Mais recente relatório da Gerência de Assistência Técnica aponta que 40% da soja já foi colhida
As máquinas estão à campo e os cooperados da Coamo estão colhendo com otimismo a safra de verão 2003/14, esperando boas produtividades e preços satisfatórios das commodities. O mais recente relatório da Gerência de Assistência Técnica aponta que mais de 40% da soja já foi colhida. A região Oeste do Paraná é a mais adiantada com mais de 80% de colheita. Na sequência vem o Centro-Oeste paranaense e depois o Mato Grosso do Sul.
Considerada difícil do ponto de vista de manejo, por conta de irregularidades climáticas, a safra, segundo o gerente de assistência técnica da Coamo, Marcelo Sumiya, foi influenciada por falta de chuva e altas temperaturas. Isso está fazendo com que haja oscilações nas produtividades, com alguns cooperados colhendo entre 40 e 50 sacas por alqueires enquanto que outros produzam acima de 200 sacas. “No Mato Grosso do Sul a produtividade é menor enquanto que no Oeste e Centro-Oeste do Paraná a safra está sendo normal. Alguns casos de perdas se concentram no Vale do Ivaí e região Centro-Norte do Paraná”, destaca.
A falta de chuva no final de janeiro e início de fevereiro atrapalhou o plantio do milho de segunda safra nas regiões produtoras do cereal. “A colheita da soja ocorreu no período certo, mas faltou chuva para o plantio. Isso pode acarretar em queda de área”, diz.
MILHO DE VERÃO – Com o milho o resultado é mais animador. Na maioria dos casos o cereal teve um bom comportamento, principalmente em razão do uso de tecnologia nas lavouras. “Estamos com uma boa expectativa de produtividade com o milho, bem acima dos anos anteriores. Os produtores estão mais conscientes, investindo mais em tecnologia e, sobretudo, melhorando o manejo por meio de rotação de culturas. Isso tem sido fundamental”, pondera Sumiya.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.