Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 545 | Abril de 2024 | Campo Mourão - Paraná

FAMÍLIA COOPERATIVISTA

EXEMPLO DE COOPERAÇÃO

Cooperado de São Gabriel do Oeste acompanha evolução e expansão da Coamo. Ele já foi associado em três unidades da cooperativa e valoriza o sistema cooperativista

De origem paranaense, família Brunelli está há 11 anos em São Gabriel do Oeste (MS) e reencontraram a Coamo com quem tem uma história de mais de 30 anos

Ricardin de Oliveira Brunelli é cooperado da Coamo em São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul. Ele trabalha na propriedade com os filhos Edson e Ricardo. A Coamo está prestes a comemorar dois anos de instalação em São Gabriel do Oeste e a família Brunelli se associou logo no início da chegada da cooperativa no município. A história deles começou na região Oeste do Paraná, há mais de 30 anos, mais precisamente em Tupãssi. Posteriormente, mudaram-se para Brasilândia do Sul, onde continuaram como cooperados da Coamo. Diante disso, Ricardin considera-se um dos fundadores de três unidades: Tupãssi, Brasilândia do Sul e São Gabriel do Oeste. 

A família está há 11 anos em São Gabriel do Oeste e mudou-se em busca de novas oportunidades. “Nunca deixei de buscar o progresso. Estávamos planejando essa mudança há muitos anos. Evoluímos bastante aqui, uma região promissora e onde se produz muito bem.”

Ele comenta que reencontrar a Coamo no Mato Grosso do Sul foi uma grata surpresa. "Não imaginava esse reencontro. Há algum tempo estávamos ouvindo algo sobre a instalação da Coamo em São Gabriel do Oeste, e depois que se instalou em Bandeirantes começamos a acreditar que a chegada ao nosso município seria real. Vemos que os produtores rurais estão animados com a presença da Coamo. Muitos vêm perguntar como é o trabalho e sempre recomendamos que se associem e que utilizem todos os benefícios e serviços oferecidos pela cooperativa."

O cooperado destaca que na Coamo encontra toda a segurança necessária para aquisição de insumos e entrega da produção. "Foi muito bom. Podemos realizar todos os nossos negócios com a Coamo. Confiamos na cooperativa e ela confia em nós. Sempre gostei de trabalhar com o cooperativismo, de ter essa filosofia cooperativista”, comenta. O cooperativismo acaba se estendendo para a propriedade deles, já que trabalham em parceria, em família.

Edson, Ricardin e Ricardo Brunelli: trabalho em família e cooperação em São Gabriel do Oeste (MS)

Engenheiro agrônomo, Hugo Lorran de Melo Rocha, da Coamo em São Gabriel do Oeste, atende à família Brunelli

O engenheiro agrônomo, Hugo Lorran de Melo Rocha, da Coamo em São Gabriel do Oeste, atende à família Brunelli. Ele ressalta que os cooperados se readaptaram facilmente à filosofia da Coamo e estão se ajustando à nova realidade no Mato Grosso do Sul, voltando a trabalhar com a cooperativismo. “Encontramos muitos produtores no MS que eram do Paraná e que sentiam falta da cultura da Coamo. Na cooperativa eles têm a segurança desde a aquisição dos insumos até a entrega da produção. A Coamo está ao lado do cooperado em todos os momentos.”

Ele ressalta que a Coamo tem sido muito bem aceita pelos produtores de toda a região. “Vamos completar dois anos da instalação em São Gabriel do Oeste e desde o início fomos muito bem recepcionados. Alguns produtores vieram do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e conhecem o modelo de trabalho do cooperativismo. A Coamo está contribuindo para o desenvolvido das atividades agrícolas. Tem sido um trabalho de sucesso de várias famílias que estão se associado à Coamo e melhorando o modelo de trabalho”, observa Hugo.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.