|
Marcos Fava Neves, professor e palestrante, e Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo |
Outro evento virtual que marcou a era digital na Coamo foi a palestra “Construindo Valor no Agronegócio”, realizada no dia 12 de agosto. Quem participou do evento foi o presidente Executivo da Coamo Airton Galinari, e o professor/doutor Marcos Fava Neves, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Estadual de São Paulo (USP), criador da plataforma Doutor Agro. Tradicionalmente, em julho, a Coamo realiza o Encontro de Jovens Líderes Cooperativistas, reunindo todas as turmas que participaram desde 1998. Nesse “encontrão”, palestravam grandes nomes do agronegócio. “Temos 925 associados formados nesse curso que foca em formar líderes para a continuidade da cooperativa. Desenvolvemos lideranças que ocupam posições importantes na governança da Coamo e da Credicoamo. Temos jovens líderes conselheiros fiscais e administrativos”, afirma Galinari.
Para construir valor no agronegócio Airton Galinari afirma que é preciso fazer exatamente o que está na missão da Coamo, ‘gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio’. “Quando falamos em sustentabilidade deixamos bem claro que não estamos falando apenas da sustentação ambiental, mas também, da sustentação da atividade do cooperado. Independente do tamanho do cooperado, levamos conhecimento, assistência técnica e infraestrutura para ele desenvolver sua atividade e se sustentar.”
O presidente Executivo da Coamo reiterou na live que a cooperativa é a casa do cooperado. “Nessa casa ele encontra tudo que ele precisa. O entreposto é um local único no mundo.”
O palestrante Marcos Fava Neves destacou que o agro se fortaleceu mesmo no momento da pandemia. “Passamos por um período crítico, principalmente no mês de março, onde vivemos um novo momento. O cenário era preocupante. Mas, hoje quando olhamos, vemos que o agro teve uma performance que ninguém esperaria. O agro está crescendo, as exportações estão gigantescas. Temos uma safra recorde, e boa parte, pelo excelente trabalho da região da Coamo. O agro vai ajudar a tirar o Brasil do buraco.”
Segundo Neves a manchete deveria ser ‘O cooperado da Coamo é o presente de Natal dos brasileiros esse ano.’ “Com a produção que os agricultores fizeram, o esforço e risco que tomaram, deixaram o Brasil com alicerce melhor para sair dessa crise. Hoje é possível vender soja e milho que será produzido daqui dois anos. Se comparar a safra passada com essa, a área de produção aumentou mais de dois milhões de hectares. Perceba quantas famílias ganharam oportunidades de trabalho por esse investimento. Não esperávamos que seria algo tão bom. É uma grata surpresa.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.