Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 505 | Agosto de 2020 | Campo Mourão - Paraná

EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA

Foco na organização e na administração

Antonio Sergio Gabriel: administração é realizada de forma transparente com foco no aprimoramento e evolução

O crescimento e a solidez da Coamo em cinco décadas foram sustentados pela participação dos cooperados e eficiente administração, que ao longo dos anos foi evoluindo, acompanhando os passos da cooperativa. A Coamo completará 50 anos, no próximo dia 28 de novembro, mas desde a sua fundação houve uma grande transformação não só de pessoas, mas de toda a estrutura administrativa.

O diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, foi admitido em 1975 como assessor Jurídico, em face do seu conhecimento nas áreas Tributária, Comercial e Trabalhista. Posteriormente, assumiu as funções de gerente Administrativo e superintendente Administrativo, e desde fevereiro de 2020 devido a implantação da Governança Corporativa está exercendo a nova função.

Antonio Sérgio conta que as diversas áreas da cooperativa trabalham de forma integrada para o bom atendimento aos cooperados, razão da existência da Coamo. “A cooperativa nasceu para suprir uma necessidade da época, que era unir os agricultores em busca de alternativas para o desenvolvimento do setor. Desde 1970, a administração é realizada de forma transparente com foco no aprimoramento e na evolução”, diz. Ele informa que a área Administrativa foi uma das primeiras a ser criada na cooperativa, já que administração e organização são premissas para o surgimento de uma empresa.

GERÊNCIAS - A primeira organização administrativa da Coamo foi em 1975 com a criação de departamentos, com setores e subsetores – entre eles estavam os de Transportes, Crédito e Assistência Técnica, Produção de Campo Mourão; Administrativo Financeiro; Fornecimento de Insumos; Produção e Administração de Entrepostos, e Comercialização Interna.

Para readequar a estrutura à funcionalidade, após o surgimento dos departamentos foram criadas gerências angulares - Administrativa, Financeira, Operacional, Insumos, Crédito e Assistência Técnica, além das assessorias Jurídica e Imprensa. “A Coamo optou pela criação das gerências angulares. Foi uma iniciativa importante com foco mais direcionado e ângulo no seu trabalho, ou seja, na abrangência maior das respectivas atividades”, explica.

CULTURA -Este período consolidou a “Cultura Coamo”, com a definição informal das regras de comportamento no relacionamento interno e externo com os funcionários, cooperados e sociedade, que tiveram influência no futuro da cooperativa. Os executivos com mais experiência empresarial deram sua contribuição para moldar outros profissionais, em início de carreira, à cultura da Coamo.

Nesse período, as reuniões dos dirigentes da Coamo eram realizadas aos sábados com a finalidade de avaliar os resultados da semana. “Ao mesmo tempo se analisava a performance das chefias de departamentos que serviam de base para a definição dos colaboradores que iriam assumir as futuras gerências angulares”, conta o diretor Administrativo Financeiro.

FOCO NOS NEGÓCIOS – Ao longo dos anos, com a expansão da Coamo, novas gerências e departamentos foram criados e setores reestruturados para acompanhar a evolução da cooperativa. “Estamos sempre atentos em organizar a cooperativa para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível. A Coamo cresceu sólida e atualizada, com um sistema de administração que deu certo”, explica Antonio Sérgio.

Em fevereiro deste ano, a cooperativa começou uma nova etapa com a implantação da nova estrutura organizacional, cujo processo de reestruturação iniciou em 2017. “Reorganizamos a estrutura com foco nos negócios, o que resultou no desmembramento de algumas gerências angulares, criação de novas gerências e novas áreas de administração, fazendo parte do nosso Planejamento Estratégico que propicia à Administração um posicionamento abrangente de todas as atividades de cada área”, diz o diretor.

CONHECIMENTO – A Coamo conta com uma ferramenta importante em todos os processos que é o capital humano. “A inteligência da cooperativa é a soma de conhecimento de cada um dos seus colaboradores e da diretoria, cada um na sua área. Os funcionários são uma unidade e cada um com a sua atividade completa todo o trabalho. A Coamo é formada pelo trabalho de todos e quando entregamos um serviço, não é a área x ou y que está entregando, é a Coamo.”

ATIVO HUMANO

As políticas administrativas da Coamo, pilares do direcionamento da administração, foram baseadas na citação de Claurence Francis, que assim se expressou: “Acreditamos que o maior ativo de nossa empresa é seu ativo humano. E que o incremento do seu valor é, ao mesmo tempo, questão de vantagens materiais e obrigações morais. Portanto, cremos que os nossos funcionários devem ser retribuídos com justiça, encorajados no seu progresso, previamente informados, designados adequadamente e acreditamos que suas vidas devem possuir significado e dignidade, dentro e fora do trabalho.”

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Gerad: atendimento de qualidade

Prestação de serviços da Coamo visa o melhor atendimento as necessidades dos cooperados, diz Aparecido

A gerência Administrativa (Gerad) caminha lado a lado com a evolução e transformação da Coamo. O foco é o atendimento aos cooperados, na gestão e controles administrativos, na prestação de serviços na administração central, na coordenação e orientação aos entrepostos. “A nossa prestação de serviços visa evoluir no atendimento ao cooperado e nos processos”, avalia o gerente Administrativo, José Aparecido Bernardo, há mais de 40 anos na cooperativa.

Ele acompanhou de perto toda a evolução na administração e no atendimento aos cooperados, e recorda bem da época em que existia uma grande área chamada Liquidação de Safra, a “Lisa”. Por muitos anos, o cooperado tinha uma única ficha que registrava toda a sua movimentação. “O cooperado retirava os insumos e o que precisava para sua propriedade, e a produção entregue era anotada nesta ficha. No final, fazíamos a liquidação de safra, que era o acerto final, e o cálculo era feito manualmente para saber quanto o cooperado receberia em dinheiro”, conta.

ADIANTAMENTO - Uma grande evolução surgiu com o CPD (Centro de Processamento de Dados) fazendo com que os débitos passassem a serem lançados por um sistema que imprimia as informações em uma ficha, bem menor do que a anterior. Outro fato relevante na história foi a definição de um índice de 25% de desconto sobre o montante entregue e a autorização de adiantar 75% do valor ao cooperado. “O cooperado recebia no mesmo dia. Melhorou ainda mais a partir do momento que o CPD passou a fazer os cálculos e as tabelas de índices ajudaram muito na produtividade”, frisa.

SOBRAS - As tradicionais sobras são distribuídas pela Coamo desde a sua fundação. A contabilidade era realizada manualmente e envolvia dezenas de funcionários. “No dia do pagamento das sobras, tínhamos filas e alguns cooperados chegavam na noite anterior, situação bem diferente dos dias atuais, onde tudo é muito fácil e o pagamento é no ato”, recorda Aparecido Bernardo.

SAÚDE - Entre os vários benefícios disponibilizados aos cooperados, está a preocupação da Coamo com a saúde dos associados e famílias, motivando a criação do Plano Unimed Rural. “Quando eles precisavam de atendimento médico, principalmente na UTI, os gastos eram altos e alguns precisavam até vender parte da propriedade para custear o tratamento. Com o Unimed Rural, o cooperado ficou mais seguro e tranquilo”, comemora.

TECNOLOGIA - O “Cooperado On-line” é uma ferramenta criada em 2005, que facilitou a vida dos cooperados, com serviços como fixação e pagamento de débitos, de contratos e acompanhamento das cotações do dólar e da bolsa. “Houve uma grande transformação nos processos e serviços de atendimento aos cooperados”, garante o gerente Administrativo.

Filas para pagamento de sobras é coisa do passado; hoje é mais ágil e facilita a vida dos cooperados

GRH: formação de gente para melhor atender os cooperados

Marini afirma que a Coamo é uma empresa-escola que forma e desenvolve pessoas

A Coamo nasceu como solução para os problemas de cultivo e comercialização da produção dos seus cooperados. Para que isso se tornasse realidade foi necessário investir na formação e desenvolvimento de pessoas, dos próprios cooperados e das equipes administrativas.

O gerente de Recursos Humanos da Coamo, Antonio César Marini, enfatiza que a maneira de trabalhar com as pessoas e a importância que os funcionários têm para a Coamo não mudaram ao longo dos anos, mas houve uma grande evolução nas ferramentas utilizadas.

DNA COAMO - Marini ressalta que a Coamo sempre priorizou a contratação dos profissionais de acordo com a especificidade do cargo, levando em consideração a habilidade e qualificação profissional. “A Coamo nasceu assim, com profissionais específicos para as áreas, é uma empresa-escola, que forma e desenvolve pessoas, e isso está no DNA da cooperativa”, considera.

Outro ponto importante desde o início é o processo de sucessão, com aproveitamento dos profissionais “Pratas da casa” para ocupar cargos de gestão, sendo a escolha realizada com base nas informações e avaliações de desempenho realizadas anualmente na cooperativa.

APERFEIÇOAMENTO - O programa de formação na Coamo é estruturado e busca aperfeiçoar e capacitar os funcionários para os cargos. Para alguns profissionais assumirem suas funções nas unidades, eles são treinados e conhecem a estrutura e as políticas da cooperativa. “Isso é necessário para os novatos terem mais segurança para prestar atendimento de qualidade. E isso vai passar tranquilidade e confiança aos associados”, frisa o gerente de Recursos Humanos.

EAD - A Coamo realiza muitos cursos há mais de três anos por meio da plataforma de Ensino à Distância (EAD), que nesse tempo de pandemia, tornou-se ainda mais importante para a continuidade dos cursos de aperfeiçoamento profissional. Vários treinamentos que eram realizados de forma presencial, passaram a ser realizados via EAD. “Entre os benefícios estão a redução de custo e permanência do funcionário no seu local de trabalho. O EAD já vinha sendo realizado, mas teve sua frequência aumentada após a pandemia”, diz Marini.

GTI: tecnologia facilita processos e operações

Conjunto de tecnologias está armazenado de forma segura para o desenvolvimento das atividades aos cooperados, destaca Ailton Queiroz

O antes CPD (Centro de Processamento de Dados), agora Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), teve participação essencial na evolução tecnológica da Coamo. No início em 1977 informatizou os processos utilizando as tecnologias da época e desde então, vários sistemas foram implementados para atender as demandas e necessidades da cooperativa. Até 1976 todo o processamento da cooperativa era feito manualmente ou por sistemas mecanizados.

MODERNIDADE - Nos anos 1980, a cooperativa fez um grande investimento, adquirindo o que havia de mais moderno. As máquinas Mainframes deram um grande salto na informatização, gerindo as funções internas da cooperativa. Esse modelo de sistema seguiu até 1997, quando foi implantado o Uniface, que atuou em paralelo com o Mainframe até 2001, momento que a Coamo incorporou o Uniface como sistema padrão.

De acordo com Ailton de Almeida Queiroz, gerente de Tecnologia da Informação da Coamo, existe um conjunto de aplicações para atender os setores da cooperativa, nas áreas interna ou externa. “Com a evolução da internet o cooperado passou a acessar o banco de dados que ele tem na Coamo, por meio de um aplicativo web chamado ´Cooperado Online´. Ele pode gerenciar a sua atividade e realizar transações digitais”, afirma.

NOVAS FERRAMENTAS – Ailton Queiroz informa que outras ferramentas como o Mobilidade Agronômica e Veterinária, e o Gestor Rural foram desenvolvidos dentro da própria Coamo para aprimorar o trabalho da cooperativa com o cooperado. “Todas as informações são sincronizadas para agilizar o trabalho. Temos também o ´Coamo Fretes´ que tem a interação da cooperativa com transportadoras. Atuamos também na Credicoamo, onde o cooperado realiza todas as transações bancárias por meio do Internet Banking/Mobile.”

SUPORTE E SEGURANÇA - O conjunto de tecnologias está armazenado de forma segura permitindo que as informações sejam acessadas a qualquer momento e as atividades não parem. “Por trás do atendimento em todas as unidades da Coamo há um suporte de tecnologia da informação. Isso dá condições para que as transações sejam realizadas de forma rápida e segura. Temos dois grandes datas centers instalados em Campo Mourão e estamos construindo um outro mais moderno. Esse aparato tecnológico dará tempo para que a Coamo possa projetar o sistema em uma versão Cloud [armazenamento em nuvem]” explica.

FUTURO – Para o gerente de Tecnologia de Informação, as tecnologias utilizadas ajudaram a encaminhar a Coamo para a posição em que se encontra atualmente. Porém, há um grande trabalho em andamento para projetar a cooperativa rumo ao futuro. “A interação entre cooperado e Coamo será ainda maior por meio de aplicativos. Novos serviços serão incluídos para ele acessar tudo que precisa de qualquer lugar”, prevê.

Área de Tecnologia da Informação teve grande evolução; imagem da década de 1980

Georq: Qualidade em processos e organização

Sistema de gestão da qualidade é um das atribuições da gerência Organizacional e Gestão da Qualidade

Quem chega em uma unidade da Coamo logo percebe que há uma organização e padronização, com um ambiente adequado para o atendimento ao cooperado. Esse trabalho faz parte do portfólio de serviços da gerência Organizacional e Gestão de Qualidade (Georq), que tem também atividades como mapeamento de processos administrativos e de negócios, comunicação normativa, sistemas de gestão da qualidade dos alimentícios, commodities e sementes; rastreabilidade de produtos alimentícios e commodities, além da sustentabilidade da cadeia produtiva com certificação dos cooperados e o canal de atendimento ao cliente e consumidor.

O gerente Organizacional e Gestão de Qualidade, Mario Lino Arantes, explica que a Coamo preza pelo ambiente de trabalho para que o fluxo de atendimento ao cooperado seja ágil e de fácil acesso.

SISTEMA DE GESTÃO - A gestão de Qualidade está relacionada a produção nas indústrias da Coamo. “O sistema de gestão da qualidade com as certificações é a garantia que a cooperativa atende todas as legislações necessárias sobre o produto. Com o processo de rastreabilidade, por exemplo, é possível saber a origem do produto desde a propriedade e isso agrega valor e mais renda ao cooperado.”

CANAL DE ATENDIMENTO - Outro serviço importante é o Canal de Atendimento ao Cliente e Consumidor (CAC), que atua de forma estratégica. “É o momento de ouvirmos o cliente e o consumidor sobre os nossos produtos”, informa Mário Arantes.

Gefin: liquidez garante pagamento à vista e no ato

Área financeira trabalha para garantia de caixa para pagamento das operações dos cooperados

Entre todos os serviços realizados pela gerência Financeira (Gefin) está a importância e a obrigação de manter a liquidez na Coamo. “Liquidez é ter o dinheiro no momento certo para uma determinada operação, como, por exemplo, no pagamento ao cooperado quando ele comercializa sua produção. Se o cooperado entrar em qualquer unidade, entregar o produto e quiser levar o dinheiro na hora, ele consegue. Então, na prática, liquidez é isso”, explica o gerente Financeiro, Joel Makohin.

O gerente Financeiro observa que é preciso deixar o caixa suficiente para atender às necessidades de pagamento, mas que isso não aconteça em excesso, pois terá custo. “Esse balanço nem sempre é fácil. Algumas decisões são levadas em conta com base em índices e, também, pela experiência dos profissionais da área que conhecem o processo financeiro da Coamo.”

AGILIDADE - O desafio da área é fazer com que os serviços sejam, cada vez mais, automatizados e que dessa forma o trabalho tenha reflexo positivo. Conforme Joel Makohin, a ideia é reverter a parte burocrática em atendimento ágil ao produtor.

Ele acrescenta que os trabalhos estão automatizados e que a inserção das tecnologias na atividade financeira é um caminho sem volta, promovendo racionalidade e produtividade.

“A grande transformação foi fazer com que o funcionário pense mais, e uma parte do trabalho fique com as máquinas. As pessoas participam do processo, mas com o foco na conferência e análise”, pondera.

INADIMPLÊNCIA – Outro destaque é o fato de que há vários anos a Coamo mantém a carteira “zerada”. Isto significa que o índice de inadimplência é praticamente zero, fruto do trabalho da cooperativa e conscientização dos cooperados. “Praticamente 100% do que fornecemos ao cooperado é recebido no vencimento. Essa é uma cultura implantada com sucesso há muitos anos em todas as unidades”, comemora Makohin.

Gejur: decisões com segurança em processos e projetos

Jurídica: nasceu praticamente junto com a Coamo, há 50 anos, e proporciona segurança nas atividades

A área Jurídica própria da Coamo nasceu praticamente junto com a Coamo há 50 anos. O posicionamento foi sempre dar à administração da cooperativa direção nos processos e projetos constituídos ao longo dos anos.

De acordo com gerente Jurídico, Juscelino Fernandes da Costa, a área atua com uma visão não só de processos judiciais, mas de acompanhar todos os projetos que a empresa está desenvolvendo. “É uma forma proativa de não deixar passivos que possam ser discutidos posteriormente. Desta forma, garante-se que os trabalhos da empresa não tragam prejuízos, porque se acontecer, irão refletir diretamente nos cooperados.”

PREVENÇÃO – Juscelino Costa reforça que o trabalho mais efetivo na gerência Jurídica é o de prevenção. “Acompanhamos as leis e resoluções existentes, seja nas esferas federal, estadual ou municipal, e com isso, a cooperativa tem segurança em seus processos. Esse trabalho reflete nos cooperados que podem ficar tranquilos, pois as atividades têm o amparo das leis.”

DEMANDAS - Para atender as diversas demandas da Coamo e da Credicoamo, a gerência Jurídica conta com os trabalhos dos departamentos Administrativo e Meio Ambiente, Trabalhista, Civil e Tributário. “A área Comercial, com suas transações e a área de Direito Regulatório que trata da constituição e construção de novas unidades, além de assuntos ligados ao meio ambiente, são atividades da cooperativa que estão amparadas e regulamentadas juridicamente” explica o gerente Jurídico.

Assecom: divulgação de produtos, serviços e marca

Comunicação: fonte de conteúdo para divulgação aos cooperados e comunidade

A educação, formação e a informação é o quinto princípio do cooperativismo para promover o desenvolvimento dos cooperados e funcionários da cooperativa. Desde a fundação da Coamo sempre foi tradição a propagação da transparência e a realização das reuniões coordenadas pela diretoria para melhor informar os cooperados. Mas com o crescimento e a expansão da cooperativa, foi necessário organizar os processos de comunicação para facilitar a integração e a divulgação das notícias da Coamo junto aos associados e a comunidade.

Em novembro de 1974, foi lançada a primeira publicação impressa com o nome de “Informativo Coamo”, que mais tarde virou “Jornal Coamo” e “Revista Coamo”, nas versões impressa e eletrônica.

Para agilizar a comunicação, em 1977 foi criado um canal de comunicação – programa de rádio “Informativo Coamo”, para divulgar mais rapidamente as informações aos cooperados. Produzido em um estúdio próprio, o programa é transmitido por uma rede de 30 emissoras de rádio e alcança os cooperados em todas as regiões da cooperativa.

Em 1999, com avanço da tecnologia, os cooperados tiveram acesso à página da Coamo na Internet (www.coamo.com.br). “A Comunicação é uma função empresarial muito importante na vida da Coamo, que está cada vez mais perto dos seus cooperados. É uma ferramenta para divulgação dos trabalhos, produtos e serviços, valorização da marca e promoção da integração da cooperativa junto aos seus diversos públicos”, explica Ilivaldo Duarte de Campos, assessor de Comunicação da Coamo.

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