Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 481 | Junho de 2018 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

Na palma da mão

João Luiz Ferri, de Campo Mourão (PR): "É uma ferramenta que aproxima o cooperado à cooperativa, facilitando e agilizando o atendimento."

Sem sair de casa ou da propriedade rural, o cooperado João Luiz Ferri, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), já pode realizar as transações bancárias na Credicoamo de onde estiver. Isso porque a cooperativa de crédito dos associados da Coamo lançou o serviço de Internet Banking/Mobile, com toda a confiança e segurança que o homem do campo precisa para realizar as transações bancárias. “É uma ferramenta que aproxima o cooperado à cooperativa, facilitando e agilizando o atendimento. Sou uma pessoa a menos na fila do banco para pagar contas, realizar transferências, uma série de atividades que agora posso fazer por meio do meu smartphone”, comemora Ferri. 

A correria do dia a dia exige que o mercado traga soluções mais ágeis para que as pessoas possam otimizar o tempo. No agronegócio essa necessidade também existe. “Semana passada já paguei um boleto diretamente da minha propriedade, evitando um grande deslocamento, ganhando tempo e, principalmente, com segurança”, enfatiza o cooperado da Credicoamo.

A preocupação com a segurança é uma premissa dos serviços disponibilizados pela Credicoamo e com o serviço de Internet Banking/Mobile, não é diferente. “Todas as operações que realizei até agora foram muito bem conduzidas, com muita segurança, pois tem uma série de etapas para acessar o aplicativo com senhas. É um sistema muito bem pensado e com total segurança para nos dar tranquilidade, agilizando nosso serviço”, considera João Ferri.

Wilson Menin Júnior, de Mamborê (PR): "É uma ferramenta que veio agregar no serviço da cooperativa."

Quem também já está utilizando a nova ferramenta é Wilson Menin Júnior, cooperado da Credicoamo em Mamborê (Centro-Oeste do Paraná). “É uma ferramenta que veio agregar no serviço da cooperativa. Nós que trabalhamos no campo, muitas vezes não podemos ir até a agência, principalmente em momentos de plantio e colheita.”

O aplicativo da Credicoamo dispõe de um layout de fácil navegação para que o associado aprenda rapidamente como usar. “Mesmo uma pessoa que ainda não tenha trabalhado com outros aplicativos de banco, acredito que não terá dificuldade. Os ícones são intuitivos e claros. Não tem segredo”, afirma Menin.

Ele lembra que o ramo da agricultura não tem dia e nem horário, fato que mostra a necessidade de uma ferramenta que se adeque a essa realidade. “Em épocas de plantio, colheita ou tratos culturais, trabalhamos sábado e domingo, até a noite, sem hora para parar. Por isso, podendo realizar as transações bancárias da onde estivermos é mais uma facilidade para nós.”

O cooperado também elogiou a navegabilidade do aplicatido. “É tudo muito fácil, com ícones em todas as operações, facilitando a identificação. Sem contar, que tem todas as funções que precisamos.”

Halisson Claus Welz Lopes, de Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste do Paraná) acredita que toda a tecnologia que vem se incorporando à vida do homem do campo contribui para o melhor gerenciamento financeiro da propriedade rural. “É muito importante para o nosso trabalho ter todas as informações bancárias com fácil acesso. É no dia a dia que as necessidades aparecem, e esse aplicativo vem a somar naquilo que realizamos da porteira para dentro. São facilidades que garantem uma gestão mais profissional.”

Para Halisson o sistema também é de fácil navegação. “É uma plataforma ágil e funcional. Não tive dificuldade e acredito que todos os cooperados terão essa mesma impressão. Precisamos de ferramentas como essa para acompanhar a velocidade da informação que recebemos diariamente.”

Ele ressalta que o homem do campo tem que buscar novas tecnologias para minimizar os riscos e melhorar a qualidade de vida. "No campo precisamos contar com a chuva ou sol, com  o dia ideal para plantar e para colher. São muitas atividades para se preocupar, mas não dá para descuidar da gestão financeira. O Internet Banking/Mobile veio para agregar ainda mais valor ao nosso trabalho para que possamos gerenciar as finanças na hora em que precisamos”, considera o cooperado.

Segundo o agricultor, a Credicoamo sempre traz inovações para os associados. “Nossa cooperativa de crédito está sempre atualizada, visando maximizar a produtividade e o ganho financeiro dos cooperados. Sempre temos novas opções para desenvolver nosso trabalho com mais excelência. A agricultura também depende de um bom sistema financeiro.”

Halisson Claus Welz Lopes, de Engenheiro Beltrão (PR): "É muito importante para o nosso trabalho ter todas as informações bancárias com fácil acesso."

Um marco histórico

Gallassini: "É algo muito moderno e com muita segurança que trará ainda mais facilidade para o quadro social."

Em solenidade com a presença de cooperados e funcionários, a diretoria da Credicoamo lançou no dia 15 de junho, em Campo Mourão o serviço de Internet Banking/Mobile. Trata-se de um marco na história da Credicoamo, para que os associados possam por meio do aplicativo baixado no smartphone ou tablet, ou acessando o site da Credicoamo, realizar transações financeiras de um jeito simples, prático e seguro. 

O projeto do Internet Banking/Mobile da Credicoamo foi desenvolvido em parceria com a Diebold Nixdorf e a Gás, e equipes de Teconologia de Informação da Credicoamo e Infraestrutura da Coamo, que prepararam a estrutura, implementando as melhorias para atender ao projeto, bem como o desenvolvimento de cadastro biométrico dos cooperados para autenticação de movimentações nos caixas eletrônicos e nas demais operações de caixa, substituindo o uso de senhas. 

A Diebold Nixdorf foi a provedora dos softwares de Internet Banking e Mobile, bem como do token, que é o dispositivo eletrônico gerador de senhas, vinculado ao mobile banking. A Gás,  maior empresa de segurança digital para instituições financeiras no mundo, teve como responsabilidade a instalação de programa vinculado ao Internet Banking baixado no computador do cooperado, para realizar a avaliação da segurança existente, antivírus e detecção de artefatos ou programas maliciosos. “Procuramos empresas conceituadas no mercado para desenvolver uma ferramenta que garante transações executadas somente a partir de equipamentos cadastrados pelo cooperado na Credicoamo, segurança no tráfego de dados, bem como análise de comportamentos, fornecendo dados para avaliação e monitoramento constante das transações”, informa o gerente Administrativo da Credicoamo, José Luiz Conrado. 

Conrado ainda destaca que diferente de outros bancos, algumas consultas estão disponíveis apenas no aplicativo da Credicoamo, como por exemplo: consultas de sobras, seguros vigentes e saldos de empréstimos e financiamentos. “Na consulta de seguros, por exemplo, ao clicar sobre o item segurado, aparece o telefone da seguradora, facilitando o acionamento em caso de sinistro. Além disso, o cooperado pode escolher o perfil das operações que deseja realizar: o perfil mais simples permite apenas as consultas disponibilizadas, sem movimentação de recursos; o perfil completo realiza além das consultas todas as transações com movimentação financeira”, explica. 

João Luiz Ferri, Wilson Menin Júnior e Halisson Claus Welz Lopes durante apresentação  do Internet Banking/Mobile em Campo Mourão

Daniela Lima Salvadore Alvares, gerente de Projetos da Diebold, ressalta que o projeto foi desafiador e com uma grande expectativa para o desenvolvimento de uma aplicação inovadora. “A Credicoamo é um cliente muito grande, e a proposta foi desenvolver um aplicativo para facilitar ainda mais a vida dos cooperados.  No final o resultado foi acima do esperado e a Diebold está honrada por fazer parte desse trabalho.”

O presidente da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini ressalta que o nível da cooperativa de crédito está alto, fato que exige constantes inovações. “É algo muito moderno e com muita segurança que trará ainda mais facilidade para o quadro social. Essa é uma grande inovação e daqui para frente, sem dúvidas, ainda virão muitas outras, pois a evolução tecnológica está muito rápida e precisamos acompanhar o mercado”, assinala Gallassini.

De ponto em ponto

Com a nova máquina, as encomendas aumentaram e a atividade está se consolidando como importante fonte de renda para a família Rengel

O gosto pelos bordados vem desde muito cedo na vida da Daniele Cruzeta Rengel. Moradora em Manoel Ribas (Centro-Norte do Paraná), ela fazia os trabalhos nas horas vagas, já que boa parte do tempo era usado para os afazeres da casa e ajudando o marido Edson Loch Rengel nas atividades agrícolas desenvolvidas pela família. Entre um bordado e outro eles perceberam que a atividade poderia ser uma alternativa de renda e investiram em uma máquina para bordar. Com o tempo, os trabalhos foram aumentando e a máquina ficou pequena, surgindo a necessidade de uma maior. Foi aí que buscaram na Credicoamo financiamento para a aquisição do novo equipamento.    

Com a nova máquina, as encomendas aumentaram e a atividade está se consolidando como importante fonte de renda para a família. Ela faz bordados para uniformes de escolas, vestimentas para igrejas, kits de batizado, roupinhas de bebês, dentre outros. “O que a pessoa pede, a gente faz. Com a nova máquina, as opções de bordados aumentaram além de diminuir o tempo de entrega e a qualidade do produto. Com a máquina antiga, a gente deixava de pegar algumas encomendas, pois não dava conta. Agora, temos condições de atender a uma demanda bem maior”, diz Daniele. 

Ela conta que os bordados aparecem por indicação de amigos e de quem já conhece o trabalho. “É uma divulgação de boca a boca e as encomendas são feitas pelo telefone e pelo WhatsApp. O importante para desenvolver a atividade é gostar bastante do que faz. É um passa tempo que acaba gerando uma renda no final”, observa.

O trabalho conta com o apoio do marido Edson Loch Rengel. Ele diz que quando surgiu a necessidade de comprar uma nova máquina lembrou que poderia encontrar o financiamento na Credicoamo, e que saiu conforme o planejado. “Nós tínhamos dinheiro e poderíamos comprar a máquina à vista. Porém, estávamos negociando uma área de terra e esse dinheiro poderia fazer falta nas negociações. Então, não pensamos duas vezes em buscar apoio na Credicoamo, já que somos cooperados 100%”, assinala Rengel.

Ele utiliza todos os serviços oferecidos pela Credicoamo, como financiamentos agrícolas, seguros, aplicações financeiras, cartão de crédito e talão de cheque. “A Credicoamo nos dá todo apoio de crédito que precisamos para conduzir as atividades agrícolas. A aquisição desta nova máquina de bordar demonstra que a cooperativa tem linhas de crédito voltadas aos interesses dos associados, para realizar o sonho das famílias”, destaca o cooperado.

Segundo José Cebaldir Floriano, gerente da Agência da Credicoamo em Manoel Ribas, a cooperativa de crédito dos cooperados da Coamo conta com diversas vantagens e benefícios em relação as demais instituições financeiras, seja para a condução das atividades agrícolas ou em ações que visam melhorar a qualidade de vida das famílias cooperadas. “A Credicoamo está sempre ao lado dos associados e dispõe de várias linhas de crédito para atender as demandas. O financiamento da máquina de bordar, por exemplo, foi rápido e sem burocracia, atendendo a necessidade da família Rengel”, diz.

Família Rengel conta com apoio da Credicoamo e da Coamo na realização dos trabalhos Daniele Rengel mostra trabalho realizado pela nova máquina
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.