Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 541 | Novembro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

CREDICOAMO, 34 ANOS DE SUCESSO E SOLUÇÕES FINANCEIRAS PARA OS ASSOCIADOS

Foram realizados eventos em todas as agências da cooperativa para comemorar o aniversário

A Credicoamo Crédito Rural Cooperativa completou no dia 17 de novembro 34 anos de fundação. Constituída por um grupo de 29 cooperados da Coamo, tem como objetivo ser o braço financeiro dos cooperados da Coamo, com produtos e serviços financeiros para fomento da produção e desenvolvimento da atividade dos associados. Atualmente são mais de 26 mil associados e 51 agências no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul oferecendo serviços focados na agregação de renda e bem-estar de toda a família. A Credicoamo é uma das mais importantes cooperativas de crédito, sendo a maior no segmento de crédito rural do país. 

Para o presidente do Conselho de Administração da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, um dos grandes motivos do sucesso da cooperativa está na efetiva participação dos associados, resultando em uma maior movimentação financeira e permitindo o crescimento e o atendimento das mais diversas necessidades do quadro social. “É um dia importante, 34 anos de um trabalho feito para os associados. E o resultado para nós é muito satisfatório, porque propicia crédito com recursos próprios livres, com taxas abaixo da média do mercado financeiro, além de recursos com taxas controladas do crédito rural; mas não somente no crédito, a Credicoamo capta recursos dos próprios associados por meio de depósitos à vista (conta corrente) e de depósitos a prazo, poupança e LCA, utilizando destes recursos para movimentar a economia na região para benefício dos próprios associados.”

De acordo com o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, são 34 anos de sucesso, de resultado e de crescimento. “O grande número de associados presentes mostra que eles estão cada vez mais vivenciando sua cooperativa. Aumenta nossa responsabilidade como funcionários e dá uma segurança de que o que está sendo feito está no caminho certo, porque o associado está comparecendo e ele comparecendo nos motiva mais ainda a continuar fazendo coisas melhores e maiores para o bem- -estar da família, para o desenvolvimento da atividade do associado, e sempre olhando o futuro”, conclui. 

Como parte da comemoração, a cooperativa de crédito lançou três programas: o Credicoamo Futuro Coop, para iniciação e inclusão financeira dos filhos de associados, com idade de 12 a 18 anos na Credicoamo. Por este programa, a cooperativa inicia desde já a educação financeira e os primeiros passos para perpetuação do cooperativismo nas próximas gerações. A Credicoamo apresentou o ‘Aniversário Automotivo’, uma linha de crédito com benefícios específicos para financiamento de veículos com condições e prazos especiais para o quadro social. Além desses, a cooperativa lançou o Programa de Admissão Intercooperativa, para associação de funcionários da Coamo à cooperativa de crédito.

Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo

O futuro começa agora

Alessandro Colombro com o filho Gustavo, José Aroldo Gallassini e Alcir Goldoni

Ana Maria Santin com o filho Pedro, José Aroldo Gallassini e Alcir Goldoni

Com um trabalho focado nas necessidades dos associados, a cooperativa tem acumulado benefícios que permitem a criação de modalidades e programas constantemente. Sempre pensando na família, a cooperativa de crédito também busca realizar um trabalho de geração para geração. Pensando nisso, foi criado o Credicoamo Futuro Coop, para inserir os filhos dos associados, que passam a contar com os benefícios da cooperativa, para movimentação financeira e de suas economias (poupança). 

Podem se associar jovens de 12 a 18 anos que terão uma conta corrente, movimentada por cartão de débito e/ou pelo aplicativo da cooperativa, respeitados os valores definidos pelos pais. Além de ser uma conta que só movimenta com saldo. 

Alessandro Colombro, de Campo Mourão, é pai do Gustavo Ricci Colombro, de 12 anos. Ele aproveitou a novidade para associar o filho. “Foi uma excelente iniciativa da cooperativa. O Gustavo já está na idade de começar a aprender e ter educação financeira. Ele recebe a mesada e, às vezes, um presente de um familiar em dinheiro. Com essa conta, agora, ele terá seu dinheiro guardado para controlar. Isso é muito importante. Nosso objetivo é que ele já conheça a Coamo e a Credicoamo e dê continuidade ao trabalho da família.” 

Quem também já associou o filho foi Ana Maria Santin, também de Campo Mourão. Pedro Henrique Santin Iba está com 16 anos e já auxilia na propriedade da família. Agora, começará a cuidar do seu dinheiro. “É importante para ele desde cedo aprender a ter responsabilidade com o dinheiro. É uma maneira dele se desenvolver nessa parte financeira e saber trabalhar o dinheiro com responsabilidade”, afirma Ana Maria. 

Pedro enxerga essa novidade como um bom impulso da Credicoamo. “É uma experiência nova que vai me ajudar muito a mexer com as finanças da família”, afirma o jovem associado da Credicoamo. 

Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, ressalta que dentro desse processo de perpetuar a cooperativa, buscou-se um programa para antecipar uma educação financeira para os filhos de associados. “É uma conta que vai ambientando esses jovens ao meio financeiro. Quando eles forem assumir a propriedade e viver o processo de sucessão, ou ter o seu negócio, estarão familiarizados com as condições financeiras do mercado. Além de fazer com que o dinheiro seja seu aliado e não entre nos impulsos do consumo. A noção do valor das coisas é fundamental para ele ter sucesso. É um programa com um olhar para o futuro.” 

 
Carro novo na garagem

Pedro Fernandes dos Santos, de Araruna (PR), aproveitou a oportunidade

Outro presente para os associados pelos 34 anos da Credicoamo foi o lançamento do Aniversário Automotivo. É uma campanha temática, ou seja, uma linha de financiamento liberada apenas para novembro e dezembro de cada ano com condições especiais a cada ano, para a aquisição de veículos leves ou pesados, novos ou usados. Neste ano, o associado que optar pelo pagamento semestral ou anual com taxa de juros pós-fixada, poderá pagar a 1ª parcela em abril de 2025. No aniversário do ano que vem essa linha retorna com novas condições. 

Uma oportunidade que o associado Pedro Fernandes dos Santos, de Araruna (Centro-Oeste do Paraná), aproveitou assim que soube. “Eu já estava querendo comprar um carro e o gerente da agência me falou dessa linha, que fica bem mais fácil o pagamento. O juro é mais baixo e só vou pagar a primeira parcela em 2025.” 

De acordo com o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, é uma forma de presentear o associado em cada aniversário da cooperativa. “Teremos esse programa que é uma linha de financiamento em condições especiais para que o associado possa planejar a compra do seu carro. Pode ser qualquer veículo, novo ou usado. Assim, já fica caracterizado que a cada aniversário da Credicoamo, vamos disponibilizar essa linha para que o associado possa com antecipação programar a compra do seu veículo.”

 
Intercooperação com a Coamo

Alcir Goldoni, Airton Galinari e José Aroldo Gallassini

A Credicoamo avalia sempre a viabilidade de seus programas. Todos precisam ser favoráveis para os associados. Nesta linha, a cooperativa analisou todo o cenário para possibilitar que alguns funcionários da Coamo que ocupam determinados cargos pudessem se associar à Credicoamo. Essa novidade foi denominada de intercooperação. O presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni ressalta que, “o funcionário da Coamo se associando à Credicoamo, vai vivenciar os produtos e todas as atividades da Credicoamo e terá experiência para poder falar dos produtos com mais propriedade. Ele agora pode divulgar e expor as vantagens que ele tem de ser associado e isso se reverterá em benefícios para o associado da Credicoamo.”

Credicoamo inaugura agência em Ponta Porã (MS)

Diretorias da Credicoamo e Coamo com autoridades de Ponta Porã na inauguração da 51ª agência da cooperativa de crédito

Associados de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) passaram a contar desde o início de novembro com todos os serviços e benefícios oferecidos pela Credicoamo Crédito Rural Cooperativa. “Esta é a 51ª agência da Credicoamo, que chega até o município para garantir aos associados locais a melhor solução para suas atividades financeiras”, explica Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo. 

Ao longo destes 34 anos, a história da Credicoamo vem sendo construída a partir da união, trabalho, sinergia com Coamo e sucesso entre associados, diretoria, funcionários e se transformando num importante pilar para o cooperado da Coamo: o financeiro. “Enquanto a Coamo é o pilar da produção, a Credicoamo é o braço financeiro do cooperado, oferecendo soluções financeiras para o custeio da safra, na aquisição de insumos, máquinas e produtos, ou até mesmo com ajuda para as despesas mensais”, complementa Goldoni.

A chegada da Credicoamo em Ponta Porã foi muito celebrada pelos cooperados locais, que destacam as vantagens de ter os serviços de uma cooperativa de crédito própria. Para o associado Carlos Henrique Christianini, os cooperados de Ponta Porã passam a ter uma melhor opção na hora de conduzirem suas atividades financeiras. “Com certeza a Credicoamo vem para faci - litar a nossa vida, seja na hora de realizar a aquisição de maquinários novos, para o cus - teio da produção ou até mesmo para outras aplicações financeiras”, comenta. 

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, destaca que com a chegada da Credicoamo, são gerados benefícios não só aos cooperados, mas também para toda a cidade. “A chegada da Coamo e da Credicoa - mo representa a pujança do agronegócio em Ponta Porã, demonstrando a importância que a cidade tem para as duas cooperativas e transformando essa importância em atitu - des e negócios, gerando novos empregos e renda”, completa o prefeito.

Alcir Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo
FALA ASSOCIADO
“A vinda da Coamo para Ponta Porã foi muito benéfica para os produtores e ago - ra a Credicoamo chega para coroar com opções de crédito e financiamento que certamente irão fomentar o desenvolvimento da nossa região.” Carlos Henrique Christianini.

“O segmento financeiro é muito importante, a agricultura precisa disso, e por isso essa inauguração foi muito aguardada por todos. Agora temos um braço forte não só para a produção, mas também na parte financeira.” Elsi Sandri.

“A Credicoamo nos acompanha há dez anos, desde quando éramos cooperados em Caarapó e tínhamos uma pequena propriedade. A Credicoamo já nos auxiliava. Depois partimos para Dourados e a Credicoamo nos acompanhando e hoje, com a oportunidade que nós temos, abrimos uma propriedade rural em Ponta Porã com meu sogro e a Credicoamo está nos acompanhando também. A parceria é ótima. A Credicoamo sempre trouxe três pilares que a gente comenta bastante: transparência, que traz para nós; a competência dos funcionários; e o mais importante é a segurança, perante o mercado, o que dá confiança para investirmos o nosso dinheiro num capital seguro que é a Credicoamo. A Credicoamo está presente sempre." Cedrick Brito Chaim Jardim Rosa

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.