Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 438 | Julho de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Empreendedorismo

No campo, a mulher é atual

Cooperadas, esposas e filhas de cooperados participam de curso, que visa o crescimento pessoal e profissional

Mulheres do campo de diversas unidades da Coamo têm participado do curso Mulher Atual realizado pela cooperativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Recentemente, os entrepostos de Nova Santa Rosa e de Mamborê encerraram o treinamento desenvolvido em dez módulos, reunindo uma vez por semana, cooperadas, esposas e filhas de cooperados.

Participantes durante dinâmica realizada no curso

Dentre os objetivos do curso estão, despertar uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamentos mais adequados e proativos nas esferas humana, social e econômica.

A cooperada, Valéria Mansano Olipa, de Mamborê, no Centro-Oeste do Paraná, participou do curso e destaca o quanto foi proveitoso e adequado aos seus objetivos futuros. “Tenho plano de casar e seguir o ramo da agricultura que é o ramo do meu pai e foi ótimo o curso para essas minhas metas de vida. Eu aprendi que não é atrás de um grande homem que existe uma grande mulher e sim ao lado, e assim pretendo trabalhar com meu marido futuramente. Além disso, aprendi que atividades como costura ou bordado que faço, posso agregar valor e fazer disso algo lucrativo também”, explica.

Abertura do último módulo do Mulher Atual

Maria Lúcia Carvalho, esposa de cooperado também de Mamborê, esteve nos encontros do Mulher Atual e revela que foi uma experiência única. “Foi maravilhoso participar

deste curso. Em primeiro lugar pela convivência com as outras participantes e também pelo fato de termos a oportunidade de nos conhecermos como mulher, nos valorizando ainda mais e olhando mais para si. É uma experiência que levarei por toda a vida, e conclui o curso renovada.”





MULHER ATUAL

O curso conta com quatro módulos que abordam: aspectos culturais, emocionais, socioambientais e profissionais. As turmas são de 20 a 25 participantes maiores de 18 anos com carga horária de 80h, sendo 8h semanais.

Mulher atual em Nova Santa Rosa

Em Nova Santa Rosa, região Oeste do Paraná, onde também aconteceu o curso, Carla Steffan, esposa e filha de cooperado, avalia o encontro positivamente, onde adquiriu muita experiência. “Deste curso fica muita saudade, pois foram muitas coisas que aprendemos. Desde o primeiro módulo procurei aplicar o que aprendi e continuarei aplicando a cada dia.

Aprendemos a inovar e procurar sempre mais conhecimento. Além disso, meu marido me apoiou e incentivou à participar. Foi uma experiência incrível, e ainda mais, pois minha família também participou disso tudo comigo”, afirma.

Outra participante de Nova Santa Rosa foi Norma Kissler Neunfeld, esposa de cooperado. Ela revela que o curso Mulher Atual foi um marco para todas participantes. “Nós adquirimos mais conhecimento e que podemos colocar em prática em nossa família e na sociedade. Depois deste curso aprendemos mais sobre liderança, podendo nos colocar mais à disposição no trabalho do dia a dia. Sem contar, que nisso tudo o ponta pé inicial é a auto-estima. Eu recomendo que quem tiver a oportunidade deve participar.”

Marlene Schons Bach que também participou diz que mudou quase tudo em sua vida após o Mulher Atual. “Aprendi que devo me dar mais valor e pensar mais em mim”. O marido da participante, Breno Paulo Bach também notou esta mudança. “Mudou da noite para o dia e bastante. Ela está com mais coragem para tomar decisões, está mais preocupada em ajudar no dia a dia da lavoura e posso dizer que valeu a pena. Agradeço quem a convidou e recomendo a quem também receber este convite para que agarre com as duas mãos”, garante o cooperado.

Segundo a instrutora Maria José Andreacci Zuleger que já ministrou o curso em outras unidades da Coamo e em cada curso ela revela que apesar de serem pessoas diferentes a essência humana é a mesma. “Elas acabam se encontrando no ser humano, espiritual e no ser alguém na missão aqui na terra. É nisso que todas se assemelham. Sempre vejo uma transformação em cada participante, e elas começam a ver a mudança em todo ambiente a sua volta”, considera.

Marlene ao lado do marido Breno Paulo Bach diz que mudou quase tudo em sua vida após o ?Mulher Atual?

Norma Kissler Neunfeld: “Depois deste curso aprendemos mais sobre liderança, podendo nos colocar mais à disposição no trabalho do dia a dia.”

Carla Steffan: “Foi uma experiência incrível, e ainda mais, pois minha família também participou de tudo comigo.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.