Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 523 | Abril de 2022 | Campo Mourão - Paraná

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Cooperativas se unem em prol da inovação

As cooperativas do Paraná se aliaram estrategicamente e constituíram a UniTI – Cooperativa Central de Tecnologia da Informação. O objetivo é reduzir riscos e trazer soluções inteligentes e compartilhas para a área de TI. “Essa iniciativa inovadora e pioneira se insere no objetivo essencial do cooperativismo, abrangendo conceitos de economia compartilhada e de escala, com o foco na agregação de valor e melhoria de serviços aos cooperados”, afirma o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

A UniTI é composta por 21 cooperativas: Coamo, Cocamar, Copacol, Frísia, Integrada, Castrolanda, Frimesa, Agrária, Cocari, Capal, Bom Jesus, Copagril, Coagru, Camisc, Cooperante, Coopertradição, Primato, Coprossel, Unicampo, Lar e C.Vale.

A UniTI integra um dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Segundo o superintendente do Sescoop/ PR, a ideia de implementar uma ação de compartilhamento de TI que nasceu em 2015, em Campo Mourão, no Encontro de Núcleos, quando Antônio Sérgio Gabriel destacou a necessidade de uma iniciativa nesse sentido. “É a concretização de um sonho que se insere no trabalho do Sistema Ocepar, em fomentar a intercooperação entre os vários ramos do cooperativismo paranaense e, no caso, em uma área que demanda muitos e constantes investimentos das cooperativas, diante da evolução da TI”, explica o diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel.

A proposta foi incorporada ao planejamento da época, o PRC100, e, ao longo dos dois últimos anos, vinha sendo estudada e discutida, com a participação de técnicos das cooperativas, do Sistema Ocepar e assessoria da empresa Falconi, até a criação da Central.

Assim como a elaboração do projeto que resultou na criação da central, o trabalho a ser desenvolvido para atingir os objetivos da UniTI também será em conjunto, disse o presidente Alair Aparecido Zago, em seu primeiro pronunciamento. “Juntos vamos conseguir colocar em prática esse grande trabalho desenvolvido até aqui, com o apoio do Sistema Ocepar e toda a equipe envolvida no projeto. É um desafio a ser enfrentado por todos para, assim, colocarmos realmente em ritmo a nossa UniTI”, enfatizou.

Com informações do Sistema Ocepar


CONSELHOS

O Conselho de Administração da UniTI ficou assim constituído: presidente: Alair Aparecido Zago (Cocamar); vice-presidente: Airton Galinari (Coamo); secretário: James Fernando de Morais (Copacol); Nevair de Mattos (Frísia); Haroldo Jose Polizel (Integrada); João Carlos Obici (Cocari); Irineo da Costa Rodrigues (Lar); Gilson Hollerweger Fernandes (Cooperante) e Jonis Everton Centenaro (C.Vale).

Para o Conselho Fiscal foram eleitos como titulares Marcelo Luís Kosinski (Bom Jesus), Claudemir Pereira de Carvalho (Coagru) e Edmund Gumpl (Agrária) e, para suplentes, Anderson Léo Sabadin (Primato), Paulo Pinto de Oliveira Filho (Coprossel) e Luciano Ferreira (Unicampo).

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.