JOSÉ AROLDO GALLASSINI, DIRETOR-PRESIDENTE DA COAMO
Encerramos com sucesso, no dia 21 de julho, pelas unidades da Coamo no Mato Grosso do Sul, as Reuniões de Campo do 2º semestre de 2015. Percorremos cerca de cinco mil quilômetros para levar informações aos cooperados que, novamente, em grande número, estiveram presente.
Estas reuniões são tradicionais, tenho a satisfação de estar com os cooperados praticamente desde o início da cooperativa, há quase 45 anos. É uma maneira direta de mostrar, com transparência e didática o cenário atual da Coamo e do setor agropecuário, bem como, a perspectiva futura do mercado agrícola com base nos números dos estoques das principais commodities mundiais.
Assim, os cooperados ficam por dentro dos acontecimentos e podem tomar as decisões, sempre com o objetivo de obter mais renda na atividade.
No mês de julho, tradicionalmente, ocorrem poucas chuvas, diferente do registrado neste ano, com índices que superam as médias históricas dos últimos 30 anos. Em um período de pouco mais de 15 dias, choveu cerca de 400 milímetros e, em algumas regiões, este índice foi ainda maior. Como resultado, haverá perda na colheita de milho safrinha e no trigo. É preciso esperar para avaliar melhor o efeito deste período chuvoso quanto a produção das lavouras de inverno.
Os cooperados da Coamo, cada vez mais, profissionais e capitalizados, e empresários rurais, já reservaram as sementes e os insumos necessários para a implantação da safra 2015/16. Muitos cooperados, fizeram os contratos de soja para a safra 2015/16 com bons preços.
A participação do quadro social é um dos motivos do sucesso da Coamo nos 45 anos de existência. Juntamente com a solidez, segurança, administração profissionalizada, reflete no desempenho da cooperativa e, consequentemente, no reconhecimento pela sociedade empresarial a cada exercício. Exemplo disso, é a colocação da Coamo no ranking da revista Exame – Melhores e Maiores 2015, como a 47ª maior empresa privada do país, a 18ª maior empresa de capital 100% nacional e entre as 54 maiores empresas do Brasil na classificação geral, somando-se todas companhias públicas, estatais e multinacionais.
No ranking do Estado do Paraná, segundo a revista Exame, a Coamo é a primeira empresa privada com capital 100% brasileiro, ficando atrás, pelos números de 2014, somente da Renault e da Copel Distribuição. Na região Sul, a cooperativa está entre as cinco maiores e melhores empresas.
Convidamos os cooperados e familiares para a grande final da Copa Coamo de Cooperados 2015, no próximo 1º de agosto, com início às 08h20 no ginásio da Arcam em Campo Mourão. Trata-se de um grandioso projeto de lazer e integração, que há 22 anos vem fazendo a diferença e a festa do cooperativismo, integrando e fortalecendo a amizade entre a família cooperada.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.