Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 477 | Janeiro/Fevereiro de 2018 | Campo Mourão - Paraná

EXPANSÃO NO MS

INAUGURADAS NOVAS UNIDADES NO MATO GROSSO DO SUL

José Aroldo Gallassini acompanhado do governador do MS, Reinaldo Azambuja,  autoridades e cooperados durante o descerramento da placa em Sidrolândia

A Coamo está presente no Mato Grosso do Sul desde maio de 2004, quando foi inaugurado o entreposto em Amambai – primeira unidade da cooperativa no Estado. Desde então, a cooperativa vem realizando grandes investimentos em uma das regiões mais importantes na produção agrícola do país. A Coamo conta com 13 Unidades no Estado. Sidrolândia e Itaporã foram inauguradas oficialmente pela diretoria no final de janeiro.

Em Sidrolândia, a inauguração foi na noite de 29 de janeiro, durante a tradicional Reunião de Campo da diretoria. Estiveram presentes na ocasião o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli,  vice-prefeito Wellison Muchiutti, deputado federal Geraldo Resende, deputados estaduais Enelvo Felini, Beto Pereira e Mara Caseiro, e os secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Também marcaram presença secretários municipais, vereadores, produtores rurais cooperados e empresários locais.

“A participação dos cooperados vem crescendo ano a ano e para melhor atendê-los estamos investindo em modernas unidades com estruturas completas, que oferecerão serviços desde o planejamento das safras com fornecimento dos insumos, recebimento, comercialização e industrialização da produção. A Coamo é totalmente voltada para os interesses e desenvolvimento dos seus cooperados”, afirma José Aroldo Gallasisni, diretor-presidente da Coamo.

Para o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a parceria do poder público com o setor privado é uma maneira eficiente de levar desenvolvimento, geração de emprego, renda e qualidade de vida aos municípios. “Estamos contentes por receber mais esse investimento da Coamo no Mato Grosso do Sul. Isso mostra a pujança do nosso Estado. A Coamo traz desenvolvimento, oportunidade de emprego e renda. O Estado está de portas abertas para receber investimentos como esse”, pondera.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel destaca que a inauguração da unidade mostra a capacidade dos produtores do município. “O Governo do Estado desde o início desse projeto de crescimento da Coamo tem buscado por meio de uma política clara de incentivos fiscais de trazer empreendimentos para cá e graças a esse empenho de todo o conjunto a gente tem avançado cada vez mais nesse desenvolvimento”, afirmou.

Cooperado Norberto Jacir Rubert recebe talão de cheque e cartão de crédito da Credicoamo em Sidrolândia Reinaldo Azambuja, governador do MS: "Estamos contentes por receber mais esse investimento da Coamo no Mato Grosso do Sul. A Coamo traz desenvolvimento, oportunidade de emprego e renda.”

Marcelo Áscoli, prefeito de Sidrolândia, salienta a satisfação do município receber o grande investimento efetuado pela cooperativa. “A Coamo é exemplo de sucesso. Em Sidrolândia encontrou um cenário com produtores comprometidos em produzir e trabalhar pelo desenvolvimento. Estamos de braços abertos para a Coamo e felizes pela cooperativa ter escolhido Sidrolândia para esse grande investimento.”

O ex-prefeito e cooperado Ari Basso foi um dos incentivadores para que a Coamo se instalasse no município. Ele recorda que esteve em Campo Mourão (PR), município sede da cooperativa, e acompanhou os primeiros contatos da instalação. “Na época, mostrei que a região era promissora e hoje a Coamo é uma realidade. Sempre falei que queria ser o primeiro cooperado e foi o que aconteceu. Só temos a agradecer a diretoria da Coamo por ter confiado em Sidrolândia.”

Norberto Jacir Rubert, é outro cooperado entusiasta com a Coamo. Ele participava da cooperativa em Maracaju, município distante 90 quilômetros de Sidrolândia. “Hoje a Coamo é uma realidade. Esperamos com muita ansiedade e expectativa por essa inauguração. E a cooperativa veio com toda sua estrutura, desde assistência técnica, loja de peças e Credicoamo, que é a nossa cooperativa de crédito”, assinala. 

De acordo com o gerente da Unidade, Walmir Ritter, toda estrutura foi erguida com o planejamento de receber essa safra de verão, e o objetivo foi alcançado. “Não tenho dúvida que é a melhor unidade de atendimento ao produtor de Sidrolândia. É um entreposto com o que há de mais moderno e que oferece serviços de qualidade para melhorar a renda dos agricultores.”

INAUGURAÇÃO EM ITAPORÃ

Gallassini com secretário de Estado de meio ambiente e desenvolvimento econômico, Jaime Verruck, autoridades e cooperado no Descerramento da placa em Itaporã

Em Itaporã, a inauguração foi no dia 30 de janeiro, com a presença de cooperados e lideranças. O gerente da Unidade, Zenobio Francisco Festa, acompanhou toda a obra e, desde o início, já vinha visitando as propriedades rurais. “Tivemos uma boa recepção e os produtores estão encontrando na Coamo uma grande parceria.”

O cooperado Paulo Sérgio Scalisse iniciou o trabalho com a Coamo em 1987, em Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste do Paraná), onde morava. Quando mudou para o Mato Grosso do Sul reencontrou a cooperativa. “A Coamo nos dá todo respaldo para trabalhar, seja na hora de adquirir os insumos ou entregar a produção”, observa. Até a chegada da Coamo em Itaporã, Scalisse movimentava em Dourados. A distância da propriedade até o entreposto era de 50 quilômetros e agora será de 20 quilômetros. “Economia de tempo e de dinheiro”, frisa.

Guilherme Thiesen também se deslocava até Dourados para buscar os insumos, entregar os produtos e fazer as movimentações na Credicoamo. “Agora, temos tudo que precisamos para produzir bem mais perto de casa. É um dia que ficará marcado. Uma data histórica.”

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, avalia a instalação da Coamo como uma grande conquista para o município. “É um orgulho para nós termos esta cooperativa gerando renda e empregos em nosso município, sobretudo, dando um grande suporte por meio de sua respeitada estrutura que garante solidez e promove o desenvolvimento econômico onde está presente.”

O secretário de Estado de meio ambiente e desenvolvimento econômico, Jaime Verruck, comemora a expansão da Coamo no Mato Grosso do Sul. “O Estado agradece a confiança da Coamo. A região foi beneficiada com uma das melhores empresas do Brasil. A atividade agrícola irá expandir e, consequentemente, trará todo um impacto na economia”, afirma.

INVESTIMENTOS

Secretário de Estado de meio ambiente e desenvolvimento econômico, Jaime Verruck, comemora a expansão da Coamo no Mato Grosso do Sul Entrega simbólica do cheque e cartão da Credicoamo ao cooperado Guilherme Thiesen

Os investimentos das duas unidades no Mato Grosso do Sul somam cerca de R$ 100 milhões e a estrutura dos Entrepostos conta com escritório administrativo e operacional, armazém de insumos, loja de peças e agência da Credicoamo – Cooperativa de Crédito Rural dos associados da Coamo. “É uma estrutura completa que vem ao encontro das necessidades dos nossos cooperados, com uma assistência completa e serviços, para agregar valor aos associados. Acreditamos no Mato Grosso do Sul, por isso é que esses investimentos estão sendo realizados para a satisfação e o crescimento das atividades dos produtores rurais”, comemora o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Com as novas unidades de Sidrolândia e Itaporã, a Coamo está presente no Mato Grosso do Sul com 13 unidades nas regiões de Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó, Maracaju e Dourados. E para o ano que vem serão inauguradas em Dourados duas novas indústrias da cooperativa no MS - O novo empreendimento da Coamo constará de uma indústria de processamento de soja para 3.000 toneladas de soja/ dia, produção de farelo e óleo, e uma refinaria para 720 toneladas/ dia de óleo de soja refinado, equivalente a 15 milhões de sacas de soja /ano, com investimento de R$ 650 milhões.


É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.