Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 438 | Julho de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Tecnologia

Diversificação e renda em Bragantina

Agricultura e pecuária de leite são desenvolvidas de forma integrada na propriedade da família Simonetto, em Bragantina (Oeste do PR)

Ricardo Rafael Sarda: assim como na agricultura, os resultados com a pecuária têm sido bons

A família Simonetto, de Bragantina (Oeste do Paraná) é exemplo de uso de tecnologia e investimento em práticas que otimizam as atividades para aumento de produtividade e geração de renda. A agricultura e a pecuária de leite são as duas principais atividades desenvolvidas na Fazenda Cinco Mil. 

A soja e o milho são as opções para o verão. Dos 80 alqueires de plantio, tradicionalmente 60 são ocupados com soja e 20 com milho. Já no inverno, o trigo é cultivado em 30 alqueires e o milho safrinha em 50. A família cria um total de 200 vacas da raça Jersey e conta com 85 animais em lactação, que rende uma produção média de 1,6 mil litros por dia.

À frente dos negócios da família está o engenheiro agrônomo Ricardo Rafael Sarda, filho da cooperada Elaine Simonetto Sarda, que ao lado da irmã Eliane Terezinha Simonetto Cunha, também cooperada, herdaram a propriedade do pai Nestor Simonetto, já falecido.

A tecnologia utilizada nas atividades tem gerado bons resultados, tanto na agricultura quanto na pecuária. Segundo Ricardo, há um investimento constante na qualidade do plantel com inseminação e trato com alta qualidade com silagens e complementação alimentar usando ração no cocho. “O leite proporciona uma renda mensal que ajuda nas despesas da propriedade. É uma atividade que responde aos investimentos e que por isso estamos sempre melhorando”, comenta. Ele conta que a opção pela raça Jersey já vem desde o avô, ‘seo’ Nestor, por serem animais menores, necessitando assim, de menos alimentos, além de terem uma sanidade melhor.

Álvaro Ricardo Moreira, agrônomo do Detec da Coamo em Bragantina e Ricardo Rafael Sarda

Ricardo conta que os animais recebem tratamento diferenciado desde quando nascem, seja na alimentação ou nos cuidados com a sanidade. “É um trabalho planejado para que cada animal possa alcançar o seu potencial e assim manter sempre uma boa média de produção”, assinala. Outra atividade desenvolvida na propriedade é a comercialização de vacas e novilhas. São animais de alta qualidade e genética que os referenciam como principais produtores da região Oeste do Paraná.

A pecuária e a agricultura caminham juntas na propriedade, onde uma complementa a outra. Ricardo comenta que alguns processos, como o plantio de milho para a silagem, por exemplo, são os mesmos o que acaba otimizando o trabalho e insumos.

Assim como na pecuária, os resultados na agricultura têm sido bons. Na safra de verão a média fechou em 480 sacas por alqueire de milho e 170 de soja. Para o milho de segunda safra, a expectativa é de colher 260 sacas e de 130 a 140 de trigo. “São resultados que mostram a importância de se investir e acompanhar as tecnologias. Nas duas atividades há um grande investimento o que tem gerado bons resultados”, pondera Ricardo.

O engenheiro agrônomo, Álvaro Ricardo Moreira, encarregado do Departamento Técnico da Coamo em Bragantina, ressalta a necessidade da diversificação de atividades e de renda para a manutenção da propriedade. Ele destaca que a prática de diversificar, aliada ao uso de tecnologia, melhoraram a produtividade e tem impacto significante na renda dos cooperados. “A família Simonetto é referência na região pelo uso de tecnologia. Os bons resultados alcançados por eles são graças aos investimentos constantes na propriedade. É a prova de que vale a pena investir tanto na pecuária quanto na agricultura”, diz.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.