|
Laércio Dalla Vecchia, cooperado da Coamo em Mangueirinha (Sudoeste do Paraná) é campeão brasileiro do Desafio Cesb. Trabalho com a assistência técnica ajudou no desafio |
O agricultor Laércio Dalla Vecchia, cooperado da Coamo em Mangueirinha (Sudoeste do Paraná) é campeão brasileiro do Desafio Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) de máxima produtividade de soja da safra 2019/2020. Ele colheu 118,8 sacas de soja por hectare, em uma área de sequeiro. Anteriormente, ele havia conquistado a melhor produtividade em âmbito Estadual e também na Região Sul do Brasil. “Estou muito feliz, é muito bom ser campeão e atribuo isso à alguns fatores, como um trabalho feito com sustentabilidade, com uma assistência técnica comprometida pelos profissionais da Coamo, Emater e Embrapa e, principalmente, pelo monitoramento. Acredito que é preciso fazer um básico bem feito”, comemora o agricultor mangueirense.
O engenheiro agrônomo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, atual assessor de Cooperativismo da cooperativa, que anteriormente assistiu Láercio Dalla Vechia nas últimas seis safras, enaltece o perfil e a atuação do produtor campeão brasileiro. “O Laércio é um produtor diferenciado, que faz tudo muito bem feito, e neste contexto, ele cuida muito bem do solo, faz rotação de culturas e realiza boas práticas agrícolas com um monitoramento de qualidade.”
O cooperado Láercio Dalla Vechia é filho de família tradicional em Mangueirinha, e se associou na Coamo há 20 anos. “O cooperativismo que a gente tem com a Coamo é fundamental para o nosso sucesso, graças a união, parceria e muito trabalho”, afirma o cooperado que fez parte de uma das turmas do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas.
Na mídia
A vitória de Laércio também ganhou repercussão nacional nos meios de comunicação e nas redes sociais. Inclusive o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, valorizou o caso de Laércio. Para ele, o agricultor é um grande exemplo de como o Brasil tem potencial de aliar expansão de produção da soja sem prejudicar o meio ambiente. “Foi um dia glorioso. Fiquei emocionado em participar da revelação dos campeões de produtividade do Brasil, mas eu vou destacar o campeão máximo. Ele mostrou sim que é possível alcançar uma produtividade superior a 114% da média nacional, e que temos capacidade para dobrar a produção. Claro, isso tudo respeitando o meio ambiente. Laércio é um grande herói do campo”, afirmou o comentarista.
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.