Cooperado Celito Reginato é um dos muitos produtores felizes com o início da Coamo em Xanxerê
Entrou em funcionamento neste mês de fevereiro, no município de Xanxerê, no extremo-oeste catarinense, a mais nova unidade da Coamo em Santa Catarina. A cooperativa em Xanxerê, distante 40 km de Abelardo Luz, está localizada na rodovia SC – 480, KM 88, na Linha Barro Preto, próximo ao CTG Espelho da Tradição.
Os produtores estão satisfeitos com a iniciativa da diretoria em colocar a Coamo mais perto deles. A aceitação da comunidade tem sido positiva, por parte das lideranças, autoridade e imprensa. O secretário de Obras, Transporte e Serviços, Jelder Bavaresco diz que a chegada da Coamo dará uma grande contribuição para o desenvolvimento da área agrícola em Xanxerê. “Já estamos ouvindo a satisfação dos produtores, ficamos felizes pela instalação da Coamo em Xanxerê, que é um Município essencialmente agrícola e este setor é muito importante.”
MARCA FORTE - A estrutura inicial permite o atendimento aos já cooperados em Xanxerê, e também produtores rurais com a garantia de que têm na Coamo, a força e o apoio necessário para entregar e comercializar a produção da safra 2014. O gerente da Coamo em Xanxerê, Jorge Rogério Soares, está confiante no trabalho a ser desenvolvido pela cooperativa na região. “A marca Coamo é muito forte, e aqui não será é diferente. Estamos sendo muito bem recebidos na região e recebendo a safra dos produtores. A nossa capacidade estática inicial de armazenagem é de 250 mil sacas, mas acreditamos que receberemos um volume maior que esse”, explica Soares. Segundo ele, a região é promissora e com o apoio e a assistência da Coamo em um curto espaço de tempo os produtores já conhecerão os benefícios oferecidos pela Coamo.
Recebimento da primeira safra de Xanxerê
Cooperado há 25 anos em Santa Catarina, mais precisamente em Abelardo Luz, o cooperado Celito Reginato é um dos muitos produtores felizes com o início da Coamo em Xanxerê. “Estou rindo à toa, satisfeito e feliz com este sonho realizado. A Coamo é uma bela realidade em nosso Município e vai melhorar a vida de muitos agricultores na região. Com a chegada da Coamo todos ganham”, comemora Reginato.
Os números comprovam na prática os benefícios da cooperativa aos produtores. No caso do cooperado Celito Reginato, ele terá uma economia de cerca de 80 km por viagem, entre ida e volta até a Coamo. “Antes eu tinha que deslocar 100 km para entregar minha produção na cooperativa, e agora estou só a 8 km da minha lavoura, e se contar a ida e a vinda andarei menos de 20 km. Essa economia é considerável, reduz despesas de frete e ganharemos na escala. A Coamo perto da gente é tudo de bom”, afirma o cooperado.
O cooperado valoriza o trabalho da diretoria e a distribuição das sobras. “Como diz o Dr. Aroldo as sobras são significativas e ajuda muito o agricultor, é uma coisa bonita, mostra que a Coamo está crescendo, pois se não houvesse crescimento não estaria forte e distribuindo sobras.” Cooperativista, participante atuante, Reginato está colhendo nesta safra mais de 1.000 hectares de soja e mesmo com problemas de estiagem, ele acredita que terá boas produtividades. “A Coamo é diferenciada e com o pacote de tecnologias, como calcário, insumos, tenho certeza que as produtividades na região serão bem diferentes daqui para a frente.
Com alegria e simplicidade, ele afirma que a chegada da Coamo é um sonho realizado. “Há muitos anos esperamos por este momento que é muito especial. Sou cooperado há 25 anos e tenho orgulho de ser associado de uma cooperativa que fornece tudo o que eu preciso. Estou feliz e acreditando que a nossa agricultura irá ser muito melhor com a Coamo.”
Os produtores de Xanxerê e região já contam com mais um benefício da Coamo. Trata-se do programa Informativo Coamo que desde o dia 17 de fevereiro está sendo transmitido no horário das 7h00 ás 7h15, de segunda a sexta-feira, pela rádio Princesa do Oeste AM, de Xanxerê.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.