Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 449 | Julho de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Mulher Atual

NOVO DESPERTAR AUMENTA A AUTOESTIMA NO CAMPO

O ano de 2015 foi marcado pela mudança no jeito de pensar e agir, e na qualidade da vida de centenas de mulheres cooperativistas. O motivo foi a participação delas no Mulher Atual curso realizado pela Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Durante o evento as participantes conhecem, debatem e aprendem sobre o despertar de uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamento mais adequado e proativo nas esferas humana, social e econômica. Como resultado, após a participação durante as dez semanas do curso, sempre em um dia específico e determinado em conjunto, pelas alunas e professora, elas relatam com satisfação a evolução e as melhorias que tiveram, comparando o antes e o depois do evento.

Mirailde Lima, Jandira Garcia e Francisca Alberto Cione

Com bons frutos colhidos, o Mulher Atual foi realizado no ano passado em 12 municípios na área de ação da Coamo e continua em 2015, com a previsão de chegar ao final do ano com 20 cursos efetivados. Alguns já encerraram como, por exemplo, em Boa Esperança, no Centro-Oeste. Uma das participantes foi Mirailde Ferreira Lima. Ela revela que depois de participar sentiu na prática melhoria na sua vida como um todo. “Percebi mudanças no meu convívio familiar e na comunidade. O benefício é tão grande que impacta até mesmo na vida de quem está a nossa volta. Eu saí do curso uma outra mulher.”

Para Francisca Alberto Cione, o Mulher Atual foi muito bom e ela diz que já está sentindo saudades. “Eu saio daqui muito feliz. Aprendi muitas coisas que não sabia, pois acredito que sempre temos algo mais para saber. Sem contar, que conheci muitas amigas e a cada módulo estava mais animada para participar. Agora, fica a saudade, pois eu amei esse curso.”

Jandira dos Santos Garcia, também de Boa Esperança, afirma que o Mulher Atual chegou na hora certa em sua vida. “Com esse curso, me senti valorizada e cresci diante das dificuldades. Foi muito importante a Coamo disponibilizar essa oportunidade. Saio realizada e feliz”, revela.

PROGRAMA FOI REALIZADO NO ANO PASSADO EM 12 MUNICÍPIOS DA ÁREA DE AÇÃO DA COAMO. EM 2015, PREVISÃO É DE CHEGAR A 20 CURSOS

Segundo a instrutora do Senar, Luciane Pimentel, cada grupo é um novo desafio e no caso de Boa Esperança, ela diz que sai com sensação de missão cumprida. “A cada nova turma que inicia percebemos que uma é diferente da outra, as histórias e cultura local influenciam, por esta razão é um novo aprendizado para mim também. Isso engrandece o nosso trabalho. Neste grupo elas chegaram mais reservadas e até mesmo um pouco abaladas emocionalmente, mas agora saem com outro olhar e postura, muito mais firmes para lidar nos âmbitos da vida.”

MOTIVAÇÃO EM NOVA SANTA ROSA

O dia 06 de julho marcou o encerramento do “Mulher Atual” em Nova Santa Rosa, no Oeste do Paraná. Tudo começou em 20 de abril com o primeiro dos dez módulos ministrado sempre às segundas-feiras, na Arcam.

A avaliação foi unânime e todas as 23 muMOTIVAÇÃO EM NOVA SANTA ROSA lheres indicam o trabalho para àquelas que desejam e possam ter a oportunidade de participar. “O curso é excelente, pois transforma a vida das pessoas com motivação, autoestima, cuidados com a saúde e alimentação, e outros temas interessantes”, diz Carlos Alberto Ulian, gerente da Coamo em Nova Santa Rosa.

CONTEÚDO DO PROGRAMA MULHER ATUAL

Aspectos Culturais: Dados Históricos, Diferença de Gêneros;

Aspectos Emocionais: Autoconhecimento, Relacionamento Intrapessoal e Interpessoal, Autoestima, Resiliência, Papéis na Família/Sociedade, Espiritualidade/Lazer;

Aspectos Sociais e Ambientais: Qualidade de Vida, Alimentação Saudável, Saúde, Meio Ambiente: Sustentabilidade Econômica Social e Ambiental, Cidadania, Sindicalismo, Sucessão Familiar, Direitos da Mulher;

Aspectos Profissionais: Motivação, Empreendedorismo, Educação continuada;

APRENDIZAGEM SOBRE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

A instrutora do Senar Maria José Andreacci Zulileger é entusiasta com o resultado obtido no Mulher Atual. Em Dez de Maio, no Oeste do Paraná, ela ministrou o curso para 25 mulheres na faixa de 24 a 65 anos, com o lema “Eu me amo, Eu me cuido, Eu tenho atitude!”. Ela comprovou os benefícios das atividades promovidas durante dez semanas. “As mulheres estão ávidas em aprender e mudar sua vida para melhor. A participação foi excelente, tanto que elas se organizaram e realizaram a solenidade de formatura na noite de 28 de maio com um bonito cerimonial de encerramento diante de suas famílias. A Coamo está contribuindo muito para este novo despertar na vida familiar”, afirma a instrutora.

Durante o curso, as participantes realizam ações sociais na comunidade

Os depoimentos das formandas emocionam e valorizam o trabalho realizado. “Este curso mudou a minha vida, agora sei que sou uma empreendedora rural com muito orgulho”, diz Dulce Angues.

Carla Portz é uma mulher atual diferente e valorizando cada ação realizada. “Eu deixava meu serviço em casa e ia, quando podia adiantava, mas não me importava com isso, o importante era participar. Valeu a pena, minha família me apoiou e ficou feliz comigo.”

MUDANÇA DE ATITUDE

“Não tenho palavras para descrever o quanto este curso foi importante em minha vida. Gostei muito, aprendi coisas que não imaginava, sem contar a lição de vida que tive com minhas colegas.” A manifestação é de Carla Fabiana Padilha Nogueira, uma das integrantes da turma de Manoel Ribas (Centro do Paraná), no primeiro curso Mulher Atual realizado no município.

Para Romilda Bernardes Latchuk, sempre ativa na comunidade, com a certeza das horas de alegria e satisfação passadas com as colegas em dez semanas. “Tudo foi muito rápido, queria muito fazer esse curso, pois já tinha ouvido sobre ele no programa da Coamo e lido na revista. Foi maravilhoso, me senti realizada emparticipar”, diz.

Carla Nogueira, Elaine Gasparello (instrutora do Senar), Romilda Bernardes Latchuk e Delma Ghizone

A instrutora em Manoel Ribas, Elaine Angélica Gasparello, diz que se realiza com a mudança comportamental das participantes. “Foi muito interessante ver este despertar das mulheres; Elas relatam e partilham as experiências, aprendem, cooperam e se transformam em mulheres com mais força, alegria e motivação. Saem conscientes de que podem fazer mais e serem melhores onde quer que estejam.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.