"O cooperado tem na Coamo e na Credicoamo benefícios completos, que ele não encontra em nenhum outro lugar."
|
|
|
AIRTON GALINARI
Presidente Executivo da Coamo
|
Uma cooperativa só existe e tem sentido na medida em que seus cooperados participem dela, cumpram seus deveres e exerçam seus direitos. Assim, quanto maior o volume de negócios e operações, que eles fizerem, mais fortes e seguros ficarão, e sua cooperativa também. Então, o sucesso de uma cooperativa tem relação direta com a atuação, o interesse e a movimentação dos seus cooperados, verdadeiros donos da cooperativa.
Este sentimento de pertencimento estamos verificando de forma mais intensa neste ano em que a Coamo completa o seu jubileu de ouro. Acreditamos ser este o caminho, pois o nosso compromisso é manter esta filosofia e política de trabalho voltada para atender os propósitos dos cooperados mediante o fornecimento de um grande volume de benefícios. Garantir que sejam atendidos plenamente em suas necessidades como empreendedores rurais e membros de um cooperativismo de sucesso.
Um dos pilares para a continuação do sucesso da Coamo está na prática do 5º princípio do Cooperativismo – “Educação, formação e informação”, que tem sido uma das marcas da Coamo desde a sua fundação, dos ideais e da filosofia implantadas pelo Dr. Aroldo. O foco é estar próximo dos cooperados com uma comunicação clara e transparente para o entendimento e comprometimento do quadro social. Este foi o objetivo da primeira Reunião de Campo virtual, realizada dia 2 de julho, motivada pelo momento em que vivemos na prevenção ao coronavírus.
Na oportunidade, reiterei ao cooperado, da relevância da sua participação ser cada vez maior na vida da cooperativa, que é a extensão da sua família e propriedade. A Coamo é a “Casa do Cooperado” e, por extensão, também, a Credicoamo é a "Casa do cooperado”, pois como membro ele é dono das duas cooperativas e sua atuação deve ser organizada e responsável.
O cooperado tem na Coamo e na Credicoamo benefícios completos, que ele não encontra em nenhum outro lugar. Com as facilidades na aquisição de insumos, entrega de produção, assistência técnica, crédito com financiamento e custeio, enfim, da estrutura organizada em 119 unidades em nossa área de ação.
Isso não nasceu há 50 anos com os 79 agricultores pioneiros, pois eles não tinham tudo isso. Foram benefícios conquistados e modernizados ao longo dos anos, resultado da visão e planejamento de uma administração profissional e focada na missão da cooperativa, de agregar renda às atividades dos cooperados.
Na Coamo e Credicoamo, o cooperado não entra para ser atendido, mas para ser acolhido, e isso é diferente de qualquer outro lugar. Isso é muito importante e deve ser propagado e exaltado, haja vista a grande harmonia, o forte relacionamento e o grau de satisfação e valorização por parte dos cooperados.
Desta forma, ele tem tudo em um mesmo lugar para, que uma vez atendidas as suas necessidades, possa continuar plantando e colhendo altas produtividades, com sustentabilidade e renda no agronegócio.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.