Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 505 | Agosto de 2020 | Campo Mourão - Paraná

COAMO EM DÉCADAS

Terceira década – 1991 a 2000

A Revista Coamo continua a série sobre a evolução e transformação da Coamo em cinco décadas. E nesta edição, o registro da terceira década entre os anos de 1991 e 2000, com alguns fatos e fotos, retrata a prática de um cooperativismo de resultados para satisfação de milhares de produtores associados. Os resultados obtidos pela Coamo foram expressivos ao longo de suas cinco décadas.

1991

EXPORTAÇÃO: Os produtos dos cooperados Coamo (óleo, farelo de soja, café, algodão em pluma e fio de algodão) passam a ser exportados para diversos países do mundo, por meio do terminal portuário da cooperativa em Paranaguá.

1992

CONFIANÇA: Cooperados dão apoio maciço à administração da cooperativa e em Assembleia Geral Ordinária, no início da de década de 1990, reelegem à presidência da Coamo o líder cooperativista José Aroldo Gallassini, consolidando o cooperativismo de resultados. “A Coamo é um grande orgulho e faz sempre o melhor para os cooperados”, disse o presidente reeleito.

DIVERSIFICAÇÃO: Para incentivar a diversificação da propriedade agrícola, bem como contribuir à fixação do homem à terra, a Coamo criou projetos específicos de apoio aos seus cooperados, como os Projetos Colono, Calcário, Fertilidade do Solo, Gado de Leite, Suinocultura e Assistência Técnica Integral.

1993

COPA COAMO: Realizada a primeira edição da Copa Coamo de Cooperados-Futebol Suíço, considerado o maior evento esportivo rural do País com a participação de mais de 7 mil atletas e dirigentes integrando 500 equipes de toda a área de ação da cooperativa.

1994

OESTE DO PR: Em dezembro, a Coamo inicia suas atividades na região Oeste do Paraná nos entrepostos de Toledo, Dez de Maio, Vila Nova, Nova Santa Rosa, Bragantina, Tupãssi, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu.

1995

CERTIFICAÇÃO: Laboratório de Análise de Sementes da Coamo obtém conceito máximo da Claspar – Empresa Paranaense de Classificação de Produtos- pelo segundo ano consecutivo.

COODETEC: Entra em funcionamento a Cooperativa de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico Ltda. (Coodetec), em Cascavel – PR, tendo a Coamo como uma das suas cooperativas associadas

1996

REFINARIA: Inaugurada a Refinaria de Óleo de Soja, uma das mais modernas do País.

CERTIFICAÇÃO: Coamo conquista o ISO 9003 para o seu Laboratório da Fiação de Algodão.

LABORATÓRIO: Coamo inaugura laboratório de análise de qualidade de trigo, no seu parque industrial em Campo Mourão.

1997

AQUISIÇÃO: Em dezembro, a Coamo adquire definitivamente diversos entrepostos na região Oeste do Paraná, através de carta de arrematação em leilão judicial.

VISITA: O presidente do Banco do Brasil, Paulo Cezar Ximenes, visita, em fevereiro, Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental e elogia atuação da Coamo.

1998

EXPANSÃO: Coamo amplia atuação no Vale do Ivaí, iniciando atividades nos municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre e Lunardeli.

SOLO: Coamo lança Projeto de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, para aumentar a produtividade e a renda dos cooperados.

TECNOLOGIA: Trado da Coamo, para coleta de amostras do solo, faz sucesso em Congresso Brasileiro de Soja.

JOVENS LÍDERES: Coamo inicia Programa na educação cooperativista brasileira: Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, promovendo no ano as duas primeiras turmas com a participação de 90 cooperados de várias regiões da área de ação da cooperativa.

1999

EXPANSÃO: Ampliada atuação da Coamo na região Centro-Sul do Paraná, iniciando atividades em Guarapuava, Pinhão e Candói.

2000

EXPANSÃO: Ampliada atuação da Coamo na região Centro-Sul do Paraná, iniciando atividades em Guarapuava, Pinhão e Candói.

MARGARINA: Fábrica de margarina, a primeira do País com garantia de inviolabilidade, é inaugurada no dia do 30º aniversário da Coamo, 28 de novembro.

VISITA: Presidente da Aliança Cooperativa Mundial, Roberto Rodrigues, visita à Coamo.

SOLO: Com apoio da Coamo, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, em parceria com a Fecilcam (Faculdade Estadual de Ciência e Letras de Campo Mourão), inicia o curso de Pós-graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.