Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 550 | Setembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO

Um novo ciclo com eficiente logística e operações

Quando os cooperados retiram seus insumos no momento certo e com toda a segurança dos armazéns da Coamo para plantar sua safra, consolida-se o resultado de um esforço planejado e estruturado para entregar grandes volumes de produtos às regiões produtoras dos nossos cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Antes da chegada de um novo plantio foi realizado um trabalho expressivo. Tudo começa quando acaba a safra. É quando o cooperado, de posse dos resultados e comportamento das lavouras e do mercado, se reúne com seu agrônomo para avaliar e planejar a safra futura.

Com o Plano Safra concretizado junto aos cooperados, a Coamo vai até os fornecedores de insumos na busca dos melhores produtos e condições para que estejam cinco, seis meses depois nas lavouras dos cooperados. Para que isso aconteça entra em campo um grande time com dezenas de profissionais de áreas como Produtos, Transportes e Logística, só para você leitor ter uma ideia da grandiosidade desta operação.

Desta forma, a Coamo começa a subir de Campo Mourão, sua Sede no interior do Paraná, até Paranaguá, no Leste do Estado, cerca de 600 km da Sede, a nível zero do mar, pois é de lá que vem os produtos para os nossos centros de distribuição estrategicamente localizados para receber e entregar os produtos nos armazéns da cooperativa.

Um exemplo disso são os produtos como fertilizantes, que chegam a Paranaguá por meio de navios. A Coamo faz todo um planejamento que envolve centenas de caminhões que transportam os produtos em praticamente todas as semanas do ano com um só propósito, o de colocar os insumos nos armazéns antes do período de plantio da safra dos cooperados. Trata-se de uma atuação gigante que estamos praticamente encerrando agora, com o início do plantio da nova safra.

Todo esse planejamento que é bem-sucedido na Coamo, deve ser pensado, avaliado e bem-estruturado, representando uma engrenagem onde cada um sabe o que e como fazer. Mas daqui a alguns meses essas áreas entram em cena novamente para o trabalho do recebimento da safra. Com uma programação antecipada, as operações serão para fazer o escoamento da produção dos armazéns entre unidades ou direto para as indústrias e os portos, com o objetivo de abrir espaço para a recepção dos produtos dos cooperados.

Assim a cada safra, antes e depois, a Coamo vem promovendo uma grande operação para beneficiar todos os produtores. Sozinhos teriam dificuldades para planejar, adquirir e retirar os insumos de maneira antecipada, mas têm na cooperativa a melhor opção para seu desenvolvimento com segurança e solidez.

Airton Galinari

AIRTON GALINARI

Presidente Executivo da Coamo
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.