Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 474 | Outubro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

CULTURA

GRUPO VESNÁ 40 ANOS: CULTURA UCRANIANA EM MOVIMENTO

E a cena se repete com frequência em vários lugares e regiões com a tradição ucraniana por meio de apresentação do grupo Vesná, de Roncador (Centro-Oeste do Paraná). Um grande número de pessoas têm apreciado espetáculo de qualidade, beleza e originalidade feitos por grupos mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto, e celebrando a cultura por meio da arte da dança folclórica.

Em 2017, o Vesná está completando 40 anos de existência e vai colocando a Cultura Ucraniana em Movimento. Para incentivar suas ações, o grupo conquistou aprovação do projeto cultural por meio de lei federal efetivado pelo Ministério da Cultura com apoio da Coamo e Associação Vesná.

HISTÓRIA

O grupo Vesná foi fundado em 1977 pelo padre Marcos Heuko, então pároco da comunidade São Nicolau em Roncador. Desde então, vem cultivando as tradições da comunidade ucraniana. A palavra Vesná é de origem ucraniana e significa "Primavera". Os ucranianos acreditam que nesta época do ano os jovens se sentem mais alegres e mais dispostos a celebrar a vida, exaltando sua alegria em forma de dança.

Nas primeiras formações o grupo era composto por jovens descendentes de ucranianos do rito Católico Bizantino, mas com o passar dos anos e gerações, os componentes foram se tornando mais miscigenados e, hoje, tem integrantes de outras culturas, crenças e tradições.

Com  presença da embaixatriz da Ucrânia Fabiana Tronenko, na noite de 23 de setembro, Roncador foi a Capital Brasileira da Ucrânia reunindo cerca de duas mil pessoas em evento comemorativo dos 40 anos do grupo Vesná

A marca "Associação Vesná" foi cuidadosamente criada com o objetivo de transmitir toda a essência da nossa Associação. Vesná significa "Primavera" e nada melhor para representar esta maravilhosa estação do que uma flor. E o Girassol foi escolhido por também ter uma relação com a cultura Ucraniana, sendo a flor adotada pela população como flor nacional.

A arco azul representa a "Pêssanka": Ovos coloridos artesanalmente, que na cultura Ucraniana, representam a vida.

A Araucária representa a nação Roncadorense, berço da Associação Vesná.

Apresentação do grupo na abertura da final dos Jogos Interunidades da Coamo, em 2016, em Campo Mourão

Ao longo dos anos o Vesná tornou-se referência em danças folclóricas ucranianas no Paraná, por meio da qualidade que demonstrava em suas apresentações. A geração dos anos 80 deu início a uma jornada de sucesso em concursos de danças e festivais folclóricos. Com apresentações em diversas cidades do Sul do Brasil, a geração dos anos 90 seguiu levando a bandeira do Vesná, sempre dançando e encantando o público com alegria nos passos e sorriso nos olhos. Uma das apresentações foi no renomado Teatro Guaíra, em Curitiba.

Com a geração 2000 conseguiu atingir um nível apuradíssimo a ponto de os dançarinos serem chamados de profissionais da dança, em função das coreografias realizadas com grau de dificuldade elevadíssimo. Com graça e leveza nos passos, beleza e sorriso nos olhos, pareciam voar, tamanha era a magia que demonstravam no palco.

Como todo grupo que tem alto e baixo, o Vesná esteve adormecido por um curto período e ressurgiu em 2015 para se transformar na Associação Vesná. Mais forte e com apoio, o grupo está trabalhando para resgatar a cultura ucraniana, e não ser conhecido somente pelos passos de danças, mas pelo englobamento da cultura ucraniana como um todo - danças, cantos, culinária, bordados, pinturas, tradições ecumênicas e tudo o que envolve as tradições do povo ucraniano.


COMEMORAÇÃO

Com  presença da embaixatriz da Ucrânia Fabiana Tronenko, na noite de 23 de setembro, Roncador foi a Capital Brasileira da Ucrânia reunindo cerca de duas mil pessoas em evento comemorativo dos 40 anos do grupo Vesná.  De acordo com presidente do grupo Vesná, Mário Kovalek, o evento superou as expectativas e como sempre vem acontecendo, vem obtendo total apoio da comunidade roncadorense e de onde se apresenta. “A Associação vem trabalhando para que resgatar a cultura, por isso agradecemos a todos estão colaborando de forma voluntária neste trabalho que ficará para as gerações futuras.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.