Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 551 | Outubro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

O mundo por meio do financiamento cooperativo

Tema do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito ressalta a importância do sistema para economia Global

Alcir Goldoni, presidente executivo da Credicoamo

  No dia 17 de outubro, celebra-se o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. O tema deste ano, "O Mundo através do Financiamento Cooperativo", destaca a importância desse sistema para a economia global. O presidente executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, explica que o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito foi instituído em 1948 pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. "É um momento de relembrar e reforçar para a sociedade o que é uma cooperativa de crédito, seu papel, valores e importância. Essas cooperativas visam o desenvolvimento dos associados e, por consequência, da sociedade como um todo", comenta. 

  O cooperativismo de crédito é uma ferramenta efi caz para que os associados realizem sonhos e melhorem a vida de suas famílias, fomentando o desenvolvimento regional. Para Goldoni, o associado é o dono, o poupador, o investidor e o fi nanciador da cooperativa. Quanto mais ele participa, mais benefícios recebe, inclusive as sobras do exercício, que são os dividendos do sistema cooperativista.

  O movimento cooperativista de crédito está presente em 118 países, com quase 400 milhões de associados. No Brasil, esse sistema conta com 122 anos de história, 18 milhões de associados, 9 mil agências e 700 cooperativas. A Credicoamo, fundada há 35 anos por 29 cooperados, tem se destacado pelo crescimento constante. "A cooperativa nasceu com os princípios da Coamo, e isso foi fundamental para nosso sucesso. A Credicoamo se destaca por suas linhas de fi nanciamento personalizadas, focadas nas necessidades dos associados e suas famílias", afi rma o presidente.

  Sobre os pilares do sucesso da Credicoamo, um dos diferenciais, segundo Goldoni, é o foco na gestão personalizada. Com mais de R$ 5 bilhões em ativos, a cooperativa de crédito tem demonstrado força e estabilidade no mercado. 

  "Esse valor expressivo refl ete a confi ança dos associados e a capacidade da cooperativa de fi nanciar suas próprias necessidades. É uma riqueza gerada e mantida dentro da própria comunidade".

  O dirigente ressalta que a cooperativa vai além do crédito, oferecendo bem-estar econômico, social e fi nanceiro aos seus associados. "A Credicoamo é mais do que uma cooperativa de crédito. Trabalhamos com pilares que visam o equilíbrio fi - nanceiro, físico e emocional dos associados, proporcionando segurança e crescimento a longo prazo", enfatiza. O atendimento humanizado é um dos pontos fortes da Credicoamo. "Cada associado é tratado como uma pessoa, não como um número. Estamos aqui para atender suas necessidades e contribuir para a realização de seus sonhos", reforça Goldoni.

  Além disso, a Credicoamo investe no futuro, incentivando a participação das novas gerações com o projeto Futuro Coop. "Esse programa permite que fi lhos e netos dos associados, a partir de 10 anos, já possam ingressar na cooperativa, recebendo orientação sobre educação fi nanceira e participando ativamente das atividades da cooperativa e se preparando para a sucessão na família."

  Mesmo com os desafi os das últimas safras, a cooperativa de crédito manteve seu compromisso com os associados, de apoiá-lo e propiciar a continuidade da sua atividade com os ajustes da capacidade de pagamento em decorrência da redução da sua receita pelos fatores climáticos e de mercado.

  Para o presidente, o associado precisa sentir que é dono da cooperativa, participar e valorizar o que é dele. “Parabéns a todos pelo Dia Internacional das Cooperativas de Crédito e por criarem esse grande diferencial no mercado fi nanceiro", saúda Goldoni.


É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.