Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 492 | Junho de 2019 | Campo Mourão - Paraná

TECNOLOGIA

Cooperados por dentro da produção das sementes Coamo

Tour teve uma programação que abordou temas de interesse dos associados

Quando o associado de Marilândia do Sul (Centro-Norte do Paraná), Alex Peloja, terminou a visita na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Coamo em Furnas, em Manoel Ribas (Centro do Paraná), teve a exata dimensão do trabalho realizado pela cooperativa na produção de um dos insumos mais importantes para os produtores. “É com a semente que tudo começa. Precisamos escolher e adquirir bem as sementes para plantar e colher altas produtividades. Após a aula que tivemos, fico bem mais tranquilo, pois aprendi muito. Conhecendo de perto como a Coamo faz, temos mais segurança”, explica.

Cerca de 400 cooperados de 30 unidades participaram, de 12 a 14 de junho, de um tour pela UBS de Furnas fazendo parte do Programa de Qualidade de Sementes Coamo. O objetivo foi apresentar as etapas da produção de sementes de soja, as exigências do mercado de uma forma geral, além dos investimentos e novas tecnologias da Coamo, como o resfriamento dinâmico de sementes. 

O associado Domingos Mercial, de Rancho Alegre do Oeste (Centro-Oeste do Paraná), agradeceu a oportunidade. “Eu tinha muita vontade de conhecer a UBS, só ouvia falar, vi que tem muita diferença entre as sementes. Quando utilizamos a tratada industrialmente, a lavoura fica uniforme. Foi muito bom também conhecer o potencial e o tamanho da Coamo na área de sementes.”

“É sempre bom ir atrás do conhecimento que a Coamo nos transmite. É gratificante saber que plantamos a melhor semente”, diz o associado Jonas Donato, de Pitanga (Centro do Paraná).

José Antonio Sestak, de Goioerê (Centro-Oeste do Paraná), associado da Coamo há mais de 20 anos, não imaginava o tamanho da UBS em Furnas. "Fiquei  impressionado com o que vi. Chamou a atenção a maneira de conservar e guardar a semente, e a estrutura do resfriamento do tratamento de sementes. Estou mais apaixonado pela Coamo.”


Sementes tratadas, produtividade garantida

“Quando os associados da Coamo abastecem as máquinas com sementes tratadas, eles levam a solução para as propriedades.” A afirmação é do engenheiro agrônomo Cleber Dienes Voidelo, da gerência de Sementes da Coamo. Segundo Voidelo, a solução que beneficia os produtores está relacionada ao controle de pragas e doenças, preocupações operacionais e a garantia de capacidade máxima do potencial produtivo de acordo com a escolha das variedades. “O associado retira a semente que está pronta para o plantio, assim não precisa fazer o tratamento se expondo aos produtos químicos e ao manuseio. A Coamo faz isso em ambiente controlado com o máximo de rigor por meio de tecnologias e profissionais capacitados.”

A cooperativa vem se atualizando com modernização de máquinas e equipamentos para atender às necessidades dos seus associados. O chefe do Laboratório de Sementes da cooperativa, Breno Rovani afirma que o mercado está cada vez mais exigente e a Coamo está acompanhando a evolução. “O que se exige muito é a questão da qualidade e dois aspectos: vigor e germinação. A Coamo busca de maneira incessante, com tecnologias modernas e aprimoramento gradual e contínuo, produzir sementes com a mais alta qualidade.”

Cooperados conheceram tecnologia de Tratamento de Sementes Industrial (TSI)

Segundo Alexandre Bianchi, coordenador de Fornecimento de insumos agrícolas da Coamo, o processo de resfriamento dinâmico de Sementes chamou muito a atenção dos associados que visitaram a UBS. “É uma nova tecnologia implantada em Furnas e, mais recentemente, nas UBS´s de Campo Mourão e Mamborê. O  objetivo é manter a semente armazenada a uma temperatura de 15º C, que é ideal para a longevidade do produto. Este tour foi uma oportunidade para mostrar todo o processo de qualidade da produção de sementes”, ressalta.


Qualidade que brota da terra

Aquiles Dias, superintendente Técnico, na abertura de uma das turmas de associados na UBS, em Furnas (PR)

Os cooperados da Coamo têm a certeza de adquirir sementes tratadas com a máxima qualidade e origem. Assim, a segurança resulta em credibilidade e confiança para os associados. “A qualidade das sementes Coamo é um fator preponderante para a implantação e o sucesso das lavouras, por isso, a cooperativa faz investimentos para produzir e fornecer sementes de soja, trigo e  aveia com alta qualidade, vigor e poder de germinação. É metade do sucesso da safra”, atesta o superintendente Técnico da Coamo, Aquiles Dias.

Dias lembra que quanto mais o cooperado conhece a sua cooperativa, mais participa dela. “No caso da semente, quanto mais os produtores conhecem o funcionamento, a estrutura e o trabalho, mais têm a certeza de levar para propriedade insumos que vão gerar altas produtividades. A tecnologia do tratamento industrial de sementes, o TSI, é um grande serviço que a Coamo disponibiliza ao quadro social, fazendo com que os associados tenham o trabalho somente de colocar a semente direto na plantadeira.”



É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.