Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 545 | Abril de 2024 | Campo Mourão - Paraná

TECNOLOGIA

Autonomia e segurança na palma da mão

Já são mais de 20.000 cooperados cadastrados no App Coamo, e diariamente cerca de 8.200 acessam a ferramenta

Marcos Paulo da Silva, cooperado em Iretama (PR), acessa diariamente o Aplicativo Coamo

Marco Aurélio Marques da Silva, gerente da Coamo em Iretama, Marcos Paulo, e o pai Luiz Paulo

Na vanguarda da inovação, a Coamo conta com uma ferramenta que garante autonomia e segurança para os cooperados realizarem diversas operações. O App Coamo foi lançado para os associados terem a praticidade de consultar preços, acompanhar o dólar e as cotações da Bolsa de Chicago, realizar contratos e expressar intenções de vendas, fixar produtos, agendar retiradas de insumos, monitorar os pontos acumulados no Programa Fideliza, quitar débitos e acompanhar toda a movimentação em conjunto com a cooperativa, sem sair de casa.

Já são mais de 20.000 cooperados cadastrados no App Coamo, e diariamente cerca de 8.200 acessam a ferramenta. Em torno de 15% de todos os acertos de contas são realizados por meio do App o que demonstra confiança e facilidade do cooperado em utilizar.

Marcos Paulo da Silva cooperado em Iretama (Centro-Oeste do Paraná), utiliza o aplicativo Coamo e tem todas as informações e funcionalidades da cooperativa na palma da mão. "O aplicativo é nosso braço direito. Economizamos tempo  e vários recursos, essenciais em nossa rotina corrida. A cada dia, enfrentamos muita correria, e com o aplicativo, conseguimos decidir e resolver tudo de forma prática e segura." Ele utiliza o aplicativo para agendar produtos e realizar a comercialização da produção, destacando sua completude.

Família Michelin, de Cruzmaltina (PR)

Segundo Marcos Paulo, “ao invés de nos deslocarmos até a Coamo para realizar tarefas, agora podemos fazê-las de qualquer lugar, seja na propriedade rural ou na lavoura, agilizando significativamente nosso tempo. Por exemplo, se agendarmos uma retirada de insumos no final da tarde, no dia seguinte, de manhã, basta irmos à Coamo para pegar o produto.”

Quando entrega a produção na Coamo, o cooperado relata que consegue verificar pela aplicação, a quantidade, auxiliando na análise da produtividade por área. Marcos, em parceria com seu pai Luís Paulo da Silva e seu irmão, é responsável pela parte administrativa da propriedade, e o aplicativo Coamo facilita seu trabalho, oferecendo toda a segurança que a cooperativa proporciona. Com o aplicativo, temos controle total de nossas operações.

O aplicativo é de fácil acesso e fornece todas as informações necessárias ao agricultor, disponíveis na palma da mão, de qualquer lugar. A família Michelin de Borrazópolis, optantes da Coamo em Cruzmaltina, no Vale do Ivaí, sabe bem disso. Seu Luiz com a filha Mayara e a nora Natiely tocam a administração da propriedade. No processo de sucessão, ele sabe bem o quanto a tecnologia faz toda a diferença.

O cooperado Luiz Michelin revela que o aplicativo Coamo trouxe muito mais facilidade. Ele acessa todos os dias o aplicativo. “É fácil de mexer, temos a informação rápida e na hora que precisamos. É possível saber tudo sobre a cooperativa e as operações de uma forma clara. Esta tecnologia adiantou muito a vida da gente e com isso temos mais tempo para realizar outras tarefas.” 

Lucas Mello Leão, analista de Negócios, e Cristiano Lorandi Sbaraini, gerente da Coamo em Cruzmaltina, em visita à família Michelin para avaliar as funcionalidades do App Coamo

A rotina diária funciona muito bem na família. O patriarca cuida das lavouras enquanto a filha e a nora são responsáveis pela parte administrativa. “Esse App trouxe agilidade e autonomia para o nosso trabalho e negócio. A gente acessa todo dia para ver o preço da soja, tirar relatório, ver a entrega da produção na cooperativa e o que temos para vender. É muito bom ver essa preocupação da Coamo para fornecer tecnologia de qualidade para nós. É uma vantagem grande e isso nos ajuda a nos mantermos antenadas e programar as operações no nosso dia a dia”, diz Mayara.

Para a família Michelin um cuidado necessário na gestão do seu negócio é ter um bom controle financeiro. “Precisamos saber o custo da nossa produção, então hoje um desafio para nós é a gente ter o controle sobre o custo e o lucro, pois senão fizermos isso, não vai dar certo”, conta a nora Natiely. 

Para seu Luiz os negócios ganharam mais impulso com a chegada da Coamo em Cruzmaltina há três anos. “É fantástico o acolhimento que a cooperativa tem com a gente, o atendimento, e isso faz toda a diferença. Principalmente em momentos de oscilação de preços, a Coamo nos atende muito bem com muita tranquilidade.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.