Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 541 | Novembro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

Encontro das mulheres no MS

Sirlei Benetti falou sobre comunicação e a importância da participação da mulher no agronegócio

A Coamo realizou pela primeira vez, o Encontro das Mulheres Cooperativistas do Mato Grosso do Sul. O evento teve como sede o município de Dourados. As jornalistas Roberta Paffaro e Sirlei Benetti foram as palestrantes. 

Roberta foi escolhida para falar sobre mercado agrícola. O tema trouxe as tendências e o papel da mulher do agro. “Nessa palestra eu quis despertar o olhar da mulher para inovação, tecnologia, sustentabilidade, assuntos que estão em alta e que podem fazer a diferença e que vão ser parâmetros para uma boa venda e uma boa produção no futuro”, conta a jornalista.

A palestra “Você nasceu para dar certo” foi ministrada pela comunicadora Sirlei Benetti. Na apresentação, a palestrante falou sobre comunicação e a importância da participação da mulher no agronegócio. Para Sirlei, a Coamo está tendo uma visão que poucas empresas têm, que é a valorização da mulher. “As mulheres sempre estiveram lá no campo. Hoje, 33% das propriedades rurais das empresas do agro são comandadas por mulheres. E a cooperativa está enxergando que as mulheres querem esse espaço. Não é mais nem menos que os homens.

Não precisamos estar em lugares diferentes, podemos estar no mesmo lugar, cada um ocupando um espaço.”

O Encontro das Mulheres Cooperativistas é promovido pela Coamo e Credicoamo, em parceria com o Sescoop/MS. Participaram cerca de 300 associadas, esposas e filhas de associados das unidades de Dourados, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Caarapó, Aral Moreira e Amambai, municípios onde a Coamo atua no Estado.

A cooperada Márcia Ottoni, de Rio Brilhante, que participou do encontro, diz que os temas das palestras foram relevantes e auxiliarão no dia a dia no campo. “Gostei bastante do evento, porque hoje tem uma presença significativa das mulheres nas propriedades e no meio rural. A Coamo trouxe palestras realmente voltadas para nós mulheres, que estamos trabalhando diariamente no campo. Acho que as palestras ajudaram muito nesse sentido, além de trazer uma ideia de mercado, do que está acontecendo no mundo hoje.”

Roberta Paffaro apresentou para as participantes informações sobre o mercado agrícola

A Mary Estela Mori, que é cooperada em Dourados considerou o evento muito importante para trazer mais conhecimento e informações não só para a vida diária, mas para o envolvimento como um todo na propriedade. “Eu acho que é muito válido e necessário, especialmente esse que foi feito mais aqui, regionalizado, que integra e agrega mais pessoas. Isso traz mais interação e nos orienta para tomadas de decisões. Sabemos que houve uma grande evolução na parte de tecnologia e, assim, temos a chance de estar recebendo essas informações atualizadas”, avalia a cooperada, que está à frente da propriedade, ao lado do esposo, que também é cooperado. 

O evento faz parte do Programa Coamo + Mulher, e tem como objetivo potencializar a participação feminina na cooperativa e evidenciar a importância da mulher no agronegócio.

O gerente da Coamo em Dourados, Eduardo Nascimento, afirma que a participação das mulheres vem crescendo na cooperativa, e não somente em encontros exclusivos para elas, mas em eventos técnicos, dias de campo, entre outros. “Esse crescimento é gradual e contínuo. Acreditamos que é o caminho certo a seguir, com a participação de todos os familiares dos nossos cooperados em todas as atividades da cooperativa.”

Márcia Ottoni, de Rio Brilhante

Mary Estela Mori, de Dourados

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.