Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 545 | Abril de 2024 | Campo Mourão - Paraná

CURSOS SOCIAIS

Uma receita para integração e descontração

Cursos sociais são realizados pela Coamo em parceria com o Sescoop. Uma oportunidade de aprender, fazer amizades e, até mesmo, empreender

Participantes do curso de "Risotos e Saladas" realizado em Campo Mourão (PR)

A Coamo valoriza e incentiva a integração da família cooperativista. Para que todos participem da cooperativa são realizados diversos eventos de promoção social durante o ano. Um destes momentos se dá por meio dos cursos sociais. Encontros realizados há anos em toda a área de ação da Coamo, para cooperadas, esposas e filhas de cooperados. 

Em Janiópolis, Centro-Oeste do Paraná, a esposa de cooperado, Dirce Albertini participou do curso “Comida de Boteco”. “É um aprendizado para nós. Desde que me aposentei há 10 anos, procuro sempre participar. Teve alguns cursos que mais marcaram, como o de docinhos, conservas, risotos, e esse de comida de boteco, achei muito prático, com receitas fáceis e práticas. Foi um dos melhores que participei, pois a dona de casa precisa de praticidade no dia a dia.”

Curso de "Comida de Boteco" realizado em Janiópolis (PR)

A cooperada Silvana da Silva Monteiro de Andrade, também esteve neste curso em Janiópolis. Ela aproveita o aprendizado para fazer uma renda extra para a família. “Além do lucro que o sítio nos dá, sou confeiteira e faço bolos, doces e salgados. São todas receitas que aprendi na cooperativa. Em quase 20 anos, já foram vários cursos e quero fazer muito mais para ir me aprimorando”, revela. 

Marcia Aparecida Mattia esteve no curso de Risotos e Saladas realizado em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. Ela é esposa de cooperado e sempre está inscrita nos cursos da Coamo. “Eu saio de cada curso com aquela vontade de fazer o prato que aprendi para a minha família. Meus filhos já ficam na expectativa. Sem contar, que é uma forma de aprendermos receitas para gerar uma renda extra. Eu, por exemplo, tenho há mais 20 anos uma agroindústria onde vendo beijo de mulata e bolacha caseira”, conta Marcia.

Para Izaura Maria Ercoli, cooperada em Campo Mourão, esse é um benefício que a Coamo traz e que todos devem aproveitar. “Eu gostei muito do curso de risotos e saladas, porque particularmente prefiro pratos salgados. Sempre procuro participar e vejo que as outras participantes também amam. Na nossa turma, por exemplo, tem umas três mulheres ao menos que utilizam esse aprendizado para incrementar a renda e possuem cozinhas industriais nas propriedades rurais”, reforça.

O catálogo de cursos sociais realizado pela Coamo é extenso, tem temas sobre culinária, artesanato e produção de produtos limpeza. São eventos promovidos por meio da parceria da Coamo com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Sergio Kazuo Kawakami é instrutor do Sescoop e ministra os cursos há mais de 20 anos. “É gratificante conseguir passar algumas das experiências que temos na área da culinária, para que os alunos possam aproveitar o que eles têm na propriedade.”

Sergio destaca o que a experiência como professor agregou em sua vida. “Sempre digo que se conseguirem aprender ao menos uma receita, já valeu a pena participar. Nesses anos todos percebo também que esses cursos são uma oportunidade para que os participantes se conheçam e façam amizades. É uma forma de trocar experiências. Eu, por exemplo, mais aprendi do que ensinei. As vezes acreditamos que sabemos tudo e não sabemos nada. Sempre temos o que aprender”, ressalta o instrutor. 

Conforme o gerente de Janiópolis, Valderi Furtado Silva Melo, a participação da mulher local é muito forte. “Queremos ver as mulheres cada vez mais atuantes na cooperativa e temos esse tipo de evento voltado à culinária como um forte atrativo. Vemos que elas se envolvem e aprovam os cursos sociais. Entendemos ser muito importante, pois traz conhecimento e aprendizado, além de ser uma possibilidade de gerar renda. Sem contar, que é mais uma forma de viver o cooperativismo”, considera Valderi.

Silvana da Silva Monteiro de Andrade e Dirce Albertini, de Janiópolis

Marcia Mattia no curso de Risotos e Saladas em Campo Mourão

Izaura Maria Ercoli, cooperada em Campo Mourão

Assista a reportagem em vídeo no canal da Coamo no YouTube ou aponte a o leitor de QR Code do seu celular na imagem ao lado

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.