Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 452 | Outubro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Mulher Atual

O PODER ESTÁ COM ELAS

MULHER ATUAL É ENCERRADO EM MANGUEIRINHA E CORONEL VIVIDA, E MAIS UMA VEZ, AS PARTICIPANTES DESPERTAM A LIDERANÇA QUE CARREGAM DENTRO DE SI

Durante dez semanas elas participaram do evento em Mangueirinha

Toda mulher possui dentro de si o poder de transformar para melhor o meio em que vive. O que acontece é que muitas não sabem desse potencial que guardam, e precisam despertar, para assumir o papel fundamental que têm na família e sociedade em geral. Com esse foco, a Coamo em parceria com o Senar/PR, vem realizando o Mulher Atual, curso que está mudando a vida de centenas de mulheres. “Elas carregam dentro de si a liderança, só precisam descobrir isso”, ressalta a instrutora do Senar, Edneuza Godoy Vieira.

Recentemente, mais duas turmas encerraram o Mulher Atual, em Mangueirinha e Coronel Vivida, Sudoeste do Paraná, ambas coordenadas por Edneuza. Ela fala do sentimento de realização que carrega após cada curso. “É uma descoberta de valores que elas têm e do empreendedorismo que possuem. Tudo isso está adormecido, mas quando elas compreendem e começam a colocar em prática, se redescobrem como mulher e todo o ambiente a sua volta se transforma”, avalia.

Em Coronel Vivida, curso também despertou a liderança feminina

Andreia Reginato Dallavechia, de Mangueirinha, é exemplo disso. Ela revela que a princípio pensou em recusar o convite, mas com o apoio do marido tomou a decisão certa e é outra mulher. “A Coamo havia me convidado e eu arrumei a desculpa que tinha filhos pequenos e não poderia participar, mas meu marido me incentivou, ele disse vai Andréia faça, e eu decidi vir. Só posso agradecê-lo pelo apoio, pois foi muito bom e estou levando só coisas boas. Algumas informações já até ouvi falar, mas aqui aprofundei o conhecimento, em um novo modo e olhar de ver a vida.”

Loni Birquer e Andréia Reginato Dallavechia, de Mangueirinha/ PR

Também de Mangueirinha, Loni Birquer, diz que quando soube do curso, não pensou duas vezes para participar. “Já estava decidida, pois ouvi falar muito bem do Mulher Atual, apenas fico sentida porque terminou. Foram dez semanas para levantar a autoestima e fazer amizade. Levamos para casa uma bagagem de coisas boas e a felicidade”, comemora.

Segundo Ivana Maldaner, do Sindicato Rural de Mangueirinha, parceiro nesse curso, é perceptível a mudanças nas mulheres. “Elas estão procurando novos cursos, se identificaram e se conheceram. São características que elas sabiam que existiam dentro delas, e que eram capazes, mas precisavam se descobrir. Vários maridos elogiaram o curso, pois elas estão mais participativas. Depois de um Mulher Atual, a mulher não é mais a mesma.”

Em Coronel Vivida não foi diferente, Ivone Salete Mattei, fala que o curso foi totalmente aproveitável. “Aprendi muita coisa, mas principalmente a me valorizar. Nós mulheres, muitas vezes esquecemos de nós mesmas e aqui aprendi a também me cuidar, e meu esposo gostou da mudança.”

Para Cleudina Cavassola Tolese, a saudade já começou no último encontro. “Foi muito importante para nós, e no meu caso, aprendi a me valorizar como ser humano, na família, enfim, em todos os sentidos. Já sinto a pitada de saudade de me encontrar com elas. A mulher do campo também é atual e deve estar atualizada, a par de tudo que acontece na propriedade ao lado do marido. Eu já participo em casa, mas agora aprendi como lidar e ter uma nova postura.”

PROGRAMA MULHER ATUAL

Aspectos Culturais e Emocionais: Dados Históricos, Autoconhecimento, Relacionamento Intrapessoal e Interpessoal, Autoestima, Resiliência, Papéis na Família/Sociedade, Espiritualidade/Lazer; Aspectos Sociais e Ambientais: Qualidade de Vida, Alimentação Saudável, Saúde, Meio Ambiente: Sustentabilidade Econômica Social e Ambiental, Cidadania, Sindicalismo, Sucessão Familiar, Direitos da Mulher;

Aspectos Profissionais: Motivação, Empreendedorismo, Educação continuada; Duranção dez módulos, com oito horas semanais.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.