Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 519 | Novembro de 2021 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

A NOVA IDENTIDADE VISUAL DA CREDICOAMO

O crescimento expressivo da Credicoamo traz novos desafios em modernização e eficiência operacional, lançamentos de novos produtos e opções de comunicação e canais digitais para atender as necessidades dos associados onde quer que estejam. Após análises deste cenário de crescimento e fazendo parte de seu planejamento estratégico com o propósito de estar mais presente junto aos seus associados, a logomarca da Credicoamo foi alterada para atender este processo de evolução da cooperativa.

A nova identidade visual da Credicoamo é moderna e marcante, e demonstra a visão do futuro. Sua forma levemente arredondada, inclinada e orgânica, demonstra que a cooperativa está preparada para o crescimento, com legibilidade para fomentar o desenvolvimento do associado, sua família e a sua região. O verde escuro como cor principal traz a seriedade, credibilidade e solidez nos processos operacionais e de gestão. Contrasta com o verde claro, presente no símbolo do cifrão e na semente que pontua a letra “i”. Juntos, os tons remetem ao campo e ao agronegócio, com respeito aos princípios cooperativistas e à natureza, que são a base dos negócios.

No processo de modernização a Credicoamo buscou também um novo slogan, para coroar os propósitos de estar, cada vez mais, presente dos associados para fomentar o seu desenvolvimento, bem-estar de sua família e da sociedade onde vive. “Buscamos um slogan (Junto com você, sempre) que leve ao associado, a mensagem que a Credicoamo estará presente onde ele estiver, seja na sua casa, na lavoura, no escritório, na praia, nas suas viagens, ou seja, onde tiver comunicação digital ele poderá contar com a Credicoamo, a sua cooperativa de crédito”, explica Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo.

Agências estão recebendo fachadas com a nova identidade visual

O melhor para as atividades dos associados e do bem-estar da sua família

Propósitos da Credicoamo se tornam realidade com a efetiva e atuante movimentação financeira dos associados em um relacionamento franco, produtivo e humanizado

Em 17 de novembro de 1989, 29 associados da Coamo fundaram a Credicoamo. Após 32 anos, são mais de 22.400 associados que seguem a trajetória marcada pelo desenvolvimento econômico e sustentável das regiões por onde a Coamo e a Credicoamo atuam.

“São 32 anos que geraram eficiente estrutura para a Credicoamo continuar seu crescimento com solidez e segurança em suas operações, no atendimento às necessidades dos associados”, comemora José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração, que é idealizador e fundador da cooperativa.

Ele acrescenta que, “Com visão estratégica, a Credicoamo se consolida como o braço financeiro e a Coamo como o braço da produção. Então, temos uma sinergia perfeita e completa para o desenvolvimento e crescimento do associado, da sua família e da região”, assegura Gallassini.

Mais que uma concessão de financiamento, investimento ou uma operação de crédito, a Credicoamo tem um compromisso com o desenvolvimento do associado e de sua família

Na comemoração dos 32 anos foi promovido evento virtual onde foi materializada a evolução da Credicoamo, com o lançamento da nova identidade visual da logomarca e do slogan, os quais consolidam a evolução dos tempos e a modernização para o crescimento contínuo da cooperativa.

Pertencer

“Queremos que a Credicoamo seja percebida por todos os associados pela sua representatividade e desenvolvimento que propicia na região onde atua. As inaugurações das três novas unidades mostram o crescimento constante junto ao quadro de cooperados da Coamo para agregar renda aos associados”, afirma Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo.

Pilares

Goldoni explica que a Credicoamo está estruturada em três pilares que norteiam a gestão da cooperativa: econômico, ambiental e social.” Esses pilares fazem a missão da Credicoamo, que é agregar renda aos associados por meio de soluções financeiras sustentáveis. Por ser uma cooperativa, o resultado obtido nas operações financeiras é revertido aos associados. Então, quanto mais o associado movimentar, mais gerará resultado para si mesmo.”

Compromisso com o associado

Muito mais que uma concessão de financiamento, investimento ou uma operação de crédito, a Credicoamo tem um compromisso com o desenvolvimento do associado e de sua família, de forma sustentável. “Com visão no futuro, a Credicoamo quer ser identificada, seja por meio de uma folha de cheque, por uma placa com seu nome, pelo cartão de crédito ou por qualquer outra forma que conste o seu nome, como uma cooperativa de crédito que transmite segurança e confiabilidade, e com propósitos bem definidos, para o associado se sentir protegido”, assegura Alcir Goldoni.

Propósitos

O presidente Executivo afirma que os propósitos da Credicoamo só se tornarão realidade com a efetiva e atuante movimentação financeira dos associados e que a cooperativa se sustenta com um relacionamento franco, produtivo e humanizado. “Trabalhamos diariamente para que o associado e a sua família tenham saúde financeira, física e emocional, com o perfeito equilíbrio entre elas, para que ele alcance seus objetivos.”

CREDICOAMO EM NÚMEROS

Agências: 49
Associados: 22.400
Funcionários: 336
Ativo Total: R$ 4,31 bilhões
(+ Termos de Cooperação)

Galeria de fundadores da Credicoamo

Credicoamo inaugura agências no Paraná

Barbosa Ferraz: Satoru Hoshino (cooperado), José Aroldo Gallassini (presidente do Conselho de Administração da Credicoamo), Alcir Goldoni (presidente Executivo da Credicoamo) e Lucinette Sanches (vice-prefeita do município)

Em comemoração aos 32 anos da Credicoamo, a diretoria inaugurou três agências. Os cooperados de Iretama, Barbosa Ferraz e Cruzmaltina passam a ter toda a estrutura da cooperativa de crédito, que traz diversos serviços, facilidades e atendimento desburocratizado. Agora são 49 agências no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para atender os mais de 22 mil associados.

Com as novas agências centenas de associados deixarão de se deslocar para outros Credicoamo inaugura agências no Paraná municípios para realizar as operações junto a Credicoamo. É o caso de Paulo Dias Flores, de Iretama (Centro-Oeste do Paraná), que era associado em Roncador. “Pela confiança que tenho na Credicoamo, eu me deslocava de município para realizar minhas operações financeiras. Mas, o tempo é precioso e ficava muito corrido. Agora, com a agência aqui, vou ter muito mais praticidade.”

José Onofre dos Santos, de Barbosa Ferraz (Centro-Oeste do Paraná), é outro cooperado que estava indo para outra cidade para operar com a Credicoamo. “Eu ia até Fênix para ser atendido. Eu sempre pedia, que tivesse uma agência aqui. Estou muito contente”, comemora.

Rubens Elias Ferreira também de Barbosa Ferraz, iniciou sua história com a Credicoamo em São João do Ivaí, depois mudou a conta para Fênix e, agora, tem sua cooperativa de crédito em casa. “Tudo fica mais fácil, pois trabalho muito com a Credicoamo, desde as movimentações bancárias do dia a dia, até os financiamentos e seguros.”

Cruzmaltina: Natal Casavechia (prefeito), Alcir Goldoni (presidente Executivo da Credicoamo), José Aroldo Gallassini (presidente do Conselho de Administração da Credicoamo) e Daniel Paschoal (cooperado)

Outro cooperado que está comemorando a novidade é Cícero Vieira da Silva Neto, de Cruzmaltina. “A expectativa de que viesse uma agência para cá era grande. O nosso município estava precisando. Os benefícios são muitos e, agora, fica tudo em casa, temos a Coamo e a Credicoamo.”

Daniele Mattos Schier é gerente em Iretama (Centro- -Oeste do Paraná). Ela está há 12 anos na cooperativa de crédito e revela que os cooperados valorizam o sistema da Credicoamo. “Trabalho desde 1999 no sistema financeiro e quando cheguei na Credicoamo me encantei. É tudo muito mais humano e familiar. Com essa nova agência me sinto desafiada positivamente, e tenho certeza de que será muito bom.”

Esse crescimento está alinhado à demanda do próprio associado, conforme, ressalta o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni. “Como parte das festividades dos 32 anos inauguramos essas três agências. Esse crescimento que tivemos foi expressivo e nos exigiu um ajuste mais urgente do que o previsto. Nesse ano, até outubro admitimos 1855 associados e isso demanda estrutura de gestão e agência. Em um curto espaço de tempo tivemos que nos adaptar para que o cooperado sinta a segurança da Credicoamo com atendimento de qualidade e estrutura para ele realizar suas operações e se sentir apoiado na sua cooperativa de crédito.”

Iretama: Agnaldo Flores (cooperado) José Aroldo Gallassini (presidente do Conselho de Administração da Credicoamo), Alcir Goldoni (presidente Executivo da Credicoamo) e Dilmar Peri (diretor de Negócios da Credicoamo)

Cuidando da saúde financeira

Aline Soaper diz que a educação financeira está relacionada a tudo na vida das pessoas

O evento online em comemoração aos 32 anos da Credicoamo e lançamento da nova identidade visual da cooperativa de crédito contou, também, com uma palestra com o tema “Educação financeira para um mundo melhor”, proferida por Aline Soaper. Ela é treinadora e empresária há mais de 20 anos, educadora financeira, palestrante e escritora.

“É gratificante falar de um assunto tão importante para a vida das pessoas e vermos instituições, como a Credicoamo, interessadas em apresentar o tema para os seus associados. Se cada família, cada cooperado estiver saudável financeiramente, toda a comunidade estará também”, observa Aline.

Ela explica que a educação financeira está relacionada a tudo na vida das pessoas, desde o momento que um bebê nasce até quando a família planeja o futuro em relação ao dinheiro. “A criança começa usando os recursos, por meio dos pais. Depois, assume a administração. Por esse motivo, precisamos estar atentos ao exemplo que estamos passando.”

De acordo com ela, liberdade financeira representa o poder de escolher o que fazer com o dinheiro. “Quando não sabemos para onde vai o nosso dinheiro, não estamos tendo poder de escolha”, diz. Aline revela que para alcançar a liberdade financeira é necessário se atentar a quatro pilares: gerar, cuidar, proteger e multiplicar o dinheiro. “Primeiramente, é importante ressaltar que não ganhamos dinheiro. Todos nós geramos nosso dinheiro. Se geramos e não cuidamos, ele vai embora. Os recursos financeiros são gerados por meio de muito esforço e o mesmo esforço deve ser empregado para administrá-los.”

Aponte o leitor de QR Code do celular na imagem ao lado e assista o evento on-line da Credicoamo.

O vídeo também pode ser acessado pela página da Coamo no YouTube.

Outro ponto destacado pela educadora financeira é a necessidade de proteger o dinheiro. “Um ponto que já vem sendo realizado pelos associados da Credicoamo é a participação em seguros, seja de máquinas ou da produção. Não estamos livres de qualquer problema que possa acontecer e a educação financeira também é sobre saber proteger esse dinheiro”, assinala.

O quarto ponto é sobre multiplicar o dinheiro. “Assim como uma semente que se coloca no solo, o dinheiro precisa ser multiplicado. Como estamos falando em cooperativa de crédito, as aplicações são importantes, já que a instituição precisa desse dinheiro para outros empréstimos e financiamentos, e assim, o dinheiro será multiplicado e todos terão a oportunidade de crescer e se fortalecer financeiramente”, considera Aline.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.