Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 526 | Julho de 2022 | Campo Mourão - Paraná

JUBILEU DE OURO

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão comemora 50 anos

Evento de comemoração do jubileu de ouro contou com a presença de fundadores da AEACM

Criada em 15 de julho de 1972 pela visão e vontade de 14 idealistas, como uma extensão da classe no Paraná, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM), comemora 50 anos de fundação. Atualmente a entidade reúne mais de 200 profissionais da agronomia, atuantes na região de Campo Mourão.

Ao longo dos anos, a entidade cresceu, amadureceu e ganhou ampla estrutura, e contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento regional e estadual, somando esforços com outras entidades, voltadas para este objetivo.

As cinco décadas de existência reúnem grandes histórias e transformações ocorridas na região, que passou de atividades extrativistas, notadamente para madeireiro, até consolidar- -se como importante polo-agrícola do Brasil.

Em 1993, a AEACM adquiriu personalidade jurídica própria, transformando-se em associação regional, filiada à Federação da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná. Desde então, a entidade passou a aglutinar a categoria agronômica na região, e participou ativamente de discussões que precederam a introdução de novas tecnologias, como correção e conservação do solo; plantio direto; rotação de culturas; manejo integrado de pragas; equilíbrio da fertilidade do solo e diversas outras que resultaram numa melhor sustentabilidade do processo de produção agrícola regional.

Quando completou 30 anos, a AEACM recebeu a mais alta honraria de toda a sua história, em sessão solene da Câmara Municipal com entrega da "Comenda 10 de Outubro", pelos serviços relevantes prestados ao desenvolvimento econômico e social do município.

A vida da AEACM foi marcada pela existência de um grupo coeso, que alavancou resultados, e funcionou como uma engrenagem, formando uma roda viva só. É uma entidade que pratica uma lição política, democrática e independente, com postura ética e alto grau de defesa do profissionalismo.

José Aroldo Gallassini com o presidente da AEACM, Roberto Bueno da Silva Ações sociais sempre integraram os princípios da AEACM

“São 50 anos de muitas histórias e avanços em prol do desenvolvimento dos produtores com uma agricultura moderna e sustentável. Comemorar o jubileu de ouro é motivo de orgulho e satisfação, reverenciando os fundadores, que se uniram e jamais imaginaram que um dia seus propósitos seriam perpetuados e consolidados. A nossa região é referência na difusão de tecnologias inovadoras como o plantio direto, rotação de culturas e a agricultura de precisão", afirma Roberto Bueno Silva, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão.

O engenheiro agrônomo e um dos fundadores da AEACM, José Aroldo Gallassini, formou-se em Curitiba, na turma de 1967 na Universidade Federal do Paraná. Em maio do ano seguinte, era um dos cinco profissionais de agronomia na região de Campo Mourão. Trabalhou como extensionista rural pela Acarpa – empresa pública de extensão rural, coordenou os trabalhos e foi o idealizador da fundação da Coamo.

Segundo Gallassini, a AEACM é resultado do sonho e da vontade dos seus associados, com idealismo, trabalho e determinação, para promover o desenvolvimento pessoal e profissional da classe agronômica. “A associação é referência não só em nível estadual, como também nacional, pelos bons trabalhos nessas cinco décadas, com muito sucesso e excelentes resultados.”

A AEACM está entre as mais modernas, funcionais e organizadas do país, contando com grande participação dos seus engenheiros agrônomos e familiares nas atividades técnicas, esportivas e sociais.

FUNDADORES DA AEACM

Foram 14 os engenheiros agrônomos fundadores da Associação de Campo Mourão, a quarta mais antiga do Estado do Paraná. Hoje são mais de 200 associados presentes e atuantes em vários municípios da região de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. São fundadores da entidade agronômica: Abelegy Alves – in memoriam, Antônio Álvaro Massareto, Dirceu Sponholz, Eduardo Massignan, Egon Simm, Humberto Vignolli, Imar Borges, João Carlos Flores, José Aroldo Gallassini, Lourenço Tenório Cavalcanti, Nei Leocádio Cesconeto, Newton Sponholz, Ricardo Accioly Calderari e Vanio do Amaral Lima.

Para marcar os 50 anos da AEACM, foi promovido dia 16 de julho evento solene que contou um pouco da história, homenageou os agrônomos fundadores e o lançamento de livro alusivo ao jubileu de ouro da entidade.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.