Zeno Luis Iora, de Roncador
Não faltou emoção, gols e confraternização na Regional Centro-Oeste da Copa Coamo, realizada no dia 13 de junho nos campos de Altamira do Paraná, Boa Esperança, Iretama, Juranda e Roncador. Foi a quinta de sete etapas programadas, também marcada por grande participação de cooperados e familiares, funcionários e a comunidade. A regional contou com 65 equipes, 96 jogos e 261 gols marcados, uma média de 2,7 gol por jogo.
Em Roncador, o cooperado e dirigente Zeno Luis Iora, que já esteve em campo como jogador no passado e, hoje, é coordenador de equipe, diz que estar na Copa Coamo é motivo de alegria. “Participo desde a primeira edição, depois cheguei a jogar com meu filho. Todos anos a emoção é a mesma, quando o evento se aproxima só falamos disso. Ficamos animados e a comunidade se une para essa festa. É o momento de encontrar os amigos que, muitas vezes, não vemos há muito tempo. Por isso, mais vale participar do que ganhar”, comemora Iora.
Emerson Galeski, de Boa Esperança
O clima de companheirismo e satisfação em participar da copa é tão grande, que mesmo perdendo a maioria dos cooperados sai de campo satisfeito. Pelo menos é o que aconteceu com Emerson Galeski, de Boa Esperança. Apesar de derrotado por um a zero na final, ele disse que o mais importante é fazer parte da festa. “O principal resultado é ver os amigos e confraternizar, fazer um evento do cooperativismo, e não só do futebol. A união destes dois aspectos fazem o diferencial da Copa Coamo. Queremos fazer uma festa bonita para que as famílias possam assistir, se envolver e participar”, afirma o cooperado.
Para que a copa aconteça, a participação dos funcionários da Coamo na organização é fundamental. Voluntariamente, os colaboradores iniciam os preparativos com bastante antecedência ao dia da disputa, e encerram bem depois. Uma dedicação elogiada pelo gerente da Coamo em Boa Esperança, Adir Pereira Lopes. “A Copa Coamo é um momento de lazer que não só o cooperado espera, mas seus familiares e a cidade em si, tem a copa como um grande evento. Com toda essa expectativa, nos dedicamos para garantir uma festa de qualidade. É prazeroso servir, e nossa equipe está empenhada e determinada em fazer sempre melhor. É nosso padrão de qualidade e não podemos fugir disso.”
A regional Mato Grosso do Sul contou com 16 equipes que disputaram 26 jogos e marcaram 64 gols em Laguna Carapã, com cooperados de Maracaju e Dourados, e em Amambaí, com equipes de Aral Moreira e Caarapó. A festa reuniu centenas de pessoas que assistiram as partidas com bom nível técnico, muitos gols. Foi a penúltima etapa, faltando apenas jogos na Regional Sede para conhecer os 33 campeões que disputarão a grande final em Campo Mourão, no dia 1º de agosto.
A Copa Coamo, é momento de grande integração entre associados, familiares, funcionários e comunidade em geral. Itamar Bilibio, cooperado e prefeito de Laguna Carapã, ‘pendurou a chuteira’, na copa passada, mas mesmo assim, faz questão de participar da festa. “É um evento importante para o município e para os cooperados que se aproximam da cooperativa. Nos últimos dias só se falava em Copa Coamo e sinto-me feliz em fazer parte dessa festa”, comenta.
Participando pela primeira vez, Francisco Solto Dias, de Dourados, conta que já ouvia falar da festa no Paraná e que sempre esperou pela oportunidade de um dia disputar as partidas. “Sabíamos que era uma grande festa e agora chegou a nossa vez”, frisa o cooperado que jogou por uma equipe de nome bastante sugestivo: Helicoverpa. “Viemos para comer tudo, até chegar à final”, brinca.
Já Marcio Cervi, de Maracaju, participou pela segunda vez e gostou do que viu. “Em 2013 estivemos aqui e fizemos novos amigos. Voltamos com esse objetivo e agora mais preparados para os jogos. Quem sabe não chegou a nossa vez”, comenta.
Se tem atletas iniciando, têm aqueles que disputaram as seis copas realizadas no Mato Grosso do Sul, como é o caso de Antonio Pierezan, de Aral Moreira. Mais uma vez, teve motivo de sobra para comemorar, já que são bicampeões em Amambai. Jogando pela equipe ‘Os Caipiras’, ele conta que enquanto tiver saúde continuará jogando. “Temos uma boa equipe, formada por companheiros. Somos um grupo unido e agora é só esperar pela grande final em Campo Mourão”, destaca.
O diretor-secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari, acompanhou as duas regionais e destaca a importância da participação em família na Copa Coamo. “É um momento de integração e lazer. Não importa o Estado, a festa da família cooperativista é sempre a mesma. A Copa Coamo tem cumprido o seu objetivo que é proporcionar confraternização e integração para toda a família.”
Marcio Cervi, de Maracaju |
Francisco Solto Dias, de Dourados |
Antonio Pierezan, de Aral Moreira |
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.