Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 452 | Outubro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

VALOR DAS MULHERES NO COOPERATIVISMO

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

DIRETOR-PRESIDENTE DA COAMO

O mês de outubro começou com um grande evento realizado anualmente em Campo Mourão, e que a diretoria da Coamo valoriza muito. Trata-se do Programa FamíliaCoop que reuniu em dois dias mais de mil mulheres, entre cooperadas, esposas e filhas de cooperados. As participantes voltaram para casa renovadas e mais inteiradas ao cooperativismo e à Coamo. Elas conheceram as instalações das indústrias da cooperativa e participaram de palestras, além de outras atrações artísticas e laborais. 

Damos muito valor a esse evento, pois entendemos que a família deve participar ativamente da cooperativa. A informação é um importante insumo para fazer com que os cooperativistas aprendam e cresçam, cada vez mais, em sua atividade. Sabendo como funciona e trabalha a Coamo, a família comemora bons resultados no trabalho com foco em tecnologias, gestão, administração e desenvolvimento.

Outros fatos marcantes foram os títulos de cidadania honorária do Estado do Mato Grosso do Sul e do município de Amambai, também no MS. Foram duas homenagens emocionantes, as quais partilho com os 28 mil cooperados e mais de sete mil funcionários da Coamo. A cooperativa está em Mato Grosso do Sul há 12 anos, sinto-me orgulhoso em receber o título de uma terra, onde bravos agricultores sempre mostraram sua capacidade e fé num futuro cada vez melhor. 

Ser um cidadão de Amambai muito me enaltece, pois pertencer a uma comunidade de um povo amigo e solidário é o sonho de qualquer pessoa. Desta forma, tornar-me um dos seus cidadãos é extremamente gratificante, pois seu povo progressista e realizador, dá mostra de seu trabalho solidário, fazendo desta comunidade um belo exemplo para todos. 

Agora, receber um título de Cidadão Honorário do Estado do Mato Grosso do Sul é algo que não imaginava. Isso nos motiva e aumenta a responsabilidade em continuar com o trabalho sério e focado para ajudar no desenvolvimento da agropecuária Sul-mato-grossense. Esta honraria representa a confiança especialmente dos milhares de cooperados do MS, que vêm colhendo excelente produtividade e renda, tendo ao seu lado o ano todo a segurança e administração de uma cooperativa sólida e forte. 

Estamos em pleno plantio da safra de verão. Até o dia 27 de outubro tínhamos 80% da área de soja plantada e praticamente já havia encerrado o plantio do milho. A Conab divulgou no início do mês o primeiro levantamento da safra brasileira de grãos, que mostra, pela primeira vez, que a produção de soja ultrapassa os 100 milhões de toneladas no país. Já a produção de milho está estimada entre 28 e 29 milhões de toneladas. A área de plantio de soja no Brasil teve um acréscimo de 4,3% em comparação ao ano passado e deverá ser de 32,9 milhões de hectares.

Por sua vez, os cooperados da Coamo tiveram acesso e fizeram um bom planejamento da safra com reserva e programação dos insumos, e estão satisfeitos de uma maneira geral com o andamento do plantio e o desenvolvimento da lavoura. E como sempre reitero, um bom plantio pode fazer o sucesso de uma safra toda.

Assim, o produtor cooperado da Coamo faz a sua parte, com tecnologia moderna e otimista por natureza. Ele renova a esperança em ciclos com clima e chuvas regulares, bons preços, desenvolvimento e colheitas satisfatórias na safra 2015/16. Desejamos a todos um bom plantio e que toda essa expectativa de uma boa safra se concretize na colheita.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.