Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 526 | Julho de 2022 | Campo Mourão - Paraná

EXPANSÃO

Entra em operação unidade de São Gabriel do Oeste

Vista aérea da estrutura adquirida pela Coamo em São Gabriel do Oeste (MS)

Começou a funcionar em 1º de julho a 19ª unidade da Coamo no Mato Grosso do Sul, em São Gabriel do Oeste, na região Norte do Estado, que é a maior rota de escoamento de produção de grãos do país, sendo polo do agronegócio e um dos maiores produtores de soja, milho e sorgo.

Paralelo a este novo empreendimento que ganhará em breve o padrão Coamo, os produtores sul-mato-grossenses passaram a contar em outubro do ano passado com os serviços da cooperativa no município de Bandeirantes e aguardam a construção dos novos entrepostos localizados nas regiões de Ponta Porã e Rio Brilhante, que receberão a safra 2022/2023 com novas instalações.

O evento de lançamento em São Gabriel do Oeste reuniu produtores e autoridades locais e regionais, diretores da Coamo e Credicoamo e do Sistema OCB/MS.

Segundo Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, o cooperativismo é importante agente de desenvolvimento para milhões de pessoas em diversos ramos de atuação. “Para nós é uma honra e para os produtores desta região uma oportunidade, porque a cooperativa não vem para uma aventura, mas para ficar e traz todo um pacote tecnológico aos produtores. Temos certeza de que iremos contribuir para a melhoria da produção e impulsionar o desenvolvimento, com um modelo diferente de fazer negócios dentro do padrão Coamo.”

Os bons resultados do cooperativismo foram lembrados por Celso Régis, presidente do Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras/ Mato Grosso do Sul), no evento da Coamo em São Gabriel do Oeste. “É grande o movimento cooperativo em nosso Estado e a prova disso é que este município sedia a 19ª unidade da Coamo no MS. O cooperativismo é líder nesse papel da impregnação das comunidades na sua forma de organização. Ficamos honrados com a expansão da Coamo e investimentos em nosso Estado.”

O prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni recebeu com entusiasmo a chegada da Coamo na região. “Trata-se de uma empresa com mais de 50 anos de história que deu certo no Sul do Brasil e vem para nossa região. Quem ganha são os nossos cidadãos, a nossa cidade e os produtores, com tecnologia, assistência técnica, oferta de produtos e serviços, e comercialização de grãos”, comemora.

Para o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, a abertura do entreposto em São Gabriel do Oeste atende uma reivindicação dos cooperados sul-mato-grossenses. “Os entrepostos da Coamo no MS têm como características o recebimento de grandes volumes de produção, principalmente soja. Dentro do nosso programa de expansão, viabilizamos a abertura desse entreposto. Vamos atender um grupo grande de cooperados e ficamos satisfeitos em prestar esse serviço mais diretamente a todo o quadro social do Mato Grosso Sul”, afirma Gallassini.

A nova unidade da Coamo está estruturada para receber 1.100.000 sacas, com um armazém graneleiro de 30 mil toneladas, quatro silos metálicos de quatro mil toneladas, três silos metálicos novos de seis mil toneladas, um secador de grãos com capacidade para secagem total de 150 t/h, quatro moegas com capacidade de 240 toneladas/cada. Além, de uma usina fotovoltaica com capacidade de geração superior a 58 ml kw/h/mês, alojamentos e área social.

São Gabriel do Oeste será a 19ª unidade da Coamo no Mato Grosso do Sul juntamente com estruturas em Amambai, Aral Moreira, Bandeirantes, Caarapó, Dourados (entreposto e indústrias de esmagamento e refino de óleo), Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Sidrolândia, e nos futuros entrepostos de Rio Brilhante e Ponta Porã.

Diretoria da Coamo e Credicoamo e lideranças de São Gabriel do Oeste participaram da apresentação e inauguração simbólica na nova unidade do MS
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.