Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 460 | Julho de 2016 | Campo Mourão - Paraná

PIONEIRISMO

CAMPO MOURÃO, A SEGUNDA REGIÃO NO BRASIL A IMPLANTAR O PLANTIO DIRETO

Pioneiros do Plantio Direto em Campo Mourão: Ricardo Calderari, Henrique Salonski (em memória), Joaquim Montans e Gabriel Borsato, ao lado da plantadeira Rotacaster

A região de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) é a segunda na história do Plantio Direto no Brasil. A primeira é Rolândia onde o agricultor Herbert Bartz, considerado o “pai do plantio direto no Brasil” fez na safra 1972 o primeiro plantio da história com a importação de uma plantadeira dos Estados Unidos, Allis Chalmers. Depois, vieram os municípios de Campo Mourão (safra 1973), Mauá da Serra (1974) e Ponta Grossa (1976).

Desta maneira, o Paraná foi precursor na experimentação desta que é considerada a mais importante tecnologia implantada na agricultura brasileira. Herbert Bartz foi aos Estados Unidos, conheceu a técnica e a trouxe para o Brasil, que foi difundida para várias regiões produtoras.

No final da década de 70, a região de Campo Mourão contava com dez mil hectares de PD. Mas, foi a partir dos anos 80 que a tecnologia teve o seu grande momento. Em 1984, já tinha sido catalogado na região de Campo Mourão cerca de 60 mil hectares de lavouras em PD. Hoje, o sistema ocupa praticamente 100% das áreas de cultivo da região.

Ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli visita monumento alusivo ao lançamento do Plano Nacional de Conservação de Solos (PNCS)

Poucas tecnologias agrícolas têm experimentado um crescimento tão rápido em nível mundial como o plantio direto. Em Campo Mourão, a segunda região no país a praticar o sistema, o pioneirismo foi dos agricultores Joaquim Peres Montans, Antonio Álvaro Massareto e Ricardo Accioly Calderari, Gabriel Borsato, e Henrique Gustavo Salonski (in memorian), – cooperados da Coamo. Em 2016, a tecnologia está comemorando 43 anos na região Centro-Oeste do Paraná, com o orgulho de ter sido o segundo município a implantar o sistema no Brasil.

Quem comemora o sucesso da agricultura com o advento do Plantio Direto é o engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário da Coamo. “O progresso foi tão grande nos últimos 43 anos que os novos agricultores nem imaginam como eram os solos e a agricultura lá na década de 70”, diz. Calderari lembra que os agricultores na época, tinham duas grandes preocupações: precisavam de chuva, mas quando chovia, às vezes nem precisava ser muito forte, para que as terras fossem literalmente ‘lavadas’ e tudo se perdia, a lavoura e o solo. “Se existe agricultura hoje é porque existe o plantio direto”, conta.


CRONOLOGIA DO PLANTIO DIRETO NO BRASIL

1972 o agricultor Herbert Bartz fez, em Rolândia, o primeiro plantio da história com a importação de uma semeadeira dos Estados Unidos
1973 marcou a história do Plantio Direto em Campo Mourão
1974 em Mauá da Serra
1976  em Ponta Grossa
1976  lançamento, em Campo Mourão, do Programa Nacional de Conservação do Solos
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.