Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 519 | Novembro de 2021 | Campo Mourão - Paraná

RÁDIO

40 anos de Informativo Coamo no rádio

Wilson Bibiano, Ana Paula Pelissari e Ruthielle Borsuk são os responsáveis por levar diariamente o programa Informativo Coamo a milhares de ouvintes

Desde o início da trajetória da Coamo, a cooperativa teve a visão de estar mais perto do cooperado. Em 1974, foi criado o Informativo Coamo impresso, que em seguida se transformou no Jornal Coamo, e hoje, Revista Coamo. No início da década de 1980, a diretoria decidiu levar o Informativo para um dos meios de comunicação que mais aproximava as pessoas: o rádio.

O intuito era passar a mensagem da cooperativa aos cooperados de forma rápida e ágil. O programa de rádio Informativo Coamo começou com duas emissoras em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) e depois para as regiões de Pitanga (Centro do Paraná) e Mangueirinha (Sudoeste do Paraná). Hoje, já são 32 emissoras na rede de rádios, alcançando milhares de ouvintes, de Xanxerê (SC), até Bandeirantes (MS), ultrapassando mil quilômetros de distância.

Ao longo dos anos, o Informativo Coamo acompanhou a evolução da cooperativa e foi se modernizando, com a criação de novos quadros, vinhetas e melhorando sempre a qualidade, com o foco em bem informar cooperados, familiares e a comunidade. Com a chegada da internet, os ouvintes acompanham o programa, também, por meio dos sites da Coamo e das próprias emissoras. Desta maneira, podem ouvir o programa na hora que quiserem e de onde estiverem.

Mais de dez mil programas já foram levados ao ar e veiculados pela rede de rádios, com o desafio de se comunicar com uma "multidão invisível", e informar o cooperado para tomada de decisão por meio de entrevistas, dicas, cotação agrícola, calendário de plantio, entre outros. Foram diversos os temas abordados, centenas de entrevistados, com o objetivo de consolidar o trabalho da Coamo para agregar valor à produção dos cooperados.

Programa Informativo Coamo começou no início da década de 1980.

Atualmente são 32 emissoras, alcançando milhares de ouvintes, de Xanxerê (SC), até Bandeirantes (MS), ultrapassando mil quilômetros de distância.

Mais de dez mil programas já foram levados ao ar.

Uma história contada há 15 anos

Ouvir o Informativo Coamo acompanhado do chimarrão e da esposa Maria Teresinha faz parte da rotina de todas as manhãs na casa do cooperado José Carlos Malaquias, em Bragantina (PR)

José Malaquias contou sua história no rádio pela primeira vez em 2006

Nos 40 anos de Informativo, foram milhares de histórias contadas. Muitos ensinamentos, informações e dicas aos ouvintes. Assim foi com José Carlos Malaquias, cooperado em Bragantina, no Oeste do Paraná, que teve sua história contada em 2006 pelo programa. Na ocasião, o cooperado contou que, aproveitando as oportunidades, passou de empregado em diversos sítios a dono de suas próprias terras.

Na região do Rio Alívio, Malaquias teve sua primeira oportunidade, ao iniciar a sua trajetória como funcionário de uma propriedade local. Durante dez anos, foi o responsável pelas atividades da área. Até que, com a mudança do patrão para Mato Grosso, José Malaquias, arrendou a propriedade. Com o rendimento do trabalho, foi adquirindo os talhões do sítio. Hoje ele é dono das terras e comemora as conquistas.

Esse foi um trecho da história contada por ele, no rádio, há 15 anos. Hoje, Malaquias parabeniza a Coamo pelo programa, que ouve todos os dias ao lado da esposa, Maria Teresinha. O casal acorda cedo, prepara o chimarrão, e se senta na varanda da casa, do lado do rádio, para ouvir as notícias da Coamo. “Sempre estamos em audiência para nos mantermos informados. São notícias e histórias que servem para todos os produtores. Todos os dias ouvimos coisas novas, e isso é muito bom para nós”, afirma.

Para a esposa, Maria Teresinha, as histórias contadas no Informativo Coamo são enriquecedoras. “Todos os dias ouvimos uma pessoa diferente contando sua história, e sempre pegamos como exemplo. Também gostamos de ouvir as dicas e os preços dos produtos agrícolas. Quando o meu esposo precisa sair mais cedo, já deixa avisado para eu ouvir e repassar para ele”, conta Maria.

De acordo com Malaquias, as informações do programa são de grande valia para tomar decisões na lavoura. Ele é cooperado desde que a Coamo chegou em Bragantina, e tem uma forte parceria com a cooperativa. “Estava começando a minha vida, deixei de trabalhar como funcionário e virei dono da minha terra. A Coamo chegou na hora certa, pois me ajudou a crescer. A assistência técnica me apoiou, e com meu trabalho, cheguei aonde estou”, agradece o cooperado.

A magia do rádio com parceria de sucesso

Ouvinte e parceira do Informativo Coamo há mais de 15 anos, é a radialista e empreendedora Helena Miura da Costa, diretora da Rádio Vale Verde de Jesuítas no Oeste do Paraná. “Para falar dessa parceira entre a Coamo e a nossa rádio, eu lembro da forte presença do meu esposo José Costa (fundador da rádio Vale Verde - em memória). Era um sonho dele. Ele fazia rádio com tanta seriedade que queria veicular uma programação para que as famílias pudessem ouvir e, também, queria levar a palavra de Deus para os lares. Nesse sentido, a Coamo com toda essa credibilidade e responsabilidade, estava sintonizada com nossos princípios.”

Helena Miura da Costa, diretora da Rádio Vale Verde, é ouvinte e parceira do Informativo Coamo há mais de 15 anos

A professora Helena é apaixonada pela radiodifusão, assim como era o seu marido. “A magia do rádio existe. Um bom exemplo, foi quando recentemente passamos por um forte temporal e nossa veiculação foi interrompida por alguns dias. Nossos ouvintes tinham acesso à programação pelo site e redes sociais. Mas, quando voltamos ao ar, eles manifestaram muita alegria. É diferente você ouvir uma música pelo rádio, saber que tem um locutor ali, que você não está sozinho.”

A rádio Vale Verde veicula o Informativo Coamo todas as manhãs de segunda-feira a sábado às 6h45min, pela frequência 96.5 MHz. “O estúdio 1 fica em Jesuítas e o 2 em Assis Chateaubriand, temos também um escritório em Toledo, mas o sinal entra em mais de 100 municípios, opera com uma potência de 50.000 watts”, revela.

O aniversário do Informativo Coamo também é motivo de comemoração para a dona Helena. “É uma alegria para a Vale Verde ter na programação o Informativo Coamo, soma para nós e para o nosso ouvinte. O Informativo Coamo é um programa que vem evoluindo sempre. É gostoso de ouvir e traz informações importantes.”

Para a família

Para o assessor de Comunicação da Coamo, Ilivaldo Duarte, o rádio é um veículo de comunicação que conta histórias, informa e educa milhares de pessoas. "O Informativo Coamo é um programa que alcança a família cooperativista e um grande número de ouvintes das comunidades onde a cooperativa está presente. O rádio tem uma grande força e penetração, e com a chegada dos aplicativos, da internet, é possível sintonizar uma das 32 emissoras ou, até mesmo, o site da cooperativa para ouvir o programa de 15 minutos com informações de interesse dos cooperados", afirma Ilivaldo.

Segundo ele, o rádio proporciona que produtores de Mato Grosso do Sul possam ouvir e aprender com produtores do Oeste de Santa Catarina, ou vice-versa, por exemplo. "Fazemos um programa com visão global sem perder o foco local", explica Ilivaldo Duarte.

Ligação

A cada novo plano de fornecimento de insumos, por exemplo, ou um projeto em benefício dos cooperados, o rádio é um veículo relevante que é utilizado para que a notícia chegue rapidamente aos cooperados. "Entre os valores da Coamo estão a transparência e o relacionamento com os cooperados. Nesses 40 anos usamos o rádio para informá-los sobre a situação da cooperativa, da agricultura e do próprio cooperativismo, e das reuniões de campo com grande participação da família cooperativista. É uma ligação direta pelas ondas do rádio", assegura José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e da Credicoamo.

José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e da Credicoamo, destaca a importância do rádio para informar os cooperados
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.