Existe uma grande variedade de melões que se diferenciam quanto ao tamanho e formato, cor e textura da casca, cor da polpa, sabor e aroma. No Brasil, o melão mais facilmente encontrado no mercado é o melão amarelo. Membro da família Cucurbitácea, como a melancia, abóboras e pepino, o melão é uma hortaliça refrescante, fonte de vitaminas e fibras. Planta muito sensível ao frio, desenvolve-se melhor em clima ameno para quente. Temperaturas acima de 35 ºC, entretanto, podem afetar a floração e a frutificação.
Época de plantio: agosto a novembro. Em regiões de inverno quente, o ano todo.
Plantio: em covas de 30 cm x 30 cm x 30 cm no espaçamento 2 m x 1 m. Colocam-se 2 ou 3 sementes por cova na profundidade de 4 cm. Cada grama contém cerca de 30 sementes.
Irrigação: a cada 3 dias até o início da frutificação e uma vez por semana até a maturação. Parar de irrigar quando iniciar a maturação.
Desbaste: eliminam-se os frutos defeituosos.
Adubação em cobertura: 30 dias após o plantio, aplicam-se 20 g por cova de sulfato de amônio ou nitrocálcio.
Colheita: em torno de 70 dias após o plantio os frutos estão maduros e podem ser colhi dos. A casca dos frutos maduros tem cor amarela mais intensa.
COMO COMPRAR
O melão amarelo possui frutos com peso de 1,5 a 2 kg em média, com casca amarelo canário e polpa de cor branco esverdeado a creme. A polpa é espessa e suculenta. A casca tem textura que em algumas variedades torna-se um pouco mais rugosa com o amadurecimento. Quando colhido verde, o melão fica com o sabor e aroma muito prejudicados, pois não amadurece adequadamente fora da planta. Entretanto, avaliar se o melão está maduro com base somente em sua aparência é um desafio mesmo para os compradores mais experientes. Na falta de uma dica infalível para escolher o melhor melão, preste atenção nos seguintes itens para aumentar as chances de escolher um bom fruto: a casca deve ter cor amarelo bem forte, sem áreas e faixas verdes que indicam que o fruto foi colhido antes da época certa; o fruto dever ser firme e pesado, sem áreas amolecidas e escuras.
COMO CONSERVAR
O melão inteiro pode ser mantido por vários dias em condição ambiente, em local fresco e ao abrigo de insolação direta. Após ser cortado, a parte que não foi consumida deve mantida em geladeira. Envolva o fruto em filme plástico ou coloque os pedaços em uma vasilha de plástico com tampa. De preferência, mantenha a parte restante com casca e sementes, o que ajuda a evitar o seu ressecamento. O melão pode se congelado em pedaços para fazer sucos. Congele diretamente em embalagens plásticas, em porções individuais. Na hora do preparo, e só bater os pedaços congelados no liquidificador com água ou suco de outra fruta, de acordo com a quantidade desejada.
COMO CONSUMIR
A melhor maneira de consumir o melão é simplesmente descascá-lo e saboreá-lo, do jeitinho que a natureza o preparou. Nessa forma é excelente no café da manhã ou como sobremesa. Também pode ser adicionado a saladas ou usado no preparo de sucos. Por ter um sabor suave e refrescante, ele é uma excelente opção para o preparo de sobremesas como pavês, tortas, mousses e sorvetes. F Paladares mais ousados devem experimentar o melão em receitas de pratos salgados como sopas frias aromatizadas com leite de coco e gengibre, saladas frias e massas. Sempre lave o fruto em água corrente antes de cortá-lo, evitando assim que sujeiras presentes na casca contaminem a polpa.
Fonte: Embrapa Hortaliças
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.