Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 449 | Julho de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Cooperativismo

ENCONTRO REÚNE MAIS DE 400 COOPERATIVISTAS EM CAMPO MOURÃO

Celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo com o tema “Escolha Cooperativismo, escolha equidade” e valorizar os avanços e conquistas de um sistema que gera renda, produtividade, qualidade de vida e felicidade para milhares de pessoas. Estes foram objetivos do Encontro de Líderes Cooperativistas promovido pela Coamo no dia 03 de julho, em Campo Mourão, reunindo mais de 400 cooperados de toda a área de ação da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Na abertura do evento, o engenheiro agrônomo, idealizador e presidente da cooperativa José Aroldo Gallassini, reverenciou os pioneiros do cooperativismo em Rochdale, na Inglaterra, e também os 79 precursores da Coamo, que em novembro de 1970 fundaram uma das mais importantes cooperativas da América Latina. “É importante celebrar e valorizar a força deste movimento fantástico que é o cooperativismo. Um movimento e, antes de tudo, uma filosofia de vida que une milhares de pessoas e promove o desenvolvimento econômico e bem-estar social”, explica. 

AQUECIMENTO GLOBAL

Ricardo Augusto Felício, falou sobre o tema “Aquecimento global antropogênico – falso ou verdadeiro?”

Na programação, os cooperados assistiram palestra com o professor, climatologista e meteorologista da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Augusto Felício, sobre o tema “Aquecimento global antropogênico – falso ou verdadeiro?”. Felício falou que o agricultor pode esperar mudanças no clima, mas dentro da normalidade. “O clima pode sofrer alteração, segundo as informações que a gente tem do oceano pacífico que influencia o Centro-Oeste e o Sul do Brasil, vem ocorrendo um resfriamento desde 2007 e pelos registros históricos, toda vez que isso acontece é possível que haja uma redução de precipitação em nosso território. Isso deve ocorrer até o ano 2032, com redução nos volumes de chuva. Mas, não quer dizer que seja precipitação fora do normal e da média, seguindo o que aconteceu no passado devido ao fenômeno El Niño mais fraco.”

NOVOS CONSTRUTORES

João Carlos de Oliveira abordou “Construtores de um novo cooperativismo transformando ideias”

O professor João Carlos de Oliveira levantou a plateia com a palestra motivacional “Construtores de um novo cooperativismo transformando ideias”. João Carlos conhece muito o cooperativismo brasileiro, durante mais de uma hora reforçou a necessidade da valorização e prática de valores para que o agricultor empresário rural seja mais feliz e completo na sua atividade. “O agricultor é um dos mais importantes empresários deste país. Ele deve ter orgulho do que faz, pois construiu e constrói uma bonita história de produtividade no campo e ajuda este país a crescer”, diz. Segundo o palestrante, os cooperados da Coamo devem se sentir orgulhosos em fazer parte e partilhar os resultados. “Vejo o semblante dos cooperados e a satisfação em estar na Coamo, eles acreditam e participam com paixão e responsabilidade, e comemoram o sucesso de uma cooperativa de 45 anos com mais de 27 mil produtores associados diretamente.”

FALA COOPERADO

O professor João Carlos de Oliveira levantou a plateia com a palestra motivacional “Construtores de um novo cooperativismo transformando ideias”. João Carlos conhece muito o cooperativismo brasileiro, durante mais de uma hora reforçou a necessidade da valorização e prática de valores para que o agricultor empresário rural seja mais feliz e completo na sua atividade. “O agricultor é um dos mais importantes empresários deste país. Ele deve ter orgulho do que faz, pois construiu e constrói uma bonita história de produtividade no campo e ajuda este país a crescer”, diz.

Segundo o palestrante, os cooperados da Coamo devem se sentir orgulhosos em fazer parte e partilhar os resultados. “Vejo o semblante dos cooperados e a satisfação em estar na Coamo, eles acreditam e participam com paixão e responsabilidade, e comemoram o sucesso de uma cooperativa de 45 anos com mais de 27 mil produtores associados diretamente.”

 

“Adquiri conhecimento quando fiz o curso de Jovens Líderes da Coamo e tudo o que aprendemos foi colocado em prática para melhorar a nossa atividade. Esse encontro é uma atualização. Saímos daqui renovados e prontos para continuar com o trabalho.” Antonio Osni Renczenczen, de Pitanga (Centro do Paraná). “Viajamos praticamente 500 quilômetros até Campo Mourão. É um esforço que vale a pena, pois saímos com mais conhecimento e informação para que possamos aperfeiçoar nossa atividade. Encontros como esse nos fazem planejar melhor, pois os assuntos abordados mostram a realidade e faz uma previsão do que podemos encontrar pela frente.” Marcelo Gusthmamn, de São Domingos (Oeste de Santa Catarina).

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.