Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 535 | Maio de 2023 | Campo Mourão - Paraná

MEIO AMBIENTE

“Soluções para a poluição plástica” é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2023

O ano de 2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente após ter sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Neste ano, o anfitrião é a República de Côte d"Ivoire (também conhecida por Costa do Marfim), em parceria com os Países Baixos, com o tema “soluções para a poluição plástica” e foi definido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam online e presencialmente por meio de atividades, eventos e ações de engajamento em todo o mundo.

"O flagelo da poluição plástica é uma ameaça visível que afeta todas as comunidades ao redor do mundo", disse Jean-Luc Assi, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República de Côte d"Ivoire, convidando todos os setores, desde governos e empresas até a sociedade civil, a se unir para encontrar e defender soluções. A República de Côte d" Ivoire proibiu o uso de sacolas plásticas em 2014 e apoiou a mudança para embalagens reutilizáveis. A maior cidade do país, Abidjan, também se tornou um centro para start-ups que buscam vencer a poluição por plásticos. Mais de 400 milhões de toneladas de plásticos são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. 

Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem mensalmente em lagos, rios e mares.

Os microplásticos – pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – acabam em alimentos, água e ar. Estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano e muitas mais se a inalação for considerada. O plástico de uso único descartado ou queimado prejudica a saúde humana e a biodiversidade e polui todos os ecossistemas desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.

Com a ciência e as soluções disponíveis para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem escalar e acelerar as ações para resolver esta crise. Isto ressalta a importância deste Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras a partir de todos os cantos do mundo.

COAMO

A cooperativa, por meio da área de Coordenação de Meio Ambiente, realiza diversas ações para mobilizar cooperados e funcionários no sentido de conscientizar e preservar o ambiente produtivo rural. Inclusive, foi criada a Semana do Meio Ambiente que vem sendo promovida no mês de junho e divulgada nos canais de comunicação da cooperativa para despertar e informar a família cooperativista e a comunidade.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.