|
Tour teve uma programação que abordou temas de interesse dos associados |
Quando o associado de Marilândia do Sul (Centro-Norte do Paraná), Alex Peloja, terminou a visita na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Coamo em Furnas, em Manoel Ribas (Centro do Paraná), teve a exata dimensão do trabalho realizado pela cooperativa na produção de um dos insumos mais importantes para os produtores. “É com a semente que tudo começa. Precisamos escolher e adquirir bem as sementes para plantar e colher altas produtividades. Após a aula que tivemos, fico bem mais tranquilo, pois aprendi muito. Conhecendo de perto como a Coamo faz, temos mais segurança”, explica.
Cerca de 400 cooperados de 30 unidades participaram, de 12 a 14 de junho, de um tour pela UBS de Furnas fazendo parte do Programa de Qualidade de Sementes Coamo. O objetivo foi apresentar as etapas da produção de sementes de soja, as exigências do mercado de uma forma geral, além dos investimentos e novas tecnologias da Coamo, como o resfriamento dinâmico de sementes.
O associado Domingos Mercial, de Rancho Alegre do Oeste (Centro-Oeste do Paraná), agradeceu a oportunidade. “Eu tinha muita vontade de conhecer a UBS, só ouvia falar, vi que tem muita diferença entre as sementes. Quando utilizamos a tratada industrialmente, a lavoura fica uniforme. Foi muito bom também conhecer o potencial e o tamanho da Coamo na área de sementes.”
“É sempre bom ir atrás do conhecimento que a Coamo nos transmite. É gratificante saber que plantamos a melhor semente”, diz o associado Jonas Donato, de Pitanga (Centro do Paraná).
José Antonio Sestak, de Goioerê (Centro-Oeste do Paraná), associado da Coamo há mais de 20 anos, não imaginava o tamanho da UBS em Furnas. "Fiquei impressionado com o que vi. Chamou a atenção a maneira de conservar e guardar a semente, e a estrutura do resfriamento do tratamento de sementes. Estou mais apaixonado pela Coamo.”
“Quando os associados da Coamo abastecem as máquinas com sementes tratadas, eles levam a solução para as propriedades.” A afirmação é do engenheiro agrônomo Cleber Dienes Voidelo, da gerência de Sementes da Coamo. Segundo Voidelo, a solução que beneficia os produtores está relacionada ao controle de pragas e doenças, preocupações operacionais e a garantia de capacidade máxima do potencial produtivo de acordo com a escolha das variedades. “O associado retira a semente que está pronta para o plantio, assim não precisa fazer o tratamento se expondo aos produtos químicos e ao manuseio. A Coamo faz isso em ambiente controlado com o máximo de rigor por meio de tecnologias e profissionais capacitados.”
A cooperativa vem se atualizando com modernização de máquinas e equipamentos para atender às necessidades dos seus associados. O chefe do Laboratório de Sementes da cooperativa, Breno Rovani afirma que o mercado está cada vez mais exigente e a Coamo está acompanhando a evolução. “O que se exige muito é a questão da qualidade e dois aspectos: vigor e germinação. A Coamo busca de maneira incessante, com tecnologias modernas e aprimoramento gradual e contínuo, produzir sementes com a mais alta qualidade.”
|
Cooperados conheceram tecnologia de Tratamento de Sementes Industrial (TSI) |
Segundo Alexandre Bianchi, coordenador de Fornecimento de insumos agrícolas da Coamo, o processo de resfriamento dinâmico de Sementes chamou muito a atenção dos associados que visitaram a UBS. “É uma nova tecnologia implantada em Furnas e, mais recentemente, nas UBS´s de Campo Mourão e Mamborê. O objetivo é manter a semente armazenada a uma temperatura de 15º C, que é ideal para a longevidade do produto. Este tour foi uma oportunidade para mostrar todo o processo de qualidade da produção de sementes”, ressalta.
|
Aquiles Dias, superintendente Técnico, na abertura de uma das turmas de associados na UBS, em Furnas (PR) |
Os cooperados da Coamo têm a certeza de adquirir sementes tratadas com a máxima qualidade e origem. Assim, a segurança resulta em credibilidade e confiança para os associados. “A qualidade das sementes Coamo é um fator preponderante para a implantação e o sucesso das lavouras, por isso, a cooperativa faz investimentos para produzir e fornecer sementes de soja, trigo e aveia com alta qualidade, vigor e poder de germinação. É metade do sucesso da safra”, atesta o superintendente Técnico da Coamo, Aquiles Dias.
Dias lembra que quanto mais o cooperado conhece a sua cooperativa, mais participa dela. “No caso da semente, quanto mais os produtores conhecem o funcionamento, a estrutura e o trabalho, mais têm a certeza de levar para propriedade insumos que vão gerar altas produtividades. A tecnologia do tratamento industrial de sementes, o TSI, é um grande serviço que a Coamo disponibiliza ao quadro social, fazendo com que os associados tenham o trabalho somente de colocar a semente direto na plantadeira.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.