médicos veterinários de toda a área de ação da Coamo

Veterinários de toda a área de ação da Coamo se reuniram na sede da cooperativa em Campo Mourão para a segunda edição da Semana Acadêmica Veterinária. O evento teve o intuito de capacitar os profissionais da gerência Técnica em dietas de ruminantes com base nos novos parâmetros do Nasem. Também foram apresentados aos participantes assuntos relacionados às fórmulas das rações Coamo, que serão produzidas em breve na nova indústria em Campo Mourão. A capacitação foi realizada pelo médico veterinário André Ostrensky, que é professor da PUC/PR, doutor em zootecnia e consultor de nutrição de ruminantes. De acordo com ele, o treinamento para a qualificação dos técnicos da Coamo envolveu vários temas. “O objetivo é que os profissionais entendam alguns conceitos básicos relacionados à nutrição de bovinos, de leite, de corte, mas principalmente os critérios, os cuidados, procedimentos na hora da formulação das dietas.”

O professor conta ainda que levar esse conteúdo aos veterinários é importante devido ao atual momento da pecuária, onde existe uma grande pressão por maior eficiência. “A tendência ao longo do tempo é que os produtores têm que ser mais eficientes. Saber usar os alimentos e orientar os produtores a usá-los da melhor maneira é extremamente importante para a sustentabilidade econômica dos cooperados”, afirma Ostrenski.

Para o analista de Suporte Técnico da gerência Técnica da Coamo, Clecio Jorge Hansen Mangolin, o objetivo da cooperativa, é sempre levar uma assistência de melhor qualidade aos cooperados. “Realizamos a segunda semana acadêmica, que traz aos nossos profissionais uma capacitação com os novos parâmetros, com o que tem de mais moderno acontecendo no campo, pensando em qualificar cada vez mais a área técnica, que vai atender o cooperado no dia a dia, na rotina de trabalho.”

Segundo Mangolin, a Coamo teve um aumento de quadro na área veterinária, e esse treinamento também se faz necessário pensando na atualização e reciclagem dos profissionais. “Contratamos mais veterinários, buscando estar mais próximo do nosso cooperado, e mais presente na sua propriedade. Com esse intuito de dar o mesmo atendimento para todos os cooperados, independente se for em Santa Catarina, Paraná ou Mato Grosso do Sul, o que precisamos é estar com a equipe técnica bem alinhada, todos com o mesmo potencial, com o mesmo conhecimento, para atender de forma igualitária todos os nossos cooperados”, conclui.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.