Para o engenheiro agrônomo e vice-presidente da BASF Soluções para Agricultura no Brasil, Marcelo Batistela, o agricultor brasileiro é um dos mais abertos à adesão de novas tecnologias no mundo e é referência em várias práticas agrícolas sustentáveis como plantio direto, culturas de cobertura de solo, formação e cuidado do perfi l de solo. “Também estamos avançando em outras frentes importantes, como microbiologia de solo e nutrição, a combinação de química e biológicos para o controle de doenças e insetos, além do começo do uso da agricultura digital para tomar de decisões e otimização de recursos.”
Com experiência internacional sobre a agricultura, Batistela diz que o desafi o fora do país foi entender, alavancar semelhanças e respeitar as diferenças entre o Brasil e o mundo. “Os agricultores e a agricultura são muito semelhantes, mas ao mesmo tempo muito diferentes em todo o mundo."
Revista Coamo: Como o senhor aceitou o desafi o de substituir José Munhoz Felippe, que se aposentou após mais de três décadas na Basf?
Marcelo Batistela: Foi uma grande satisfação e uma honra. De certa forma, me sinto dando continuidade ao legado do José Felippe – mais conhecido por todos nós como “Zezé”. Além de termos convivido e trabalhado juntos por mais de duas décadas e ele ter sido um grande mentor e amigo, temos propósitos e valores muito similares como transparência, proximidade com a equipe e com os clientes. É claro que eu trago na minha bagagem pessoal muitas experiências e visões de negócio particulares que fui adquirindo ao longo da minha trajetória, importantes para iniciar este novo capítulo da Basf aqui no Brasil.
Marcelo Batistela é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), com especializações nas áreas de Estratégia, Marketing no Agronegócio e Transformação & Liderança pela Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas e Harvard Business School. Atualmente, é vice-presidente da BASF Soluções para Agricultura no Brasil, após passar por várias experiências na indústria de inovação e tecnologia de insumos agrícolas em pesquisa e desenvolvimento, vendas, marketing, M&A e gestão de negócios, aqui no Brasil, na América Latina e em posições globais.
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RC: Com mais de 20 anos na Basf, como avalia sua carreira desde o início como representante técnico de vendas, passando pelas áreas de vendas, marketing e gestão de negócios, e chegando a vice-presidência para o Brasil? Qual o segredo para crescer e aproveitar as oportunidades de carreira?
Batistela: Minha carreira na indústria começou um pouco antes, em outra empresa de inovação, onde trabalhei na área de pesquisa e desenvolvimento. Me juntei à Basf há pouco mais de 20 anos, onde encontrei um ambiente repleto de oportunidade para adquirir e compartilhar conhecimento. Tive a oportunidade de desempenhar diferentes funções, tanto mais próximas dos clientes e do mercado, quanto posições mais estratégicas com visão de longo prazo. Morei e atuei em todas as regiões agrícolas do Brasil. A Basf também me proporcionou a oportunidade de conhecer a agricultura e agricultores em todos os continentes dos mais diversos cultivos e modelos de negócio. Essa amplitude de experiências me deu uma visão 360 graus e um sólido conhecimento da cadeia de valor do agronegócio, e sou muito grato por isso. Na minha opinião, o segredo para ser bem-sucedido e realizado em tudo que fazemos é ter um propósito claro, ser apaixonado pelo que faz, estar aberto a aprender sempre, se cercar de pessoas boas que te desafi em e inspirem, desafiar o status quo e sempre colaborar com transparência e otimismo.
RC: Qual o impacto das mudanças recentes na Basf, na divisão de soluções para a agricultura no Brasil? Ganhou mais agilidade e mais foco?
Batistela: No ano passado, iniciamos uma jornada de mudança que julgo ser corajosa e profunda, pois estamos intencionalmente nos inspirando na forma que nossas clientes pensam e atuam em seus negócios para defi nirmos o nosso modelo de negócio e a forma de nos organizarmos. Com isso, decidimos integrar todos nossos negócios em uma única estrutura (sementes, biotecnologias, modalidades fi nanceiras, proteção de cultivos e agricultura digital), dando sentido à Basf Soluções para Agricultura. Nossas ofertas e soluções passaram a ser focadas e desenvolvidas em uma visão holística das necessidades dos agricultores por sistema de cultivo e por geografi a, ou seja, defi nidos por rotação de cultivos (por exemplo: soja, milho e algodão, ou soja, milho e trigo, etc) e por regiões (Sul, Centro-Sul, Cerrados, Norte, etc) relevantes para os agricultores e para a Basf. Criamos uma estrutura mais voltada para o cliente, que sistematicamente busca entender as reais necessidades e conhecer a negócio dos nossos clientes em todas as áreas da empresa.
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