Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 545 | Abril de 2024 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Investimento na formação e educação da família cooperativista

"Temos praticado com sucesso junto aos cooperados o quinto princípio do cooperativismo: Educação, formação e informação."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

Constantemente tenho afirmado que a Coamo não foi fundada em novembro de 1970 para apenas uma geração, e que nós podemos envelhecer, mas a cooperativa não. Neste processo para atingir este objetivo é necessário preparar os nossos cooperados para acompanhar a evolução e as tecnologias, e é claro para a melhoria da gestão nos seus negócios com uma sucessão bem-estruturada e planejada. 

Pensando no futuro da Coamo, em 1998, idealizamos o Programa de Jovens Líderes Cooperativistas para promover a prática da educação, formação e o desenvolvimento de jovens cooperados. Desde o início foi um projeto com uma visão de longo prazo que alcança o aperfeiçoamento das pessoas e a sucessão dentro da propriedade rural e da cooperativa. 

Este programa é considerado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o melhor no segmento de “Educação e Gestão Cooperativista”. Neste mês iniciou a 28ª turma com 39 jovens produtores do Paraná e Santa Catarina. 

Estamos no caminho certo com a capacitação de centenas de pessoas que, com este programa de alto nível e exclusivo, sendo customizado e direcionado para a Coamo, podem melhor empreender, compartilhar conhecimento e experiências, gerenciar e decidir os negócios das propriedades, além de apoiar a cooperativa, exercer cargos de gestão e ser líder em suas comunidades. 

O programa conta com uma carga horária de 144 horas, módulos presenciais e online, e é aguardado com expectativa pelos jovens cooperados que têm uma visão global das grandes áreas e serviços oferecidos pela Coamo aos cooperados. Na conclusão, eles participam de um projeto integrador e apresentam possibilidades de soluções ou melhorias em atividades de suas propriedades e na cooperativa. 

Como resultado concreto desse programa de educação e formação de jovens cooperados está a participação deles nos comitês educativos de suas unidades e na vida diária da cooperativa. E a atuação como membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Coamo e da Credicoamo para colaborar e nortear as decisões e os rumos das cooperativas. 

Temos praticado com sucesso junto aos cooperados o quinto princípio do cooperativismo: “Educação, formação e informação”. Há um grande volume de atividades cooperativistas coordenadas pela Assessoria de Cooperativismo por meio do programa + Cooperativismo. Começa junto ao público infantil com a revista “Coamo Kids”, passando pelos adolescentes com o “FuturoCoop”, pelos “Jovens Líderes”, “+ Social”, “+ Mulher”, e também os eventos dos Comitês Educativos, das reuniões técnicas para difundir a fi losofi a do cooperativismo, repassar as informações da cooperativa, tomar decisões e promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

 
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.