Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 551 | Outubro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

RAÇÕES COAMO

Trajetória com a pecuária

Cooperado da Coamo relata sua experiência de mais de cinco décadas com a pecuária de corte e os resultados obtidos com rações

Fumio com a esposa Mercedes Maeda
  Fumio Maeda, cooperado da Coamo em Campo Mourão, trabalha com pecuária de corte há mais de cinco décadas, conduzindo as atividades em três propriedades no Paraná. Ao longo dos anos, ele ampliou as terras e adotou práticas de manejo que otimizaram a criação, recria e engorda de animais. A parceria com a Coamo foi um marco importante na sua trajetória, especialmente com a utilização das rações produzidas pela cooperativa, que trouxeram efi ciência ao processo de alimentação do rebanho.   Maeda é dentista por formação e diz que a pecuária é uma aposentadoria rentável. "Para mim, signifi ca uma realização. Meu prazer não está em visitar museus ou igrejas, mas em ver o que construímos e os resultados que estamos alcançando com a pecuária", conta o cooperado que atua na atividade agrícola ao lado da esposa Mercedes.

Fabiano Camargo com o cooperado Fumio Maeda e a esposa Mercedes

Com três propriedades, família trabalha com o ciclo completo de criação de gado

  A história dele com a criação de gado começou em 1971, enquanto ainda atuava como dentista e adquiriu 48 alqueires em sociedade. Três anos depois, chegou a 78 alqueires e, após a divisão da sociedade, comprou 95 alqueires em Luiziana, onde iniciou a formação de sua fazenda voltada exclusivamente para a pecuária.

  Com o tempo, adquiriu mais propriedades, expandindo a atividade para Barbosa Ferraz e Iretama, totalizando 450 alqueires, incluindo áreas de reserva ambiental. Ele desenvolve o ciclo completo de criação, recria e engorda de animais. "Os bezerros vêm para a sede, onde faço a recria e a terminação até enviar para o abate", explica. Para ele, um ponto essencial na recria é tratar os bezerros no inverno, quando o pasto fi ca mais fraco, com cana moída misturada à ração da Coamo, o que tem garantido excelentes resultados.

  O cooperado conta que por muito tempo preparou a ração na fazenda seguindo receitas da assistência técnica da Coamo. Ele chegou a utilizar ração de outra cooperativa por cerca de três anos, também obtendo bons resultados. No entanto,quando a Coamo montou sua indústria, ele decidiu testar os produtos da cooperativa.

 "Tivemos a primeira experiência com o semi-confi namento de 112 bois. Com 66 dias, retiramos 55 bois, que pesaram 595 kg cada. Vinte e quatro dias depois, com 90 dias, tirei o restante, e eles pesaram 594 kg. O resultado foi excelente", relata. O cooperado também realizou outra experiência com novilhas, e os resultados foram igualmente impressionantes, com os animais ganhando peso de forma rápida e efi ciente.

  Maeda também utiliza as rações da Coamo na alimentação dos animais na fase de terminação no semi-confi namento. "Tratamos duas vezes ao dia, com cerca de 1% a 1,5% do peso vivo, ou seja, 5 a 6 kg de ração por dia para cada animal." Além disso, o cooperado encontrou uma solução econômica para alimentar as vacas de cria no inverno, utilizando cana inteira junto com o pasto, evitando a perda de peso dos animais durante essa época do ano.

  Segundo ele, a qualidade das rações da Coamo trouxe resultados ainda melhores do que os obtidos com outros produtos. "A diferença foi signifi cativa", afi rma o cooperado. Maeda planeja continuar utilizando as rações da cooperativa, destacando que o custo com bezerros, cerca de R$ 5 por dia, vale a pena, pois os animais estão engordando e mantendo um bom estado corporal.

As rações Coamo fazem parte da alimentação do rebanho. Cooperado afirma que o produto está fazendo a diferença na criação dos animais

Para ele, o sucesso na pecuária está ligado à sua trajetória como dentista, profi ssão que lhe proporcionou a base fi nanceira para investir e prosperar no campo. "Não tivemos nenhuma herança. Vim de uma origem rural, conheci a terra, carpindo e cultivando arroz, algodão e milho. Então, foi muito fácil entrar na pecuária. Me sinto realizado."

  Fabiano Camargo, médico veterinário da Coamo, destaca a importância da ração da cooperativa no manejo dos bezerros. Segundo ele, os animais são desmamados com aproximadamente oito meses e o manejo inclui alimentação no cocho, misturando a ração de 15% de proteína com cana. "Cada bezerro consome cerca de 2,5 kg de ração por dia, o que evita o efeito sanfona, quando o bezerro perde peso após a desmama. Com esse manejo, os bezerros ganham muito peso em quatro meses, o que adianta o tempo de abate."

Quanto à aceitação das rações Coamo pelos cooperados, Camargo relata que tem sido muito boa. "Tenho cooperados em Araruna, Luiziana e Campo Mourão que estão vendo o bom desempenho dos animais de seus vizinhos e adotando a ração da Coamo. A ração da Coamo não contém resíduos ou substitutos, é feita com matéria-prima original de alta qualidade, como milho, farelo de soja e trigo, além de minerais de ponta. Isso faz uma grande diferença no desempenho dos animais."

  Ele acrescenta que a cooperativa também oferece rações para gado leiteiro, com teores de 18%, 19% e 20% de proteína, conforme a necessidade de cada cooperado. "A família Maeda, por exemplo, usa a ração de 19% para os bezerros e a de 15% para a engorda dos bois", conclui Camargo.



Credicoamo cresce no ranking e se destaca entre as maiores empresas do Sul do Brasil

  No dia 21 de outubro, o Grupo Amanhã realizou a cerimônia de premiação das 100 maiores empresas do Paraná, que também integram o ranking das 500 maiores empresas do Sul do Brasil. No levantamento, a Credicoamo Crédito Rural Cooperativa destaca-se como a 55ª maior empresa paranaense e a 143ª maior da região Sul.

  Analisando o setor fi nanceiro, o ranking mostra a Credicoamo na 2ª colocação entre as maiores cooperativas de crédito do Paraná e a 4ª entre as instituições do sul do Brasil, indicando um crescimento da Credicoamo em comparação com 2022, quando ocupou a 66ª posição entre as empresas paranaenses e a 172ª posição na regional Sul do país.

  Para revelar quem é quem entre as empresas do Sul, a Revista Amanhã e a PwC Brasil construíram um indicador exclusivo: o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice refl ete, de forma equilibrada, o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).

  Com 34 anos de existência, o ranking produzido pelo Grupo Amanhã com a parceria técnica da PwC Brasil destaca as 100 maiores empresas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Além de mostrar uma radiografi a completa do Sul, o ranking gera valor e relevância para o ambiente de negócio da região. "Em nossa análise dos balanços de empresas da região Sul para a elaboração do ranking das 500 Maiores do Sul, pudemos perceber que o ano de 2023 foi desafi ador. 

  Em contrapartida, também possível notar que as companhias que estruturaram suas práticas de ESG, englobando governança, sustentabilidade, social e 

  

e diversidade, destacaram-se e obtiveram resultados bastante positivos", salienta Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

  De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, a solidez e crescimento da cooperativa de crédito é motivada pela movimentação financeira dos associados. “O associado é a razão de ser da Credicoamo e essa importância é a estratégia da continuidade, que resulta no crescimento do associado e no bem-estar da sua família. Os associados valorizam a sua cooperativa de crédito, transformando-a cada vez mais em seu domicílio fi nanceiro”, observa.

  “As ações diárias de todos os associados, conselheiros, diretores e funcionários fazem com que a Credicoamo continue crescendo. O nosso reconhecimento e agradecimento a todos. Contamos com o espírito cooperativista e com a parceria fundamentada no desenvolvimento de todos, para a continuidade do crescimento da Credicoamo”, comenta Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo.

Desempenho da Credicoamo foi apresentado aos associados em março, na Assembleia Geral Ordinária

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.