A história dele com a criação de gado começou em 1971, enquanto ainda atuava como dentista e adquiriu 48 alqueires em sociedade. Três anos depois, chegou a 78 alqueires e, após a divisão da sociedade, comprou 95 alqueires em Luiziana, onde iniciou a formação de sua fazenda voltada exclusivamente para a pecuária.
Com o tempo, adquiriu mais propriedades, expandindo a atividade para Barbosa Ferraz e Iretama, totalizando 450 alqueires, incluindo áreas de reserva ambiental. Ele desenvolve o ciclo completo de criação, recria e engorda de animais. "Os bezerros vêm para a sede, onde faço a recria e a terminação até enviar para o abate", explica. Para ele, um ponto essencial na recria é tratar os bezerros no inverno, quando o pasto fi ca mais fraco, com cana moída misturada à ração da Coamo, o que tem garantido excelentes resultados.
O cooperado conta que por muito tempo preparou a ração na fazenda seguindo receitas da assistência técnica da Coamo. Ele chegou a utilizar ração de outra cooperativa por cerca de três anos, também obtendo bons resultados. No entanto,quando a Coamo montou sua indústria, ele decidiu testar os produtos da cooperativa.
|
"Tivemos a primeira experiência com o semi-confi namento de 112 bois. Com 66 dias, retiramos 55 bois, que pesaram 595 kg cada. Vinte e quatro dias depois, com 90 dias, tirei o restante, e eles pesaram 594 kg. O resultado foi excelente", relata. O cooperado também realizou outra experiência com novilhas, e os resultados foram igualmente impressionantes, com os animais ganhando peso de forma rápida e efi ciente.
Maeda também utiliza as rações da Coamo na alimentação dos animais na fase de terminação no semi-confi namento. "Tratamos duas vezes ao dia, com cerca de 1% a 1,5% do peso vivo, ou seja, 5 a 6 kg de ração por dia para cada animal." Além disso, o cooperado encontrou uma solução econômica para alimentar as vacas de cria no inverno, utilizando cana inteira junto com o pasto, evitando a perda de peso dos animais durante essa época do ano.
Segundo ele, a qualidade das rações da Coamo trouxe resultados ainda melhores do que os obtidos com outros produtos. "A diferença foi signifi cativa", afi rma o cooperado. Maeda planeja continuar utilizando as rações da cooperativa, destacando que o custo com bezerros, cerca de R$ 5 por dia, vale a pena, pois os animais estão engordando e mantendo um bom estado corporal.
|