Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 526 | Julho de 2022 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Relacionamento com honestidade e transparência

“Nada substitui o relacionamento presencial, o qual sempre foi um grande valor da Coamo nesses 51 anos.”

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

Após praticamente três anos, retornamos em julho com as tradicionais Reuniões de Campo reunindo milhares de cooperados da Coamo e Credicoamo. Foram momentos marcantes, pois estava com saudade desse contato com os nossos cooperados. Nada substitui esse relacionamento presencial, que sempre foi um grande valor da Coamo nesses 51 anos.

O Encontro de Inverno promovido na Fazenda Experimental também confirmou essa situação, com a volta dos eventos presenciais, e no caso, do contato direto dos cooperados usuários de tecnologias com os técnicos e pesquisadores criadores das novas técnicas utilizadas nos campos de produção.

Esta retomada dos eventos junto aos cooperados tem sido muito bem conduzida, de forma segura com participação intensa dos cooperados nos eventos técnicos, educacionais e sociais.

As Reuniões de Campo comprovaram isso, desde as primeiras no Mato Grosso do Sul até as realizadas no Sudoeste do Paraná e no Oeste de Santa Catarina. Todas com grande interesse e recepção dos produtores, objetivos cumpridos com mais integração e relacionamento, e o repasse de importantes informações não só da situação da Coamo e da Credicoamo, como da agricultura nacional e mundial.

Um dos valores da Coamo está na “Ética, transparência e honestidade de princípios”, por isso é necessária a prática da informação, formação e educação cooperativista, como os cooperados tiveram nas Reuniões de Campo deste segundo semestre.

Entre os assuntos, reiteramos a importância dos princípios do cooperativismo e mostramos a boa situação econômica da Coamo e da Credicoamo embasada na responsabilidade, segurança e solidez.

A comercialização dos produtos agrícolas foi um dos assuntos de grande interesse dos cooperados. Apresentamos o cenário e as tendências de oferta e demanda nacional e mundial da soja, do milho e do trigo. Pelas previsões haverá aumento de produção mundial na soja com 395,37 milhões de toneladas contra 351,99 na safra anterior. O Brasil será o maior produtor de soja com 149 milhões de toneladas na safra 2022/2023, contra 126 milhões da safra 2021/2022. O Brasil estará na liderança a frente dos Estados Unidos com estimativa de colher 126,28 milhões de toneladas.

No caso do milho, o Brasil deverá registrar incremento na produção, passando de 115 para 126 milhões de toneladas. Mas, no mundo a produção do cereal será de um bilhão cento e oitenta e cinco milhões de toneladas, com redução de 2,55%.

Os números e análises do Plano Safra, bem como todo o trabalho promovido pela assistência Técnica da Coamo para impulsionar produtividades, juntamente com os serviços e benefícios oferecidos pela Credicoamo, também fizeram parte do pacote de informações repassadas nas reuniões realizadas de forma regionalizada, com participação expressiva dos cooperados.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.