Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 550 | Setembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

PLANTIO

Safra em movimento

coopresiduos

Com a chuva, cooperados iniciaram plantio da soja no novo ciclo 2024/25

Com o fim do vazio sanitário, o plantio da safra de verão começou em ritmo acelerado, impulsionado pelas condições climáticas favoráveis. Setembro marca o início do ciclo produtivo da soja, uma das principais culturas nas propriedades rurais. As máquinas já estão no campo, enquanto os produtores depositam suas esperanças no sucesso da safra, contando com o suporte da assistência técnica da Coamo e torcendo para que o clima continue colaborando.

Carlos Gabriel da Conceição Patrício, cooperado em Goioerê, iniciou o plantio de 140 alqueires de soja logo após as chuvas que caíram no início da segunda quinzena de setembro. Segundo ele, a expectativa para esta safra é positiva. “Esperamos que realmente seja um ano bom, que as chuvas venham no momento certo". Após um período prolongado de estiagem, Patrício aguardou uma chuva de 60 mm, que trouxe a umidade necessária para o solo, permitindo o início dos trabalhos no campo.

Sobre as safras anteriores, Patrício lembra que, há três anos, enfrentou uma seca severa, seguida por uma safra de alta produtividade dois anos atrás. No ano passado, os resultados ficaram dentro da média esperada.

coopresiduos

Carlos Gabriel da Conceição Patrício e Victor Neiverth, em Goioerê (PR)

Com uma parceria de 30 anos com a Coamo, Patrício ressalta que a equipe da Coamo é sempre muito atenciosa oferecendo tudo que precisa para a condução da atividade agrícola. “Durante o plantio, a assistência técnica da Coamo está presente, fornecendo orientações e recomendações sobre as melhores práticas. Entre os principais cuidados é importante procurar o melhor momento de umidade no solo, usar a melhor semente e fazer uma boa regulagem da plantadeira. Um bom plantio é metade do caminho andado", diz.

Além da assistência técnica, ele investe em insumos de qualidade fornecidos pela cooperativa. "Procuro sempre o melhor, investir dentro do possível, mas de uma maneira que seja rentável", conclui o cooperado, reforçando a importância de um planejamento criterioso para garantir o sucesso da safra.

Após as chuvas do final de semana de 15 de setembro, o plantio de soja na região de Goioerê ganhou ritmo. Segundo Victor Neiverth, engenheiro agrônomo da Coamo, as chuvas permitiram que em uma semana, cerca de 30% da área prevista já estivesse plantada. “É muito importante um bom início de plantio. Se errar agora, não tem como corrigir depois".

Neiverth enfatiza que um bom início depende de condições ideais de solo, sementes de qualidade e bons insumos. “Garantir a profundidade adequada de plantio e ajustar a população e a variedade às condições específi cas de cada propriedade são pontos fundamentais.”

A Coamo se mantém próxima dos cooperados, com a assistência técnica oferecendo suporte em todas as fases do plantio. "A assistência técnica está junto com o cooperado, auxiliando em todo o processo", afirma Neiverth, reforçando o papel da cooperativa em garantir as melhores práticas no campo.

coopresiduos

Helder Fernando Borges e Iury Machry Bomfim, em Juranda (PR)

HELDER FERNANDO BORGES, cooperado em Juranda, iniciou o plantio de 165 alqueires de soja com expectativas renovadas. “Quando chega nessa época do ano, as expectativas e o otimismo se renovam e o foco é garantir um plantio na época certa para colher uma boa safra.” Após uma chuva que trouxe a umidade ideal ao solo, Borges iniciou o trabalho, aproveitando as condições climáticas favoráveis.

Entre os principais cuidados para o plantio, Borges menciona a importância de escolher uma condição de clima e a umidade do solo favoráveis, além de preparar o solo contra ervas daninhas e realizar o plantio com precisão. A escolha antecipada de insumos, sempre com a assistência técnica da Coamo, também faz parte da estratégia para garantir um bom resultado. "A gente procura a orientação para chegar nessa época e já estar com tudo pronto na propriedade."

Para esta safra, Borges investiu em um novo conjunto de plantio, com o objetivo de realizar o trabalho de forma mais eficiente e na hora certa. "Estamos inaugurando mais um conjunto de plantio, justamente para realizar essa etapa de maneira mais assertiva", afirma o cooperado que apesar das dificuldades climáticas enfrentadas nas últimas safras, conseguiu manter uma boa média de produção. "Um novo plantio vem sempre com otimismo e expectativa renovada. Está tudo caminhando para um ano bom."

O engenheiro agrônomo, Iury Machry Bomfim, da Coamo em Juranda, destaca que o plantio está acontecendo de maneira constante, com os cooperados aproveitando o momento ideal. "Essa fase é muito importante porque o plantio é uma das partes mais importantes da safra. Reforçamos a atenção à plantabilidade, umidade e temperatura que são pontos fundamentais para garantir uma boa produtividade.”

A escolha correta da semente e dos insumos também desempenham um papel decisivo. O agrônomo recorda que durante o Plano Safra da Coamo, se reuniu com o cooperado para defi nir os insumos mais adequados para cada necessidade. “Isso faz toda a diferença para quem busca o melhor resultado”, frisa e acrescenta que todos os profissionais da assistência Técnica da Coamo estão a campo nesse momento, dando o suporte necessário para que os cooperados possam ser mais assertivos e buscar uma produtividade melhor.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.