Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 535 | Maio de 2023 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO

Coamo leva FuturoCoop para mais três unidades

Aula inaugural em Boa Ventura de São Roque (PR)

Lançado recentemente e com turmas já formadas em nove unidades da Coamo, o programa FuturoCoop está sendo ampliado para outras regiões da cooperativa com turmas em Boa Ventura de São Roque, Pinhão e Candói, na região Centro-Sul do Paraná. As turmas mais recentes contam com um total de 40 adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento destes jovens envolvidos com a cooperativa, evidenciando a força do cooperativismo no agronegócio, preparando os futuros sucessores das propriedades. O curso é dividido em seis encontros de quatro horas, uma vez por semana.

Ana Paula Venski, de 14 anos, é filha de cooperado em Boa Ventura de São Roque. Ela diz que o curso ajuda a aprender mais sobre o cooperativismo. Ela acompanha o pai na lavoura e ajuda a mãe a cuidar da casa. “Gosto e quero continuar no campo. Minha vontade é fazer agronomia, mas ainda não é uma decisão formada. Cursos como esses ajudam na tomada das decisões”, diz.

Guilherme Ervite Kruger conta que também está conhecendo mais sobre o cooperativismo com o curso. O pai dele é cooperado e o jovem pretende seguir o mesmo caminho na agropecuária. “É um curso que ensina bastante sobre o agro, a Coamo e o cooperativismo”, frisa. Ele acompanha a família no dia a dia na propriedade e revela que tem uma boa noção do cooperativismo vendo o pai trabalhar com a Coamo. “Todo conhecimento é bem-vindo e o curso ajuda na sucessão da família.” Reonilso Sebastião Jardim de Melo, gerente da Coamo em Boa Ventura de São Roque, afirma que o programa FuturoCoop ajuda na sucessão das propriedades, levando os princípios do cooperativismo desde a adolescência. Ele destaca que houve uma boa adesão dos jovens e ressalta que a participação beneficia toda a família. “Houve uma boa aceitação e grande interesse por parte dos pais para que seus filhos participassem do curso. Esses jovens estão em processo de aprendizagem e, no futuro, deverão assumir as propriedades, por isso é importante receber todo esse conhecimento.”

Guilherme Ervite Kruger e Ana Paula Venski, participantes em Boa Ventura de São Roque (PR)

Boa Ventura de São Roque

Candói
 
José Ricardo Pedron Romani, assessor de Cooperativismo da Coamo, destaca que o programa FuturoCoop oferece conteúdo atrativo e diversificado. Ele enfatiza que os jovens estão compreendendo todo o processo evolutivo e se tornando produtivos para auxiliar suas famílias nas atividades na propriedade, além de entenderem o processo de sucessão.

O programa aborda diversos temas relevantes, como relacionamento, educação financeira e outros assuntos relacionados à juventude. O objetivo é fazer com que os participantes entendam qual é o papel deles dentro da propriedade rural e da família, além de começarem a dar os primeiros passos em direção à sucessão familiar.

Meire Maciel é a instrutora responsável por acompanhar as turmas do programa. Com mais de dez anos de experiência em treinamentos e palestras, ela é especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Comportamental. Meire destaca que o FuturoCoop é um olhar diferenciado e veio para atender a geração que será o futuro da cooperativa. Ela vê o desafio como muito produtivo e espera que os participantes percebam o quanto o cooperativismo pode ser útil e importante em suas vidas. “O FuturoCoop aborda questões relevantes como o cooperativismo e a sucessão familiar. Isso desperta o interesse daqueles que já estão atuando junto com a família e ajuda a fortalecer a decisão daqueles que ainda estão em dúvida. Ao final do programa, os participantes saem diferentes e as famílias afirmam que eles melhoraram em todos os aspectos.”

Pinhão
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.