Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 545 | Abril de 2024 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO NO CAMPO

COAMO INICIA A 28ª TURMA DO PROGRAMA JOVENS LÍDERES COOPERATIVISTAS

Programa é considerado pela Organização das Cooperativas Brasileiras, o melhor no segmento de “Educação e Gestão Cooperativista”

No mês de abril, a Coamo iniciou à 28ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas. A formação é desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é a capacitação dos cooperados para que eles entendam os processos que envolvem a cooperativa, bem como estejam preparados para exercerem cargos de gestão.

Realizado desde 1998, o curso já formou centenas de cooperados em toda a área de ação da cooperativa e neste ano conta com a participação de 39 associados do Paraná e de Santa Catarina. Com módulos presenciais e online, o curso tem uma carga horária total de 144 horas. A conclusão conta com a apresentação de um projeto integrador para apresentar possibilidades de soluções ou melhorias para as suas propriedades ou para a cooperativa.

O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, participou da cerimônia de abertura da nova turma e destacou que a formação conta com uma programação de alto nível e exclusiva, sendo customizada e direcionada para a Coamo.

O executivo ressalta também que o projeto representa uma visão estratégica e de longo prazo do presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, sobre a sucessão dentro da propriedade rural e da própria cooperativa. “O nosso objetivo é formar líderes comunitários que irão participar dos comitês educativos e da alta gestão da cooperativa, a exemplo do que acontece hoje, onde membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo foram formados pelo Programa Jovens Líderes”, complementa Galinari.

Participante da nova turma, o cooperado Leonardo Rissi, de Xanxerê (Oeste de Santa Catarina), já começou a auxiliar na gestão da propriedade da família e vê no curso uma oportunidade de somar conhecimentos que irão contribuir para as atividades, bem como no trabalho realizado junto à cooperativa. “É uma boa oportunidade para entender melhor toda a questão de preços, compras, vendas, insumos e outros temas do agronegócio que estão diretamente ligados ao nosso dia a dia”, afirma o cooperado.

“A expectativa com o curso é de agregar conhecimento para aplicar em casa, com a família, e também na cooperativa, dando um suporte de qualidade e mais atualizado.” Leonardo Rissi, de Xanxerê (SC)

“É um programa muito importante, que mostra de fato como funciona a cooperativa, os benefícios que os cooperados possuem. É um momento de muito aprendizado e extremamente importante para nós que estamos participando.” Laís de Fátima Maciel Ribas, de Guarapuava (PR)

GESTÃO, SUCESSO E PERENIDADE

A partir do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas, derivaram outros programas que contemplam o quadro social, como o Coamo Kids e o FuturoCoop, que também trabalham a continuidade e a sucessão da família cooperativista. 

O assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, ressalta a evolução proporcionada pelos programas de formação e educação cooperativista, destacando que os resultados já são perceptíveis na nova turma dos Jovens Líderes. “Vários dos integrantes desta nova turma são filhos de cooperados formados pelo programa em edições passadas, são netos e até bisnetos de cooperados. Isso evidencia a importância do programa, mostrando que ele contribui para a permanência dos jovens na propriedade rural, e que eles estão dentro de uma linha sucessória, o que garante a perenidade da cooperativa e de suas propriedades”, destaca.

O professor da UFPR e coordenador da formação, Tomas Sparano Martins, valoriza as ações que são realizadas pela Coamo e destaca que o programa é um dos melhores dentro do tema da sucessão familiar. “Durante o curso, os jovens são capacitados para que possam melhorar as práticas dos negócios, a atuação como líderes cooperativistas e compartilhar conhecimento e experiência”, detalha o professor.

Lais de Fátima Maciel Ribas é cooperada em Guarapuava (Centro do Paraná) e integrante da nova turma do programa. Ela valoriza a oportunidade de aprendizado e destaca que o curso estimula os participantes a darem continuidade nas atividades do campo. “Na nossa propriedade já está acontecendo a sucessão. Primeiro foi do meu avô com meu pai e agora eu e minha irmã estamos assumindo a gestão das atividades, tanto na parte administrativa quanto operacional”, salienta a cooperada

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.